15 de setembro, 2026 03:43

PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO EM ARTES

Grupo Fênix de Teatro inicia nova fase com foco no realismo no Programa de Qualificação em Artes

A orientação artística promovida pelo Programa de Qualificação em Artes – Teatro, edição 2025 reuniu hoje, na Escola de Dança Fabiane Ortega, o Grupo Fênix de Teatro para seu primeiro encontro sob a condução da mestra em Artes pela UFRJ, Maria Lucas. Os seis integrantes ,Charles dos Passos Sanches, Mirian Mieko Yoshinaga, Lucas Costa, Maria Júlia, Eduardo Comf e Bruno Meneghello , foram desafiados a romper com o estilo habitual do coletivo e explorar um teatro de maior verossimilhança. A iniciativa faz parte do CULTSP PRO, que historicamente tem fortalecido identidades artísticas paulistas e presta homenagem ao diretor Ademar Guerra, cujo legado remonta a 1997.

Contexto do Programa

O CULTSP PRO é composto por seis escolas temáticas e um programa de qualificação em artes e dança, voltado para a formação continuada de profissionais culturais . Em 2024, o programa beneficiou diretamente mais de 2.400 alunos em diversas regiões do estado, atendendo 10 grupos de teatro e 5 de dança .
O Programa de Qualificação em Artes , Teatro , edição 2025, iniciativa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas de São Paulo, abriu inscrições para coletivos interessados em orientação artística especializada . Nesta modalidade, até 20 grupos sediados no estado têm acesso a encontros presenciais e, em casos específicos, reuniões virtuais com artistas-orientadores renomados .
O Programa teve sua origem em 1997 como Projeto Ademar Guerra, homenagem ao diretor Ademar Carlos Guerra (1933–1993), e nasceu com o objetivo de propiciar orientação artística a grupos teatrais em atividade no interior e litoral paulista . Desde então, artistas-orientadores acompanham projetos de pesquisa e montagem de espetáculos, promovendo formação e autonomia dos coletivos . Em 2015, o escopo foi ampliado para incluir a dança, consolidando o Programa de Qualificação em Artes: Teatro e Dança.

Primeiro Encontro

O primeiro encontro do Grupo Fênix de Teatro no Programa aconteceu hoje na Escola de Dança Fabiane Ortega, em Tupã (SP), parceira do coletivo na execução das atividades formativas . Sob a orientação da mestra em Artes pela UFRJ, Maria Lucas, os participantes foram instigados a sair de sua zona de conforto e a experimentar recursos de interpretação que aproximem o teatro de uma estética mais realista.

Metodologia e Participantes

Os componentes do grupo , Charles dos Passos Sanches, Mirian Mieko Yoshinaga, Lucas Costa, Maria Júlia, Eduardo Comf e Bruno Meneghello , participaram de exercícios de corpo, improvisação e análise de texto, todos mediados por Maria Lucas, cujo currículo inclui trabalhos de pesquisa cênica e formação acadêmica em artes.

Fala do Diretor

Charles dos Passos Sanches, diretor artístico do Grupo Fênix, ressaltou a importância do novo desafio:

“Este primeiro encontro foi essencial para expandirmos nossas fronteiras criativas. Estamos nos desprendendo de antigos paradigmas para abraçar uma linguagem mais próxima da vida real, e a orientação da Maria Lucas está nos proporcionando ferramentas valiosas para essa transformação.”

Perspectivas Futuras

Ao longo das próximas semanas, o grupo seguirá participando de encontros mensais na Escola de Dança Fabiane Ortega e, posteriormente, compartilhará os resultados em ações de Mostra Regional e Mostra Final promovidas pelo programa. A expectativa é de consolidar um repertório que una qualidade técnica, profundidade dramática e engajamento com o público.

Compartilhe esse artigo nas redes sociais

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Pinterest
Email

🎭 CONSELHO MUNICIPAL DE POLÍTICAS CULTURAIS DE TUPÃ DEBATE O FUTURO DA CULTURA

Na manhã desta segunda-feira, o Conselho Municipal de Políticas Culturais de Tupã reuniu conselheiros, o representante da OAB, Dr. Felipe Damiani, o vereador Charles dos Passos e demais visitantes para mais uma importante plenária. Entre os assuntos pertinentes ao Conselho, um dos principais destaques foi a construção coletiva de ideias

⛩️ CEMITÉRIO DA COLÔNIA JAPONESA EM ALVARES MACHADO 🎎

DA LUTA À HONRA, DO SACRIFÍCIO À ADMIRAÇÃO!Eles deixaram o Japão, enfrentaram o desconhecido, venceram dificuldades e construíram uma nova história no Brasil. Hoje, o povo japonês é reconhecido por aquilo que trouxe de geração em geração: HONESTIDADE, CARÁTER, DISCIPLINA, TRABALHO E CULTURA.Uma história de coragem que atravessou o oceano

Arlindo Chinaglia e sua trajetória ligada a Tupã

1990 — Início da carreira parlamentar Arlindo Chinaglia é eleito deputado estadual por São Paulo, iniciando sua trajetória institucional. Posteriormente, em 1994, chega à Câmara dos Deputados. Sua carreira nacional passa por posições de liderança no PT, liderança do Governo e, entre 2007 e 2009, a presidência da Câmara dos

🤘🎸 “HOJE É DIA DE ROCK, BEBÊ!” 🎸🤘

🤘🎸 “HOJE É DIA DE ROCK, BEBÊ!” 🎸🤘 Bom… hoje ainda não! 😎Mas pode anotar na agenda: 19 de setembro é dia de ROCK em Tupã! A cidade vai receber uma noite especial para quem ama música de qualidade, grandes clássicos e aquela energia que só o rock proporciona! 🔥

Oficina de arte celebra 23 anos do câmpus da UNESP em Tupã

Em comemoração aos 23 anos de implantação do câmpus da UNESP em Tupã, a Biblioteca Universitária e o CAC Local da Faculdade de Ciências e Engenharia (FCE/UNESP) promovem, nos dias 9 e 10 de setembro, uma oficina de experimentação e criação artística. A atividade será realizada das 19h às 21h,