Paula Gonçalves resgata tradição e 4º Desfile das Empregadas Domésticas é marcado por grande sucesso
Noite especial no Quinta com Arte celebrou reconhecimento, empoderamento feminino e valorização de profissionais essenciais às famílias tupãenses
Após alguns anos de pausa, o tradicional Desfile das Empregadas Domésticas voltou em grande estilo na última quinta-feira (30), durante o evento Quinta com Arte, realizado na Praça da Bandeira, e emocionou o público presente com uma noite de reconhecimento, beleza e valorização profissional.
O 4º Desfile das Empregadas Domésticas, retomado após interrupção causada pela pandemia, reuniu 18 participantes, que desfilaram com entusiasmo, elegância e orgulho, demonstrando toda a importância e dignidade de uma profissão fundamental para a sociedade.
Representando o grupo das empregadas domésticas de Tupã, Rosinei Pereira, organizadora do evento, destacou a emoção de retomar essa tradição tão querida.
“Esse desfile é esperado por todas nós com muito carinho. Desde a escolha das roupas, cabelo, maquiagem até o momento de subir ao palco, tudo é vivido com muita emoção. Mais do que valorizar nossa profissão, esse evento celebra a mulher e mostra a força que temos”, afirmou Rosinei.
A secretária municipal de Promoção Social, Paula Gonçalves, responsável pelo resgate da iniciativa, ressaltou que o evento vai além da homenagem profissional.
“Nosso objetivo é reconhecer mulheres que dedicam suas vidas ao cuidado de outras famílias. São profissionais essenciais, que merecem respeito, valorização e visibilidade. Esse desfile é um gesto de gratidão e reconhecimento.”
O prefeito Renan Pontelli também enalteceu a importância da categoria.
“As empregadas domésticas são parte das famílias brasileiras. Elas ajudam a criar nossos filhos, cuidam de nossas casas e, muitas vezes, abrem mão do convívio com suas próprias famílias para cuidar das nossas. Merecem todo reconhecimento e valorização.”
A vice-prefeita Joice Berni reforçou o caráter de empoderamento feminino do evento.
“É uma noite de autoestima, protagonismo e valorização da mulher trabalhadora, que tantas vezes atua nos bastidores da sociedade.”
O vereador Charles dos Passos também destacou a relevância social da homenagem.
“Valorizar essas profissionais é reconhecer a dignidade do trabalho e a importância histórica da categoria em nossa sociedade.”
Já o secretário de Cultura e defensor do folclore, Luis Carlos Sanches, celebrou a retomada do desfile dentro da programação cultural do município.
“Eventos como esse fortalecem nossa cultura popular e mantêm vivas tradições que exaltam pessoas que fazem a diferença em nossa comunidade.”
A produção do desfile ficou sob responsabilidade de Raquel Machado, que coordenou os detalhes da apresentação e contribuiu para o brilho da noite.
Também presente no evento, Eduardo Edamitsu, apoiador da causa, reforçou sua defesa pela valorização permanente da profissão.
“Precisamos reconhecer todos os dias o trabalho dessas mulheres, não apenas em eventos como este. Elas são fundamentais na rotina de milhares de famílias.”
O retorno do desfile reafirma sua importância como um dos momentos mais emocionantes e simbólicos do calendário cultural e social de Tupã, promovendo não apenas entretenimento, mas principalmente respeito, autoestima e reconhecimento a mulheres que exercem uma das profissões mais humanas e essenciais da sociedade.
agradecemos ainda a Fran Paiva, pela parceria de vestir nossas modelos, aos professores Lincol e Kakau, pela cooreografia e a participação do Projeto Semeando esperança






