cupim assado de forno

INGREDIENTES

1 peça de cupim com 4 kg
3 dentes de alho
4 folhas de louro
2 limões
8 batatas
4 cenouras
SAL
 
PIMENTA calabresa seca ou pimenta do reino
SALSINHA
PREPARANDO O CUPIM

Antes de começar a temperar, é preciso fazer alguns furos no cupim. Para isso você pode usar uma faca, basta enfiar na carne. Esse processo é muito importante devido ao fato dela ser de um tipo muito duro, o que dificulta bastante a penetração do tempero. Além disso, vai melhorar bastante a textura.

DICAS:

  • Escolha uma faca bastante afiada, pois a fibra do cupim é bastante resistente e pode ser difícil furar, principalmente se seu utensílio não estiver adequado para o uso.
  • Não é preciso picar muito os ingredientes que serão usados para marinar, pois eles só servirão para acrescentar sabor, não ficarão visíveis depois, por isso, não precisa caprichar muito no corte.

VAMOS TEMPERAR!

  1. Primeiro, pique todos os dentes de alho, a pimenta calabresa, a salsinha e misture com a carne.
  2. Adicione também as folhas de louro e o alecrim.
  3. Esprema os limões por cima de tudo e jogue água até ficar na metade do recipiente (supondo-se que o recipiente tenha altura aproximada a do cupim).
  4. Agora mexa para que o cupim entre bastante em contato com os temperos, você pode movimentar a peça buscando abrir os furos para que a água entre nos lugares que foram furados anteriormente.
  5. Em seguida umedeça bem um papel toalha com o líquido temperado e cubra a parte de carne que não ficou submersa na água.
  6. Feito isso, pode levar à geladeira por, no mínimo, 12 horas.
 

DICA:

  • Caso você não queira cobrir com papel toalha molhado também existe a opção de deixar toda a carne dentro do recipiente submersa em água, assim o tempero também fará seu trabalho de forma adequada. Outra possibilidade é colocar tudo em um saco plástico, retirar todo ar, fechar e levar para a geladeira. Enfim, escolha a melhor forma de marinar esta receita de cupim assado no forno.

COZINHANDO Coloque o cupim em uma panela de pressão e acrescente um pouco do líquido preparado para marinar, não é necessário colocá-lo todo.

  1. Tampe a panela e deixe cozinhar por, aproximadamente, 30 minutos.
  2. Não precisa deixar pronto, só um pouco macio, pois ele ainda irá ao forno

HORA DE ASSAR!

  1. Transfira para uma assadeira, adicione as batatas e as cenouras já cortadas, pode deixá-las com pedaços grandes não tem problema. Regue-as com o caldo de carne que ficou na panela.
  2. Leve ao forno por, em média, 1h 10min. Deixe-o em uma temperatura bem alta. Pronto! É só se deliciar!

POSSO COLOCAR VINHO PARA MARINAR?    Pode sim. Tanto o tinto quanto o branco combinam bastante. Se gostar também pode colocar cerveja. Dá, inclusive, para colocar, junto com os temperos, 50% de água e 50% de cerveja, vinho, etc. O resultado também fica maravilhoso!

QUAL É A VALIDADE? É possível guardá-la na geladeira por um período de até 3 dias, coloque em um recipiente com tampa.

IMPORTANTE!

  • Espere por 1 hora antes de levar para a geladeira, assim a carne pode esfriar totalmente NÃO É MELHOR COLOCAR PAPEL ALUMÍNIO PARA ASSAR NO FORNO? No caso dessa receita isso não é necessário, mas se quiser, pode colocar.

O IDEAL NÃO SERIA SELAR A CARNE ANTES DELA IR PARA A PANELA DE PRESSÃO?

O cupim possui bastante gordura e por isso dá uma dourada na panela de pressão se a necessidade de selar, mas se quiser fazer isso, não tem nenhum problema.

DICAS:
  • Por mais que seja possível congelar, lembre-se que a comida fresca tem um gosta ainda mais especial, por isso, se for viável, consuma até poucas horas após o preparo.

QUAIS BEBIDAS HARMONIZAM COM ESSE PRATO?

Devido ao fato desse tipo de carne conter bastante gordura, o ideal é consumi-la com cervejas de gosto mais marcante ou vinhos tintos também com sabor forte.

O QUE ACOMPANHA BEM O CUPIM?

Além das batatas e cenouras que já estão na receita, você pode consumi-lo com diversos tipos de farofas, saladas ou arroz branco.

COMO INCREMENTAR ESSE PRATO?

O cupim feito dessa forma já fica perfeito sem precisar de nenhum complemento, não é mesmo? Mas nós sabemos que sempre dá pra deixar ainda melhor. Então, a sugestão é, coloque queijo nos buracos que foram feitos na carne, ele irá derreter e deixar o prato incrivelmente saboroso. Vale a pena experimentar!

MEU CUPIM ENCOLHEU BASTANTE DEPOIS DE PRONTO, O QUE ACONTECEU?

Isso é natural, uma vez que, ele é um tipo de carne que possui bastante gordura. Por isso, se pretende servir muitas pessoas lembre-se de considerar esse fator no momento de comprar e preparar essa receita de cupim assado no forno, que é uma bela carne bovina.

 

Compartilhe esse artigo nas redes sociais

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on email
Email
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email

SOCIAL BY MARÔ VIANA – ANO I – EDIÇÃO 230

Fernanda Buono em 20 de outubro de 2021 encerrou  mais um ciclo em sua  vida. Defendeu a monografia da segunda pós-graduação. Em higiene ocupacional na Universidade de São Paulo-USP. Após o termino de seu colegial, ou ensino médio, a vida da Fernanda foi sempre assim, estudos, capacitações, pesquisas, dissertações e

SOCIAL BY MARÔ VIANA – ANO I – EDIÇÃO 229

Segundo a doutrina da Igreja Católica, o batismo não só é um sacramento de inclusão na Igreja, no Corpo Místico de Cristo, como também é necessário para a salvação. … Uma vez batizado, o cristão é um filho de Deus e um membro da Igreja e também pertence para sempre a Cristo, se perseverar

SOCIAL BY MARÔ VIANA – ANO I – EDIÇÃO 228

Todo o glamour da noiva Ana Paula Marcuzzo Calderaro, vestida de SANDRO BARROS na festa e a linda daminha Heloisa vestida por Ateliê Zeuda Rebouças ambos os vestidos dignos de princesas até parece obra de arte feito a mão Primos queridos Gustavo Coelho Dias, residente em Maringá e  Leandro Coelho 

SOCIAL BY MARÔ VIANA – ANO I – EDIÇÃO 227

Prof Dr Edmund Chada Baracat Linhas de Pesquisa: Análise morfológica, bioquímica, molecular, imunológica e clínica do sistema reprodutor de mulheres férteis e inférteis. Estudos experimentais clínicos. Aspectos morfológicos, bioquímicos, moleculares, clínicos e terapêuticos no climatério: Estudos experimentais clínicos. Efeitos histomorfológicos, bioquímicos, moleculares, sexuais e terapêuticos no climatério: Estudos experimentais e clínicos Enfoque: Ginecologia

festival Gastronômico – recanto motel

de 16 à 23 esta acontecendo no recanto motel tupã o festival gastronômico, neste período todos os pratos estão com 30 % de desconto, pois como todas as novidades e o recanto prima por serviço de excelência, os ajustes de temperatura e adequação aos pratos você ganha este mega desconto

energia solar – SINERGIA

Estamos colaborando para criar soluções energéticas eficientes. Descubra SINERGIA. O futuro depende do trabalho sustentável que fazemos hoje. Com eficiência em . eficiência Energia Solar. Sustentabilidade. O que é Energia Solar Fotovoltaica? É o resultado da conversão da energia solar em energia elétrica, possibilitando a sua utilização doméstica, comercial, industrial

SOCIAL BY MARÔ VIANA – ANO I – EDIÇÃO 226

Maria Eduarda Baracat Sanchez, celebrou mais um ano de vida recentemente, muitas mensagens, muitos, presentes, grandes carinhos para lembrar o quanto é querida  a matriarca  nos altos da Fazenda Bandeira, um brinde especial a esta data querida Maria Flavia Baracat Sanchez acompanhou todos os destelhes de perto para o editorial

Rolar para cima