28 de abril, 2026 13:03

O IMPACTO DA ATIVIDADE FÍSICA NA DEPRESSÃO.

A depressão nos últimos anos já vinha em uma Ascenção, que se potencializou ainda mais com o início da pandemia, a mudança brusca na rotina de vida, de trabalho o isolamento social e o medo pela letalidade da doença levaram a números alarmantes, estudos estimam aumento de 90% nos casos de depressão e o número de pessoas que relatam sintomas como; crise de ansiedade, estresse agudo mais que dobrou desde o início da pandemia.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) já aponta um crescente significativa nos números de suicídio, depressão, preocupação, medo, ansiedade e violência doméstica.

A atividade física entra como coadjuvante no tratamento de todos esses sintomas, já não e de hoje que sabemos sua importância para a manutenção de uma boa saúde mental, de um ponto de vista mais fisiológico, a atividade física tem um papel crucial no equilíbrio do eixo entre hormônios do estresse e hormônios do bem-estar e prazer.

Dentre os hormônios iremos citar alguns como as endorfinas que são os neurotransmissores mais famosos quando falamos de atividade física, esses neurotransmissores são responsáveis pela sensação de bem estar, de dever cumprido após a atividade, têm efeitos relaxantes diminuindo as dores.

A serotonina que e conhecida como hormônio do prazer, e responsável pela comunicação entre neurônios, é responsável pela regulação do humor, apetite o ritmo cardíaco, temperatura corporal e várias outras funções biológicas.

A dopamina está envolvida diretamente no controle motor, cognição, compensação, prazer humor e algumas funções endócrinas, além de ser precursor de outros neurotransmissores como; norepinefrina e epinefrina (adrenalina). Ela também está relacionada com a estimulação do esfíncter esofágico, supressão da liberação de aldosterona (níveis altos causam retenção hídrica e aumento da pressão arterial).

Estudos recentes também indicaram que mudanças quantitativas na dopamina estão relacionadas a esquizofrenia e Parkinson.

Todos esses neurotransmissores têm seus picos durante e após atividade física sendo um verdadeiro aliado no combate aos sintomas. 

Os exercícios devem ser escolhidos de acordo com o perfil individual ou de acordo com indicação médica, deve ser prazeroso e com regularidade, vale ressaltar que a prática também leva o depressivo a uma melhor integração social, já que eles encaram os relacionamentos interpessoais como uma barreira.

Tudo isso aliado ao tratamento seja farmacológico, auxilio psicológico e alimentar   tendem a melhorar a qualidade de vida diminuindo ou eliminando os sintomas.

Compartilhe esse artigo nas redes sociais

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Pinterest
Email

ESQUINA 1 – SABADO TEM

🔥 Vem aí um sabadão especial que promete marcar época! A nova casa de pagode da cidade, o Esquina 1, chega com tudo trazendo muito samba, alegria e aquele clima que a gente ama. Um espaço pensado pra quem curte música boa, gente animada e energia lá em cima! E

Arraiá do Instituto Luiz Bertazzoni de Arte e Cultura

O Instituto Luiz Bertazzoni de Arte e Cultura promove, no próximo dia 13 de junho, a partir das 20h, um tradicional arraiá com programação típica das festas juninas. O evento será realizado na sede do Projeto Semeando Esperança, localizada na Rua Faustino Danelluti, 350, no bairro Jardim Itaipu. A festa

FEIJUCA DO GUINE

No próximo dia 13 de junho, Tupã será palco de mais uma edição de um dos eventos mais aguardados do calendário social: o tradicional Feijuca do Guiné, que promete reunir música de qualidade, gastronomia de excelência e um público seleto no elegante espaço do Célimo Buffet. Com início marcado para

5 ANOS DE VELHO NIGHT! 🔥🎸

Cinco anos de pura energia, dedicação e muito rock! E nada melhor para celebrar essa trajetória do que reunir vocês em uma noite que promete entrar para a história. No dia 25 de abril, levamos o melhor do nosso repertório para o palco do CTA da Camap. Prepare-se para uma

O DIABO VESTE PRADA 2 – 30/04 NO MEQCINE

O aguardado retorno de um dos maiores clássicos da moda e do cinema já movimenta fãs ao redor do mundo. A sequência de O Diabo Veste Prada 2 chega cercada de expectativas, prometendo atualizar a icônica narrativa que conquistou o público ao retratar os bastidores impiedosos da indústria fashion. Duas

🏀 ” OBRIGADO OSCAR POR INSPIRAR E DAR O EXEMPLO PARA NÓS BASKETEIROS “Morio Eduardo Sakuno

🏀 O impossível só existe até alguém provar o contrário.Oscar Schmidt mostrou ao mundo que vencer gigantes na casa deles é realidade — e que a força do Brasil nunca deve ser subestimada. 🇧🇷 https://maroviana.com.br/wp-content/uploads/2026/04/WhatsApp-Video-2026-04-19-at-08.51.27.mp4https://maroviana.com.br/wp-content/uploads/2026/04/WhatsApp-Video-2026-04-19-at-08.45.25.mp4https://maroviana.com.br/wp-content/uploads/2026/04/WhatsApp-Video-2026-04-19-at-08.44.20.mp4 ” O impossível só vira realidade se você estiver bem preparado quando a chance aparecer

🎨✨ 21º SALÃO DE BELAS ARTES DE TUPÃ –

“RESSONÂNCIAS”A arte vive. A arte ecoa. A arte transforma.É com grande alegria que apresentamos o Prêmio Nacional de Artes da Estância Turística de Tupã, em sua 21ª edição do Salão de Belas Artes — um verdadeiro espaço de encontro entre tempos, linguagens e emoções. Foram selcionados 60 artirsta e o