19 de maio, 2026 13:00

Bete Manzano – A Mulher que Revolucionou o Mundo Country

Falar de rodeio, moda country e concursos de beleza voltados ao universo sertanejo sem mencionar Bete Manzano é ignorar um capítulo inteiro da história que moldou essa cultura no Brasil.

Conheci Bete em 1998, quando assinava a coluna First Class na Folha do Povo. Naquele tempo, Tupã brilhava no cenário country nacional, com status elevado e protagonismo em eventos, concursos e festas. A Bonanza Western, com seu estilo inconfundível e conceito de excelência, era referência em todo o Brasil. E um dos maiores parceiros dessa caminhada era ninguém menos que o Beto Carrero World.

Ser “Garota Exapit” era símbolo de status, glamour e competência. Bete, com seu olhar afiado e sensibilidade estética, soube como ninguém transformar esse título em um verdadeiro passaporte para o reconhecimento. Com ela, nasciam as estrelas que desfilavam nas arenas e palcos das maiores festas da região — e até em Barretos havia ecos de sua influência.

Quem não se lembra da absoluta Carol Piva, reinando na Áurea Disco com seu sobretudo em tons terrosos, caqui e cremes, exalando poder e sofisticação?  Carol foi Garota exapit, Rainha do primeiro Rodeio indoor da Regiao no Cazuza Palace Hotel  , competidora de barrel racing , amazonas nata, amante da country Life desde que se conhece por gente. Momentos como esse eternizaram a força feminina no sertanejo, moldada por Bete com maestria entre franjas, pedrarias, couro legítimo e muito bom gosto.

O tempo passou, os formatos mudaram, mas Bete Manzano seguiu firme, se reinventando, sempre à frente de seu tempo. Com coragem e conhecimento de causa, abriu portas onde ninguém ousava sequer bater. Se hoje temos o renascimento do Concurso Garota Exapit, resgatado com sabedoria pelo governo Renan Pontelli e Joice Berni,  que esta sendo organizado pela Secretaria Municipal de Cultura, e devemos isso à base sólida construída por essa mulher visionária.

Um de seus grandes admiradores é o vereador Charles dos Passos, profundo conhecedor e incentivador da cultura local. Segundo ele, “não existe referência maior nesse universo do que Bete. Ela é, sem dúvida, a alma e a essência do mundo country na nossa região.”

Mais do que uma empresária, Bete é madrinha de centenas de meninas que encontraram na Exapit um caminho de brilho, autoestima e protagonismo.

Compartilhe esse artigo nas redes sociais

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Pinterest
Email

8ª Costela ao Fogo de Chão da APAE

Ao som contagiante de Marcos Paulo e Cande, aconteceu a 8ª Costela ao Fogo de Chão da APAE, um dos eventos mais esperados pela comunidade tupãense. Realizado na sede da APAE no dia 17/05/2026, a partir das 11h30, o encontro reuniu famílias, amigos e colaboradores em um verdadeiro momento de

MAIO ROXO

Um mês para conscientizar sobre as doenças autoimunes. Elas acontecem quando o sistema imunológico, que deveria proteger o corpo, passa a atacar o próprio organismo. Muitas vezes os sintomas começam silenciosos: E por trás disso pode existir uma doença que precisa de atenção, acolhimento e tratamento. Algumas das principais doenças

21 SALÃO DE BELAS ARTES ELIZA PÉRICO

21º Salão de Belas Artes de Tupã reúne cerca de 330 pessoas em noite marcada pela emoção, arte e transformação Cerca de 330 pessoas estiveram reunidas no hall de entrada do Grande Hotel Tamoios para a solenidade de abertura do 21º Salão de Belas Artes de Tupã, evento que mais

FEIJUCA DO GUINÉ

🔥 Vem aí mais uma tarde pra ficar na história! No dia 13 de junho, o clima é de festa, música boa e aquele sabor que a gente respeita 😏🍺 O Feijuca do Guiné chega com tudo no Célimo Buffet, reunindo gente boa, energia lá em cima e atrações que

Festival de Pipas dia 17 de maio

O Festival de Pipas 2026 já tem data marcada e promete colorir o céu de Tupã com muita diversão, criatividade e integração familiar. O evento será realizado no dia 17 de maio de 2026, das 8h às 12h, na Rua Faustino Danelitti, 350 – Jardim Itaipu. Promovido pelo Projeto Semeando

4º Desfile das Empregadas Domésticas

Paula Gonçalves resgata tradição e 4º Desfile das Empregadas Domésticas é marcado por grande sucessoNoite especial no Quinta com Arte celebrou reconhecimento, empoderamento feminino e valorização de profissionais essenciais às famílias tupãenses Após alguns anos de pausa, o tradicional Desfile das Empregadas Domésticas voltou em grande estilo na última quinta-feira