4 de fevereiro, 2025 10:50
Search
Close this search box.

UM PEQUENO ALENTO NESTES TEMPOS DE PANDEMIA

By ANDRÉ EDUARDO LOPES  Nestes tempos de pandemia, a sociedade como um todo veio a ser atingida por sérias consequências. Consequências como perda de emprego, redução de ganhos, impossibilidade de pagamento de dívidas, u maior endividamento, dentre tantas outras. Cada um sabe as mazelas que tem sofrido, porque como diz o velho ditado: “cada um sabe aonde lhe aperta o sapato”. Ah, e que não nos esqueçamos que esta situação prejudica a todos, sejam às pessoas sejam às empresas. O Supremo Tribunal Federal, o Superior Tribunal de Justiça, os Tribunais de Justiça de cada Estado e uma grande parte de nossos doutos magistrados têm se mostrado sensíveis e atentos à situação de penúria que muitos tem experimentado, aceitando até mesmo uma rediscussão de cláusulas contratuais que gerem obrigações, porque depende do que consta ali, em virtude da seriedade da pandemia, muitas obrigações se tornaram impossíveis de serem cumpridas, gerando um desequilíbrio entre direitos e deveres, muitas vezes com a total impossibilidade de cumprir com o contratado.  Nunca foi tão importante um tema que permite a recuperação de pessoas inadimplentes, cuja dívida, tributária ou não, se torna impossível de se pagar, permanecendo no tempo e maculando o nome da pessoa por um longo período, o que torna ainda mais difícil a sua recuperação financeira e pessoal. Diga-se financeira, porque para quem se encontra inadimplente, as portas de todas as possibilidades financeiras se fecham e assim permanecem.

  No aspecto pessoal, é que a má imagem e fama da pessoa a torna mal vista socialmente, o que, novamente, lhe fecha outras portas mais, que poderiam lhe amparar em sua recuperação como cidadão e como ser humano.                           Não existe no Brasil pena perpétua, portanto não pode também existir dívidas eternas. Você não acha isto lógico? Tanto é lógico que o Supremo Tribunal Federal, no ano de 2018, atribuiu uma força geral à chamada prescrição intercorrente em ações de execução fiscal, ou seja, aquelas ações judiciais que pretendem fazer o contribuinte, ou seja a gente, a pagar os impostos em atraso, com toda a correção monetária, os juros, multas e demais acréscimos legais. Calma, calma. Não se preocupe nem desespere, vou explicar em português!!!

 Se você tem uma execução fiscal contra você ou sua empresa, antes da edição da súmula do STF esta dívida continuaria a existir por infindáveis anos, o que representa uma dívida eterna, mesmo se o processo esteja arquivado. Como no Brasil não há pena eterna, seja a que título for, não se pode continuar a dever sem um limite de tempo, pelo que se gerou o entendimento de prescrição intercorrente, que nada mais é do que a possibilidade, atendidos alguns requisitos legais, de que uma dívida que não pôde ser paga, venha a deixar de poder ser cobrada judicialmente, a fim de possibilitar a recuperação financeira da pessoa ou empresa devedora.

A cada um que isto interessar, sugerimos que procure u advogado de sua confiança e se informe sobre o seu enquadramento nesta possibilidade de ter seu nome limpo novamente.

Compartilhe esse artigo nas redes sociais

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Pinterest
Email

Não use saliva na relação se.xual

Primeiramente, a saliva não é um lubrificante. Para que você possa ter conforto e uma experiência maravilhosa durante a relação, o ideal é usar lubrificante íntimo. Apesar de existir vários tipos no mercado sensual, somente uma consultora especializada consegue identificar qual será o melhor produto para você e sua parceria.

Festa de Reis reúne grande público no espaço “Zé Pretinho”

Evento tradicional recebeu elogios da população Realizada pela Prefeitura de Tupã, através da Secretaria de Cultura, a Folia de Reis reuniu grande público. O evento, que aconteceu no Espaço Cultural “José Anselmo Filho – Zé Pretinho”, neste domingo (5), marca uma tradição cultural e religiosa e recebeu elogios da população.

SOCIAL BY MARO VIANA

“Paula Carneiro Gonçalves Pontelli, nossa ilustre Primeira-Dama do município, empresária de sucesso e referência de dedicação, assume com excelência a pasta de Promoção Social, colocando o bem-estar dos munícipes em mãos extremamente competentes.” Joice Berni é, de fato, uma figura inspiradora e um marco na história de Tupã como vice-prefeita.

Folia de Reis: Uma Tradição que Celebra Fé e Cultura Popular

A Prefeitura Municipal da Estancia Turística de Tupã anuncia um grande evento de fé popular para este domingo dia 05 de janeiro 2025,  o  Secretário Municipal de Cultura, Luís Carlos dos Passos Sanches, reforça a importância da participação popular, e atendendo a um pedido do Prefeito Municipal Renan Pontelli, que

Noite Mágica Marca o Réveillon de Euphoria

Uma noite memorável, repleta de grandes amigos, elegância e estilo, marcou o Réveillon de Euphoria. A volta triunfal da Noite Tupiniquim, com cinco atrações imperdíveis e dois palcos, reinou absoluta, conquistando o público com energia contagiante. O evento reuniu gente fina, elegante e muito bem-vestida, criando uma atmosfera mágica para a

Posse Prefeito Tupã

O Teatro Municipal de Tupã se tornou pequeno para a multidão que compareceu à cerimônia de posse do novo prefeito municipal, Renan Pontelli, e da vice-prefeita Joice Berni. O evento, realizado em clima de grande expectativa e entusiasmo, marcou o início de uma nova gestão na cidade e reuniu lideranças