Moda, comportamento de uma dada época histórica. É um sinônimo de “costume“. A palavra provém do termo latino modus, através do francês mode. Em sentido estrito, porém, “moda” costuma se referir especificamente aos diversos estilos de vestuário que prevalecem numa dada sociedade numa dada época histórica. Para criar estilo, os figurinistas utilizam-se de cinco elementos básicos: a cor, a silhueta, o caimento, a textura e a harmonia.

A moda é abordada como um fenômeno sociocultural que expressa os valores da sociedade – usos, hábitos e costumes – em um determinado momento. Já o estilismo e o design são elementos integrantes do conceito moda, cada qual com os seus papéis bem definidos.

A moda é um sistema que acompanha o vestuário e o tempo, que integra o simples uso das roupas no dia a dia a um contexto maior, político, social, sociológico. Pode-se ver a moda naquilo que se escolhe de manhã para vestir, no look de um punk, de um esqueitista e de um pop star, nas passarelas. A cada dia que passa, o mundo da moda vem se superando e surpreendendo as pessoas, com cores vivas, tendências novas, cortes inusitados e inovadores. A moda proporciona, aos que a seguem, uma inspiração sempre inovadora e ousada.

ÍCONES DE MODA NO BRASIL

Glorinha Kalil

A escritora e jornalista paulista criou um dos primeiros sites especializados em moda no Brasil, além de publicar livros sobre o tema. Glória trabalhou no programa Fantástico, onde tinha um quadro próprio para dar dicas de estilo. Na TV, trazia uma linguagem acessível e fácil para falar sobre moda e etiqueta com o grande público.

Glória é enfática ao afirmar que a moda está ligada à identidade de cada pessoa e que não existe apenas um padrão ou fonte de bom gosto. Defensora de uma moda plural e diversa, ela acredita que se vestir bem não é uma questão de ter dinheiro, mas de ser criativo, atualizado e encontrar peças que estejam de acordo com sua personalidade e biotipo.

Constanza Pascolato

Ela tem um título de peso e de responsabilidade. Conhecida como Papisa da Moda, Constanza Pascolato é um dos maiores ícones de moda nacional, além de ter grande renome internacional. Chegou com 5 anos de idade da Itália e adotou o país, virando referência de estilo absoluta entre as fashionistas brasileiras.

O que marca o look de Constanza é o estilo atemporal e ultrassofisticado. Sempre elegante, ela investe em peças vintage, que combinam com acessórios poderosos. Adepta da máxima de que menos é mais, ela ressalta a importância de fazer escolhas inteligentes na hora de selecionar suas peças, para ter um estilo clássico com um toque arrojado.

Regina Guerreiro

A jornalista Regina Guerreiro começou a trabalhar na Editora Abril, nos anos 60, e logo se destacou pelo talento para escrever sobre moda. Foi editora das revistas mais importantes do ramo no Brasil: Elle e Vogue. Dona de um estilo singular e famosa pelo seu perfeccionismo na montagem de editoriais, Regina viu sua carreira avançar rapidamente e logo seu nome virou referência no país.

Sem medo de criar polêmicas e capaz de escrever textos envolventes, Regina popularizou o interesse pela moda por meio do seu trabalho e de suas colunas assinadas, em que apresenta a moda de uma forma inteligente e única.

ÍCONES DE MODA EM TUPÃ

Elzinha Monteiro

Empresária Tupãense da Berly e Desacato, hoje está com a Amarela e continua sendo a maior referência quando se trata de bom gosto Elegância e fino trato.

Maria Angélica e Claudio Goss

Já ditaram o estilo e o que usar a frente da Maria Angélica Boutique, hoje residem em Camboriú, o momento mais marcante foi um desfile em 1996 que abalou as estrutura da sociedade tupiniquins, para muitos muita ousadia, para seus seguidores o melhor evento da época.

A MODA CONTINUA COM

Cibele Attallah

A boutique levava seu nome.

João Carlos Leal

Tinha também Coisas e Tal do João Carlos Leal

Hedla Tebet

E até hoje em plena atividade Hedla Tebet.

Hoje temos muitos outros ícones que com certeza se inspiram até hoje nestes acima e em breve estaremos contando muito mais para vocês. 

Compartilhe esse artigo nas redes sociais

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on email
Email
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email

João Paulo Machado Mantovani

Em nossa agenda cheia de hoje vamos conhecer um pouco sobre joão paulo machado mantovani curriculo: Possui graduação em Engenharia Agronômica Universidade do Oeste Paulista (2008). Pós Graduação (lato senso) em Gestão de Empresas pela Federação Getúlio Vargas. Mestrado em Agronomia na Área de Produção Vegetal pela Universidade do Oeste

Dieta/Alimentação para os iniciantes de musculação.

Salve Rapaziadinha Leonardo Monteiro na área! O que eu devo comer quando começo a treinar ? Devo focar em emagrecer ou ganhar músculos ? Tenho que cortar os carboidratos para emagrecer agora que estou fazendo academia ?     . Perguntas frequentes no nosso meio, tanto pra quem está começando

𝐀𝐑𝐑𝐀𝐈𝐀́ 𝐃𝐀𝐒 𝐏𝐎𝐂

🗣 ÓIA COBRAAA… SENTEI 🐍 🏳️‍🌈 Pocfest Produções Apresenta: 🤠🌽 𝐀𝐑𝐑𝐀𝐈𝐀́ 𝐃𝐀𝐒 𝐏𝐎𝐂 🌽🤠(ATÉ O SOL RAIÁ – 5hrs de festa + After) 📆 SAVE THE DATE: 2 de JulhoSábado – Dás 23h às 7h (8hrs de festa) 📍Local: @portalbarepub Vocês pensaram que não ia ter Quermesse né?Pois então já

Cripto Day

‼️ Ladies and gentleman! ‼️🎩 Estamos a instantes do Cripto Day, preparados ? 🫢 Uma nova éra, chegou a sua vez de conquistar o novo, bem vindos ao mundo lance certo. 💪👌 🗓 01.Julho (sexta-feira) a partir das 19h00 no Célimo buffet em Tupã-SP, vamos celebrar esse marco em vossas

Tiago Baracat Sanchez e Mariana Flacon

Aconteceu sob a benção dos pais convidados, e o jet set tupiniquim a confirmação do matrimonio do casal Tiago Baracat Sanchez e Mariana Flacon, A  Usina São Domingos Catanduva SP.  foi o palco desta magnifica festa com tudo de bom que ocasião merecia, Aos noivos só posso desejar felicidades.

COLETIVO TIBIRA – LGBTQPIA+

Surge em 19 de fevereiro de 2022. O Coletivo, sob convergência do mártir Tibira do Maranhão, da Revolta de Stonewall e dos movimentos LGBTQPIA+ do Brasil, acaba nascendo tendo um pouco de cada um destes registros históricos. Tupã é uma cidade referência quanto as questões indígenas, tendo forte influencia desde

Elizabeth e Maria Victoria

Final de semana passado o Vale do Canaã viveu um verdadeiro conto de fadas: Contos de fadas são encontrados tanto em tradições orais quanto em literárias. O nome “conto de fada” foi concebido pela primeira vez por Marie-Catherine d’Aulnoy no final do século XVII. Muitos dos contos de fadas atuais evoluíram de histórias seculares,

Rolar para cima