Círculo cromático – Moda

Círculo cromático

Você sabia que a cor é a primeira coisa que chama atenção em uma roupa? Por isso, é tão importante aprender a usar o círculo cromático nos looks. Por não conhecerem o círculo cromático, muitas pessoas deixam de usar peças de roupas coloridas. Além de auxiliar na composição da nossa imagem pessoal, as cores também transmitem emoções. Desvendar esse universo mágico é uma experiência incrível! A cor é um dos primeiros elementos vistos em uma roupa, por isso, saber combiná-las faz toda a diferença.

 

O que é círculo cromático?

É uma cartela em formato circular, dividida em 12 partes, cada uma representando uma cor. São 12 cores e diversas tonalidades de cada uma. Observem:

Desta forma as cores são divididas em:

  • Primárias: vermelho, amarelo e azul;
  • Secundárias: formadas a partir da junção de duas cores primárias que formam o verde, laranja e violeta;
  • Terciárias: cores obtidas a partir da união de uma cor primária e uma secundária.

 

O Círculo cromático é muito utilizado na moda e também além da moda! É utilizado em diversas áreas como decoração e no design gráfico, sendo uma facilidade na escolha de cores que combinam entre si, ou para causar uma ideia de contraste, como por exemplo:

Na moda ele é usado para combinar as cores na hora de montar um look. Para facilitar esse trabalho ele é dividido em harmonias, as quais têm o poder de comunicar o que a pessoa deseja.

Essa ferramenta existe para nos lembrar das infinitas possibilidades de cor que existem por aí, e claro as mais ousadas não poderiam faltar. Dentro do círculo cromático, temos 4 possibilidades de harmonia de cor:

1-      Harmonia monocromática

Essa harmonia particularmente é a minha preferida, transmite muita elegância. Consiste em usar peças de uma mesma cor, podendo ser em tons diferentes. 

Minha dica, para essa combinação é apostar em roupas com texturas diferentes para o look não ficar tão monótono. Looks monocromáticos tendem a alongar a silhueta.

Harmonia complementares

No meu instagram, compartilho muitas inspirações de looks complementares, pois amo aderir no meu dia a dia.

Essa harmonia de cores tende a passar a imagem de uma pessoa mais comunicativa e garante mais alegria ao look. Consiste em escolher uma cor e a sua cor oposta no círculo. Por exemplo: rosa e verde. 

O círculo permite explorar uma variedade incrível de cores que se complementam.

Dica: Se você acha exagerada as combinações, comece pelos acessórios.

Harmonia de cores análogas

Uma evolução da harmonia monocromática, as cores análogas são vizinhas umas das outras no círculo cromático. Uma harmonia desse tipo significa, basicamente, combinar as cores de um grupo próximo dentro do círculo. Uma combinação harmônica, suave e refinada.

Apesar do pouco contrastante entre si, o resultado fica bem alegre e fahionista.

Harmonia tríade

Essa harmonia é para as pessoas que gostam de misturar cores, Vibrantes, ousadas e informais, essas combinações misturam três ou mais cores que possuam a mesma distância entre si dentro do círculo, comunicando ousadia e criatividade.

Ela utiliza três fatias do círculo cromático que possuem a mesma distância entre elas, formando um triângulo e diversas combinações possíveis.

 Cores como preto, branco, azul escuro e cinza médio são consideradas neutras e funcionam bem em qualquer pessoa. Elas podem servir de base para combinar com qualquer outra do círculo! Temos que entender que as cores possui significados. O conteúdo de hoje foi mais denso, mas quis compartilhar com vocês pois acho muito interessante e importante , principalmente, para que possamos nós permitir mais, ousar mais com as cores. Espero que tenham curtido! Tendo qualquer dúvida em relação ao assunto, me chamem intagram @luh_cristal que vou adorar conversar mais sobre.

Compartilhe esse artigo nas redes sociais

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on email
Email
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email

energia solar – SINERGIA

Estamos colaborando para criar soluções energéticas eficientes. Descubra SINERGIA. O futuro depende do trabalho sustentável que fazemos hoje. Com eficiência em . eficiência Energia Solar. Sustentabilidade. O que é Energia Solar Fotovoltaica? É o resultado da conversão da energia solar em energia elétrica, possibilitando a sua utilização doméstica, comercial, industrial

SOCIAL BY MARÔ VIANA – ANO I – EDIÇÃO 226

Maria Eduarda Baracat Sanchez, celebrou mais um ano de vida recentemente, muitas mensagens, muitos, presentes, grandes carinhos para lembrar o quanto é querida  a matriarca  nos altos da Fazenda Bandeira, um brinde especial a esta data querida Maria Flavia Baracat Sanchez acompanhou todos os destelhes de perto para o editorial

ANA PAULA MARCUZZO E SILVINHO CALDERARO A FESTA

O pensamento que a festa foi um marco na volta a quase normalidade, foi compartilhado por todos, após a cerimonia religiosa o casal Ana Paula e Silvinho receberam os convidados no CTA da CAMAP no BUFFET MIRIAN MARIA, já no local a suntuosidade de um jardim, branco, que a paz

ANA PAULA E SILVINHO CALDERARO – IGREJA MATRIZ DE SÃO PEDRO 08/10/2021

Marcando para muitos a volta a quase normalidade dentro de todos os protocolos de saúde Ana Paula e Silvinho, sob a benção de seus pais (ela) Odair e Silvana Marcuzzo, (ele) Diva “Bellynha” e Silvio Calderaro,   reuniram os  amigos, familiares e famosos em uma cerimônia com muita pompa e circunstância

OUTUBRO ROSA

OUTUBRO ROSA O PODER DOS ALIMENTOS NA PREVENÇÃO Iniciamos o mês de outubro, o mês de prevenção ao câncer de mama. O câncer de mama atinge cerda de 24,5% dos casos novos de câncer em mulheres, sabendo que o câncer de mama tem uma herança autossômica, ou seja, se um

SOCIAL BY MARÔ vIANA – ANO I – EDIÇÃO 225

ELAS FAZEM O BEM, resumindo tudo, muita solidariedade , carinho, amor, e arracadão de alimento com muito exito, costumo dizer que nossa terra é abençoada, cerca de 270 pessoas estiveram prestigiando o evento, o palco foi cedido pelo RESTAURANTE LÁ EM CASA,  e contamos ainda com vários apoiadores desta cauda

Rolar para cima