Com o passar dos anos, o nosso sistema fisiológico tende a um declínio natural, baixas hormonais, perda de massa óssea, muscular das unidades motoras e capacidade aeróbia.
Todo o processo de declínio e natural mais alguns fatores podem fazer com que nosso sistema ganhe um tempo extra. Em toda a história a humanidade sempre buscou a longevidade um processo para burlar o tempo.
Com os avanços da medicina hoje temos inúmeros produtos, tratamentos como reposição hormonal, medicina ortomolecular e os chamados tratamentos anti-aging, que buscam dar as nossas células o melhor tratamento possível uma verdadeira renovação.
Na busca por uma vida longa vale ressaltar que essa concretização não ocorre de forma isolada mas sim um conjunto de ações preventivas como; diminuição do estresse, manutenção do sono e boas rotinas alimentares e de atividade física.
Hoje cada vez mais estamos vivendo em uma fase de ascensão na procura da atividade física pelo público da terceira idade, essa busca se dá talvez pela busca de independência, de viver o máximo possível com qualidade sem depender de terceiros para as atividades básicas do dia a dia, ou simplesmente a dedicação a saúde pela disponibilidade de tempo que antes não possuíam.
Essa procura vai muito mais além para alguns do que apenas leves atividades físicas e sim grandes destaques em várias modalidades, como os agora intitulados atletas da terceira idade.
Os atletas da terceira idade começarão suas práticas após os 50/60 anos e se tornaram referências nas suas áreas podemos citar aqui a fisiculturista: Ernestine shepherd que entrou para o Guinnes Book como a fisiculturista mais velha do mundo aos 74 anos de idade.
Para quem está se programando para iniciar suas atividades físicas na terceira idade, vale ressaltar a busca de uma boa programação para a atividade que está buscando.
Deve se buscar um profissional para fazer sua programação de treino, ela difere um pouco do público mais jovem, devem ser levados em conta na anamnese algumas limitações que podem estar relacionados com a idade ou patologias (cardiovasculares, osteorticulares etc.) exames clínicos irão auxiliar na melhor condução do treinamento, assim como exames específicos que podem variar de acordo com a atividade escolhida.
Nunca e tarde para começar algo na vida ainda mais quando ira te dar longevidade e qualidade.
Edmir Pereira, Nutricionista clinico esportivo, pós graduado em biologia Molecular, atleta e professor de artes marciais e treinamento funcional. Iniciando as artes marciais aos 16 anos, acumulando vários títulos nas modalidades de taekwondo, boxe, kickboxing e Mma. Faixa preta 1ª dan de kickboxing: wako, federação brasileira de kickboxing.Grau preto de muay thai.Técnico de boxe pela federação Paranaense de boxe.Atualmente como treinador possui vários atletas a níveis de amadores e profissionais Possibilitou que a arte marcial fosse reconhecida em nossa cidade não apenas como luta mais, mais uma atividade integrativa, contando hoje com alunos de todas as idades, mostrando toda disciplina, hierarquia, comprometimento e qualidade de vida que ela pode proporcionar.