cupim assado de forno

INGREDIENTES

1 peça de cupim com 4 kg
3 dentes de alho
4 folhas de louro
2 limões
8 batatas
4 cenouras
SAL
 
PIMENTA calabresa seca ou pimenta do reino
SALSINHA
PREPARANDO O CUPIM

Antes de começar a temperar, é preciso fazer alguns furos no cupim. Para isso você pode usar uma faca, basta enfiar na carne. Esse processo é muito importante devido ao fato dela ser de um tipo muito duro, o que dificulta bastante a penetração do tempero. Além disso, vai melhorar bastante a textura.

DICAS:

  • Escolha uma faca bastante afiada, pois a fibra do cupim é bastante resistente e pode ser difícil furar, principalmente se seu utensílio não estiver adequado para o uso.
  • Não é preciso picar muito os ingredientes que serão usados para marinar, pois eles só servirão para acrescentar sabor, não ficarão visíveis depois, por isso, não precisa caprichar muito no corte.

VAMOS TEMPERAR!

  1. Primeiro, pique todos os dentes de alho, a pimenta calabresa, a salsinha e misture com a carne.
  2. Adicione também as folhas de louro e o alecrim.
  3. Esprema os limões por cima de tudo e jogue água até ficar na metade do recipiente (supondo-se que o recipiente tenha altura aproximada a do cupim).
  4. Agora mexa para que o cupim entre bastante em contato com os temperos, você pode movimentar a peça buscando abrir os furos para que a água entre nos lugares que foram furados anteriormente.
  5. Em seguida umedeça bem um papel toalha com o líquido temperado e cubra a parte de carne que não ficou submersa na água.
  6. Feito isso, pode levar à geladeira por, no mínimo, 12 horas.
 

DICA:

  • Caso você não queira cobrir com papel toalha molhado também existe a opção de deixar toda a carne dentro do recipiente submersa em água, assim o tempero também fará seu trabalho de forma adequada. Outra possibilidade é colocar tudo em um saco plástico, retirar todo ar, fechar e levar para a geladeira. Enfim, escolha a melhor forma de marinar esta receita de cupim assado no forno.

COZINHANDO Coloque o cupim em uma panela de pressão e acrescente um pouco do líquido preparado para marinar, não é necessário colocá-lo todo.

  1. Tampe a panela e deixe cozinhar por, aproximadamente, 30 minutos.
  2. Não precisa deixar pronto, só um pouco macio, pois ele ainda irá ao forno

HORA DE ASSAR!

  1. Transfira para uma assadeira, adicione as batatas e as cenouras já cortadas, pode deixá-las com pedaços grandes não tem problema. Regue-as com o caldo de carne que ficou na panela.
  2. Leve ao forno por, em média, 1h 10min. Deixe-o em uma temperatura bem alta. Pronto! É só se deliciar!

POSSO COLOCAR VINHO PARA MARINAR?    Pode sim. Tanto o tinto quanto o branco combinam bastante. Se gostar também pode colocar cerveja. Dá, inclusive, para colocar, junto com os temperos, 50% de água e 50% de cerveja, vinho, etc. O resultado também fica maravilhoso!

QUAL É A VALIDADE? É possível guardá-la na geladeira por um período de até 3 dias, coloque em um recipiente com tampa.

IMPORTANTE!

  • Espere por 1 hora antes de levar para a geladeira, assim a carne pode esfriar totalmente NÃO É MELHOR COLOCAR PAPEL ALUMÍNIO PARA ASSAR NO FORNO? No caso dessa receita isso não é necessário, mas se quiser, pode colocar.

O IDEAL NÃO SERIA SELAR A CARNE ANTES DELA IR PARA A PANELA DE PRESSÃO?

O cupim possui bastante gordura e por isso dá uma dourada na panela de pressão se a necessidade de selar, mas se quiser fazer isso, não tem nenhum problema.

DICAS:
  • Por mais que seja possível congelar, lembre-se que a comida fresca tem um gosta ainda mais especial, por isso, se for viável, consuma até poucas horas após o preparo.

QUAIS BEBIDAS HARMONIZAM COM ESSE PRATO?

Devido ao fato desse tipo de carne conter bastante gordura, o ideal é consumi-la com cervejas de gosto mais marcante ou vinhos tintos também com sabor forte.

O QUE ACOMPANHA BEM O CUPIM?

Além das batatas e cenouras que já estão na receita, você pode consumi-lo com diversos tipos de farofas, saladas ou arroz branco.

COMO INCREMENTAR ESSE PRATO?

O cupim feito dessa forma já fica perfeito sem precisar de nenhum complemento, não é mesmo? Mas nós sabemos que sempre dá pra deixar ainda melhor. Então, a sugestão é, coloque queijo nos buracos que foram feitos na carne, ele irá derreter e deixar o prato incrivelmente saboroso. Vale a pena experimentar!

MEU CUPIM ENCOLHEU BASTANTE DEPOIS DE PRONTO, O QUE ACONTECEU?

Isso é natural, uma vez que, ele é um tipo de carne que possui bastante gordura. Por isso, se pretende servir muitas pessoas lembre-se de considerar esse fator no momento de comprar e preparar essa receita de cupim assado no forno, que é uma bela carne bovina.

 

Compartilhe esse artigo nas redes sociais

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on email
Email
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email

SOCIAL BY MARÔ VIANA – ANO I – EDIÇÃO 312

Laiana Scaranello, Geminiana da vizinha   Adamantina SP , dona da frase…Apenas por diversão Evoluir leva tempo, mas vale a pena. celebra hoje o dia de seu nascimento como um raio de luz que nos invade com tanta beleza não ia passar em branco, bjs meu amor, Que Deus te abençoe e

Ciranda Cultural – Oficinas Culturais

No dia primeiro de maio teve início, em Tupã, o Projeto CIRANDA CULTURA, realizado pelo Instituto Luiz Bertazzoni de Artes e Cultura. O projeto tem por objeto oferecer às crianças e adolescentes do município oficinas de artes gratuitas em diversos segmentos artísticos, como Ballet, Capoieira, Teatro, Música, Zumba entre outros.

DU CHEFF PIZZARIA TUPÃ – ESPAÇO PRESENCIAL – VISITA TECNICA

È AMANHA …..19h30 Inauguração da Ducheff Pizzaria em modo Presencial, ou seja todo o sabor e excelente atendimento nem ambiente amplo e aconchegante, grandes novidades em um novo cardápio e muitas novidades, os Cheffs Isau Veríssimo e Daniel Medeiros , esperaram a pandemia passar e fizeram tudo com muito bom

SOCIAL BY MARÔ VIANA – ANO I – EDIÇÃO 311

“ Embaixador “ Na melhor versão Gusttavo Lima, o guapo tupiniquim: “ Victor Fernandes “ foi assunto mais uma vez em meio aos flashs, do lance, no último FDS. O jovem gato que acaba de assinar sua carteira em novo conglomerado agrícola da nossa estância, fazendo jus ao estilo de vida

as quatro estações de vivaldi em recanto Motel

A Semana mais romântica do ano está chegando e Recanto traz para você a IV Love Week- nos inspiramos nas 4 estações para que possamos refletir que cada um de nós somos um universo de possibilidades … e vivemos momentos diferentes que precisam ser compreendidos … quando esse universo compartilha

SOCIAL BY MARÔ VIANA – ANO I – EDIÇÃO 310

No mundos dos fashionistas , Moda é coisa de indústria e Estilo cada um tem o seu, como diária “Glorinha Calil”, acho que assim definimos, a criatividade e bom gosto de Fla Baracat, a cada pesquisa para a nova estação ele faz bonito além da pesquisa in loco, ansioso para

odair marcuzzo 70 anos

FAMILIA MARCUZZO, é sempre um grande aprazer estar com vocês, primeiro por todo o carinho e acolhimento com todos, Silvana e Ana Paula, tenho certeza que o Odair esta muito Feliz, todos os detalhes estavam impecáveis, a muito tempo um sábado não estava tão badalado em terra tupiniquins, alias estávamos

03 aninhos do DUDU

Os queridos Amanda e Ricardo Manzano receberam no sábado no Buffet Maquina da Alegria os amigos, vips e familiares para celebrar os 03 anos de Eduardo DUDU Manzano, os avós Lucilene  e Marcelo Sabatine, Martha e Valter Manzano também compartilharam deste momento de muita alegria, e brincadeiras, Dudu espoleta como

Rolar para cima