A importância da atividade física na terceira idade.

Com o passar dos anos, o nosso sistema fisiológico tende a um declínio natural, baixas hormonais, perda de massa óssea, muscular das unidades motoras e capacidade aeróbia.

Todo o processo de declínio e natural mais alguns fatores podem fazer com que nosso sistema ganhe um tempo extra. Em toda a história a humanidade sempre buscou a longevidade um processo para burlar o tempo.

Com os avanços da medicina hoje temos inúmeros produtos, tratamentos como reposição hormonal, medicina ortomolecular e os chamados tratamentos anti-aging, que buscam dar as nossas células o melhor tratamento possível uma verdadeira renovação.

Na busca por uma vida longa vale ressaltar que essa concretização não ocorre de forma isolada mas sim um conjunto de ações preventivas como; diminuição do estresse, manutenção do sono e boas rotinas alimentares e de atividade física.

Hoje cada vez mais estamos vivendo em uma fase de ascensão na procura da atividade física pelo público da terceira idade, essa busca se dá talvez pela busca de independência, de viver o máximo possível com qualidade sem depender de terceiros para as atividades básicas do dia a dia, ou simplesmente a dedicação a saúde pela disponibilidade de tempo que antes não possuíam.

Essa procura vai muito mais além para alguns do que apenas leves atividades físicas e sim grandes destaques em várias modalidades, como os agora intitulados atletas da terceira idade.

Os atletas da terceira idade começarão suas práticas após os 50/60 anos e se tornaram referências nas suas áreas podemos citar aqui   a fisiculturista:  Ernestine shepherd que entrou para o Guinnes Book como a fisiculturista mais velha do mundo aos 74 anos de idade.

Para quem está se programando para iniciar suas atividades físicas na terceira idade, vale ressaltar a busca de uma boa programação para a atividade que está buscando.

Deve se buscar um profissional para fazer sua programação de treino, ela difere um pouco do público mais jovem, devem ser levados em conta na anamnese algumas limitações que podem estar relacionados com a idade ou patologias (cardiovasculares, osteorticulares etc.) exames clínicos irão auxiliar na melhor condução do treinamento, assim como exames específicos que podem variar de acordo com a atividade escolhida.

Nunca e tarde para começar algo na vida ainda mais quando ira te dar longevidade e qualidade.

Edmir Pereira, Nutricionista clinico esportivo, pós graduado em biologia Molecular, atleta e professor de artes marciais e treinamento funcional. Iniciando as artes marciais aos 16 anos, acumulando vários títulos nas modalidades de taekwondo, boxe, kickboxing e Mma. Faixa preta 1ª dan de kickboxing: wako, federação brasileira de kickboxing.Grau preto de muay thai.Técnico de boxe pela federação Paranaense de boxe.Atualmente como treinador possui vários atletas a níveis de amadores e profissionais Possibilitou que a arte marcial fosse reconhecida em nossa cidade não apenas como luta mais, mais uma atividade integrativa, contando hoje com alunos de todas as idades, mostrando toda disciplina, hierarquia, comprometimento e qualidade de vida que ela pode proporcionar.

Compartilhe esse artigo nas redes sociais

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on email
Email
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email

DU CHEFF PIZZARIA TUPÃ – ESPAÇO PRESENCIAL – VISITA TECNICA

È AMANHA …..19h30 Inauguração da Ducheff Pizzaria em modo Presencial, ou seja todo o sabor e excelente atendimento nem ambiente amplo e aconchegante, grandes novidades em um novo cardápio e muitas novidades, os Cheffs Isau Veríssimo e Daniel Medeiros , esperaram a pandemia passar e fizeram tudo com muito bom

SOCIAL BY MARÔ VIANA – ANO I – EDIÇÃO 311

“ Embaixador “ Na melhor versão Gusttavo Lima, o guapo tupiniquim: “ Victor Fernandes “ foi assunto mais uma vez em meio aos flashs, do lance, no último FDS. O jovem gato que acaba de assinar sua carteira em novo conglomerado agrícola da nossa estância, fazendo jus ao estilo de vida

as quatro estações de vivaldi em recanto Motel

A Semana mais romântica do ano está chegando e Recanto traz para você a IV Love Week- nos inspiramos nas 4 estações para que possamos refletir que cada um de nós somos um universo de possibilidades … e vivemos momentos diferentes que precisam ser compreendidos … quando esse universo compartilha

SOCIAL BY MARÔ VIANA – ANO I – EDIÇÃO 310

No mundos dos fashionistas , Moda é coisa de indústria e Estilo cada um tem o seu, como diária “Glorinha Calil”, acho que assim definimos, a criatividade e bom gosto de Fla Baracat, a cada pesquisa para a nova estação ele faz bonito além da pesquisa in loco, ansioso para

odair marcuzzo 70 anos

FAMILIA MARCUZZO, é sempre um grande aprazer estar com vocês, primeiro por todo o carinho e acolhimento com todos, Silvana e Ana Paula, tenho certeza que o Odair esta muito Feliz, todos os detalhes estavam impecáveis, a muito tempo um sábado não estava tão badalado em terra tupiniquins, alias estávamos

03 aninhos do DUDU

Os queridos Amanda e Ricardo Manzano receberam no sábado no Buffet Maquina da Alegria os amigos, vips e familiares para celebrar os 03 anos de Eduardo DUDU Manzano, os avós Lucilene  e Marcelo Sabatine, Martha e Valter Manzano também compartilharam deste momento de muita alegria, e brincadeiras, Dudu espoleta como

SOCIAL BY MARÔ VIANA – ANO I – EDIÇÃO 309

“ Diamond “ O seu nome logo me remete o império dos diamantes & joiás finas, que assim como entrelaçaram as mãos no noivado de Ronaldo Nazário “ fenômeno “ & Daniela Cicarelli, faz da joalheria de luxo norte- americana, na famosa esquina Fifth Avenue com 57th Street, em Manhattan :

Leonardo Monteiro – Frango da Maromba

Salve, salve rapaziadinha. Bom, meu nome é Leonardo Monteiro, eu tenho vinte e seis anos, sou morador da cidade de Tupã, São Paulo. sou atleta de fisiculturismo amador com muita honra que eu falo isso hoje depois de muito trabalho duro sou dono da marca e da página Frango da

Rolar para cima