25 de julho, 2026 20:48

Moda e estilo

Moda, comportamento de uma dada época histórica. É um sinônimo de “costume“. A palavra provém do termo latino modus, através do francês mode. Em sentido estrito, porém, “moda” costuma se referir especificamente aos diversos estilos de vestuário que prevalecem numa dada sociedade numa dada época histórica. Para criar estilo, os figurinistas utilizam-se de cinco elementos básicos: a cor, a silhueta, o caimento, a textura e a harmonia.

A moda é abordada como um fenômeno sociocultural que expressa os valores da sociedade – usos, hábitos e costumes – em um determinado momento. Já o estilismo e o design são elementos integrantes do conceito moda, cada qual com os seus papéis bem definidos.

A moda é um sistema que acompanha o vestuário e o tempo, que integra o simples uso das roupas no dia a dia a um contexto maior, político, social, sociológico. Pode-se ver a moda naquilo que se escolhe de manhã para vestir, no look de um punk, de um esqueitista e de um pop star, nas passarelas. A cada dia que passa, o mundo da moda vem se superando e surpreendendo as pessoas, com cores vivas, tendências novas, cortes inusitados e inovadores. A moda proporciona, aos que a seguem, uma inspiração sempre inovadora e ousada.

ÍCONES DE MODA NO BRASIL

Glorinha Kalil

A escritora e jornalista paulista criou um dos primeiros sites especializados em moda no Brasil, além de publicar livros sobre o tema. Glória trabalhou no programa Fantástico, onde tinha um quadro próprio para dar dicas de estilo. Na TV, trazia uma linguagem acessível e fácil para falar sobre moda e etiqueta com o grande público.

Glória é enfática ao afirmar que a moda está ligada à identidade de cada pessoa e que não existe apenas um padrão ou fonte de bom gosto. Defensora de uma moda plural e diversa, ela acredita que se vestir bem não é uma questão de ter dinheiro, mas de ser criativo, atualizado e encontrar peças que estejam de acordo com sua personalidade e biotipo.

Constanza Pascolato

Ela tem um título de peso e de responsabilidade. Conhecida como Papisa da Moda, Constanza Pascolato é um dos maiores ícones de moda nacional, além de ter grande renome internacional. Chegou com 5 anos de idade da Itália e adotou o país, virando referência de estilo absoluta entre as fashionistas brasileiras.

O que marca o look de Constanza é o estilo atemporal e ultrassofisticado. Sempre elegante, ela investe em peças vintage, que combinam com acessórios poderosos. Adepta da máxima de que menos é mais, ela ressalta a importância de fazer escolhas inteligentes na hora de selecionar suas peças, para ter um estilo clássico com um toque arrojado.

Regina Guerreiro

A jornalista Regina Guerreiro começou a trabalhar na Editora Abril, nos anos 60, e logo se destacou pelo talento para escrever sobre moda. Foi editora das revistas mais importantes do ramo no Brasil: Elle e Vogue. Dona de um estilo singular e famosa pelo seu perfeccionismo na montagem de editoriais, Regina viu sua carreira avançar rapidamente e logo seu nome virou referência no país.

Sem medo de criar polêmicas e capaz de escrever textos envolventes, Regina popularizou o interesse pela moda por meio do seu trabalho e de suas colunas assinadas, em que apresenta a moda de uma forma inteligente e única.

ÍCONES DE MODA EM TUPÃ

Elzinha Monteiro

Empresária Tupãense da Berly e Desacato, hoje está com a Amarela e continua sendo a maior referência quando se trata de bom gosto Elegância e fino trato.

Maria Angélica e Claudio Goss

Já ditaram o estilo e o que usar a frente da Maria Angélica Boutique, hoje residem em Camboriú, o momento mais marcante foi um desfile em 1996 que abalou as estrutura da sociedade tupiniquins, para muitos muita ousadia, para seus seguidores o melhor evento da época.

A MODA CONTINUA COM

Cibele Attallah

A boutique levava seu nome.

João Carlos Leal

Tinha também Coisas e Tal do João Carlos Leal

Hedla Tebet

E até hoje em plena atividade Hedla Tebet.

Hoje temos muitos outros ícones que com certeza se inspiram até hoje nestes acima e em breve estaremos contando muito mais para vocês. 

Compartilhe esse artigo nas redes sociais

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Pinterest
Email

Nota de Agradecimento: ROTARY TUPÃ VANUÍRE

Em nome da Diretoria do Instituto Luiz Bertazzoni de Artes e Cultura e de toda a equipe do Projeto Semeando Esperança, expressamos nossa mais sincera gratidão ao Rotary Club Tupã Vanuire e à Casa da Amizade Vanuire pela valiosa parceria construída ao longo do último ano rotário. Sob a liderança

✨ QUEM SE LEMBRA DO TUPÃ COUNTRY CLUBE? ❤️🌳 por Morio Eduardo Sakuno

✨ QUEM SE LEMBRA DO TUPÃ COUNTRY CLUBE? ❤️🌳Essa imagem resgata um tempo especial… Uma época em que o Tupã Country Clube era sinônimo de diversão, amizade e momentos inesquecíveis.Nos anos 80, quantas histórias nasceram por aqui? Quantos domingos em família, festas, esportes, risadas e novas amizades ficaram guardados na

Conselho de Cultura se reúne para o fortalecimento das políticas culturais em Tupã

Reuniões extraordinária e ordinária debatem editais, Fundo Municipal de Cultura, criação de grupos de trabalho, comunicação institucional e agenda cultural para o município.O Conselho Municipal de Políticas Culturais de Tupã vem intensificando sua atuação na construção de políticas públicas voltadas ao fortalecimento da cultura local. Nas últimas semanas, o colegiado

Agenda Cheia com Diego Luis Rodrigues da Silva

Empreendedor que une visão de negócios, família, fé e compromisso com a comunidade Natural de Tupã, Diego Luis Rodrigues da Silva nasceu em 11 de maio de 1985. Filho de Vilma Maria da Silva e Otávio Rodrigues, construiu sua trajetória pautado em valores que seguem presentes em sua vida: dedicação