CASACOR SP 2022 – POR ILCA RUIZ

A CASACOR de São Paulo deste ano, contou com a edição comemorativa para homenagear seus 35 anos. A mostra mais completa de arquitetuta, design de interiores e paisagismo das Américas aconteceu em um importante prédio arquitetônico da Avenida Paulista, o Conjunto Habitacional.

O local contou com 59 ambientes projetados por 57 profissionais da área, utilizando o mezanino, conhecido por seus brises, o terraço aberto, que já abrigou o restaurante Fasano e uma parte dos 10 mil metros quadrados de construção, preservando a beleza da arquitetura existente.

A experiência de visitação mistura história, memórias e afetividade, onde logo na entrada do edifício, o visitante se deparava com uma exposição gratuita. Uma  retrospectiva foi feita através de fotos e textos,  oferecendo uma viagem pelas últimas décadas da arquitetura e do design de interiores brasileiros.

O público foi diverso e plural, em busca de qualidade de vida, investimento em arte, música, tendências e gastronomia (o local abrigou 5 operações de restaurante, bar e café). Essa visita não aconteceu apenas fisicamente, também através do TOUR 3D no site www.tours-casacor.com e aplicativo. 

Acessibilidade

Coisa boa foi observar que a mostra teve o cuidado com ações relacionadas a acessibilidade com cadeirantes e deficientes visuais e auditivos. Os mesmos tiveram uma experiência positiva com a instalação de planta tátil no térreo; pisos táteis da bilheteria a saída das rampas das salas especiais; placas táteis identificando a entrada de cada ambiente; corrimão; QR code na mesa com áudio descritivo; APP com tradutor em libras.

Os curadores da CASACOR, Cris Ferraz, Lívia Pedreira e Pedro Ariel Santana, através de tendências definiram o tema/conceito da mostra, “Infinito Particular”, e convidaram o elenco a desenvolver ambientes priorizando o bem-estar físico, mental e espiritual; o conforto; a harmonia e o equilíbrio. Entre eles estão parceiros de longa data; abaixo alguns profissionais e tendências que seguiram:

Espaços de relaxamento em casa

ROBERTO MIGOTTO, arquiteto convidado para celebrar a parceria mais longeva do evento, com a Deca (patrocinadora master). O espaço incorpora contemporaneidade ao minimalismo oriental em uma paleta sóbria, presente em louças, metais e acessórios que se misturam à madeira clara e à leve rusticidade de revestimentos.  A estrutura ampla, dividida em três setores com níveis diferentes, foi pensada para criar uma experiência sensorial para mente e corpo. A imersão tem seu início marcado pelo jardim dos bambus, seixos e carvão.

A iluminação pontual e direcionada cria uma atmosfera extremamente intimista, que fomenta a ideia de um refúgio.

Abundância de cores e tecidos

  MARCELO SALUM, deu vida ao ambiente da tinta oficial do evento, Coral. O mesmo se inspirou na vida dos designers Attilio Baschera e Gregório Kramer, com uma atmosfera predominante dos anos 1970.

Tecidos, cores, objetos pessoais, desenhos, obras de arte, música foram elementos fundamentais para os visitantes mergulharem um pouco nas inspirações e história da criação da identidade têxtil brasileira para decoração.

Sustentabilidade e Design Brasileiro

 MAURÍCIO ARRUDA e ESCRITÓRIO TODOS ARQUITETURA, com projeto exclusivo para o espaço da Duratex, celebrando o reencontro, depois de anos isolados e silenciosos dentro de casa. O espaço revelou aspectos dos lares genuinamente brasileiros, com elementos arquitetônicos e decorativos que remetem diretamente as casas do interior que temos na memória, com toda a sua informalidade, cores, diversidade e soluções. 

Brasilidade

NILDO JOSÉ, trouxe nuances e texturas em seu ambiente assinado para a Cerâmica Portinari. A paleta de cores terrosas marcantes faz alusão aos elementos da natureza e às pinturas de Portinari. A obra icônica “Cangaceiro”, de Candido Portinari, e toda a simbologia do sertão nordestino foram as inspirações para o ambiente

Revestimentos naturais

HELÔ MARQUES, apostou em um visual de casa de campo em meio a um refúgio urbano, elementos da natureza como fibras e pedras naturais misturadas com plantas, terra, madeira de demolição e mármore bruto nas paredes trouxeram a simplicidade e elegância. “A vida no campo não precisa ser necessariamente longe das cidades. É um espaço que você pode ter dentro da sua casa ou apartamento, só com o ar bucólico, que o estilo mais rústico apresenta”, conclui a arquiteta.

Ambientes com personalidade

CONSUELO JORGE, trouxe traços de sua personalidade, de seu trabalho e especialmente de sua família para o seu “Templo de Memórias”. A arquiteta decidiu fazer uma homenagem à mãe com uma instalação no quarto, que reúne 42 telegramas de felicitações que a mãe recebeu dos convidados quando se casou em 1954. Os papéis já estavam guardados há 68 anos.

Ambientes compactos: práticos e funcionais

O elenco da mostra paulistana provou que é possível decorar ambientes compactos de forma criativa e única, sobressaindo a praticidade e o conceito multifuncional. Atualmente o mercado pede ambientes compactos e otimizados, se tornando tendência a morar dessa forma. Algumas inspirações abaixo:

 Studio Alfi projetado pelo arquiteto Tufi Mousse. Os móveis que acomodam os  movimentos motores ordinários com peças desenhadas que revelam traços orgânicos e lineares.

Francisco Cálio usou transparência e integração! Apenas panos de vidro delimitam o terraço, favorecendo a conexão entre o espaço interno e o jardim. 

Formas orgânicas

WESLEY LEMOS adotou a ideia nos tapetes, pinturas na parede, sofá, mesa de centro e muito mais. O espaço é focado no bem-estar, e os arredondados trouxeram uma leveza maior ao espaço.

VILAVILLE ARQUITETURA – Banho Zahir. As formas orgânicas ficaram muito aparente, o acabamento ganhou força e trouxe um visual muito mais despojado.

Escrita na decoração

Alguns profissionais apostaram no poder das palavras e trouxeram a escrita para a decoração. As escritas passam sentimentos e expressam a personalidade do morador. Abaixo, dois espaços cheio de estilos e aconchego como inspiração.

Caraná, ambiente de Helô Marques que apresenta versos de  Cecília  Meireles para completar a atmosfera do cantinho de leitura.

Um jeito novo do mesmo jeito, ambiente de Marina Linhares traz  a escrita para a decoração na fachada do ambiente.

FONTE: https://casacor.abril.com.br

 

Ilca Ruiz concluiu o curso técnico de Design de Interiores na ETEC de Tupã recentemente, mas sempre esteve envolvida e apaixonada pela mesa posta e com os detalhes da decoração, literalmente “de coração”. Educadora há 28 anos, sente que ainda tem muito a participar nessa área, pois pensa que através da educação é possível criar um lugar de esperança e transformação.

Compartilhe esse artigo nas redes sociais

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on email
Email
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email

DICA PARA CASAIS – PERIMTA-SE – RELACIONAMENTOS

Relacionamentos Nem sempre estar em um relacionamento é sinônimo de 100% de satisfação, mesmo pq são 2 pessoas, com pensamentos, visões, sonhos, medos diferentes. Pode haver coisas em comum, mas nunca unanimidade. Lidar com o dia a dia pode não ser algo tão fácil, principalmente se no decorrer do dias,

Ana Claudia de Oliveira Viana – Bday

Ana Claudia Viana festou com estilo, em sua residência na noite de domingo um misto de Festa surpresa de nossa parte e o relê da parte dela, uma noite muito gostosa cercada de muito carinho bons drink´s entre amigos familiares e convidados, agradeço também a Tom de Bombom pelo maravilhoso

44 ANOS KARAZAWA TUPÃ

“ A palavra certa para a Família KARAZAWA É gratidão por ter escolhido Tupã para ser a a  um polo de moda, entre outros produtos e ofertar aos tupãenses um serviço de excelência por 44 anos, a sua jornada profissional tem muitos colaborados que mais que funcionários se tornaram amigos

louge 800 hoje tem Jean Castro

https://maroviana.com.br/wp-content/uploads/2024/07/WhatsApp-Video-2024-07-20-at-13.38.27.mp4 https://maroviana.com.br/wp-content/uploads/2024/07/WhatsApp-Video-2024-07-20-at-13.38.46.mp4

SOCIAL BY MARO VIANA

O Video mais acessado esta semana s]ao as falas de Charles e Luis Carlos dos Passo Sanches sobre romperão  com o governo que não tem a cultura como deveria, neste ato por acreditarem que a Cultura transforma vidas, resolveram continuar lutando, e pasmem,  o meio cultural e vários setores manifestaram

PERMITA-SE – SE.XO NA GRAVIDEZ

MITOS X VERDADES – se.xo na gravidez 🍎 Não se deve ter relações se.xuais durante a gravidez? MITONão existe o problemas em ter relações durante o período gestacional, desde que no período do pré-natal o ginecologista não tenha feito nenhuma ressalva. 🍎 É possível engravidar já estando grávida?VERDADE Isso resulta

ELAINE CALÇADOS – MODELOS PARA TODOS OS G0ST0S

Os apoios para os pés permitem que os pés repousem totalmente na posição sentada e criam a posição sentada ideal para reduzir lesões ergonômicas, como dores crônicas nas costas. Isso mesmo: um pequeno descanso para os pés pode ser um grande negócio. O primeiro passo para se alinhar começa pelos

SOCIAL BY MARO VIANA

Elizabeth Manrique em sua passagem com a família em São Paulo onde matou as saudades e fez uma visita com todos no Museu de Arte Brasileira MAB FAAP em Higienópolis, onde esta acontecendo a Exposição ‘Desafio Salvador Dalí’ Exposição ‘Desafio Salvador Dalí’, Com 6 áreas expositivas e mais de 100 conteúdos inéditos

Rolar para cima