Decoração provençal: aprenda a incorporar esse estilo na sua casa

A decoração provençal surgiu no sul da França, na cidade de Provença, por volta do século XVI. Nessa época, os camponeses buscavam aproximar a decoração de suas casas às decorações existentes nos palácios franceses e não sabiam que suas tentativas resultariam em um estilo único e particular que seria perpetuado ao longo dos anos.

O estilo provençal mistura e combina elementos românticos, rústicos e sofisticados e por esse motivo possui características singulares. Sua vertente romântica é marcada pela presença de flores, tons claros e objetos delicados e suaves, já o lado rústico se apresenta em forma de madeira e de móveis envelhecidos, enquanto a sofisticação pode ser observada nos espelhos e nos lustres, por exemplo.

Para incorporar essa decoração em sua casa é preciso cuidado, pois suas particularidades fazem da decoração provençal um estilo que se destaca e chama a atenção. Certifique-se de que os cômodo com características provençais conversem entre si e com o restante da casa e também não se esqueça de balancear os móveis e os objetos de decoração de modo a criar um ambiente harmônico e sem exageros.

Quais elementos compõem uma decoração provençal?

O estilo de decoração provençal pode ser facilmente identificado em um ambiente se prestarmos atenção em seus elementos. Os itens que compõem esse estilo são muito importantes para caracterizá-lo e se combinam para formar decorações provençais.

Móveis antigos são essenciais

Primeiramente, é importante saber que os móveis antigos são parte importante das decorações provençais, já que o estilo provençal surgiu há muito séculos. Os móveis usados na época são o que hoje consideramos móveis antigos, então devem aparecer em cômodos com decoração provençal.

O arquiteto e designer de interiores Avner Posner aponta que “móveis antigos, com pintura pátina, tons claros e com bastante detalhes em marcenaria trazem a sensação de aconchego e delicadeza nos pequenos detalhes.”

Esse elemento pode ser incorporado de vários formas: é possível repaginar um móvel velho, dando a ele um aspecto retrô, é possível comprar um móvel novo inspirado em modelos antigos, e é possível também envelhecer um móvel novo.

A decoração provençal tem a leveza como característica, então, dessa forma, não faz uso de cores muito fortes e escuras. Os tons pastel são marcados pela suavidade e pela delicadeza e estão sempre presentes em decorações provençais.

Essas tonalidades trazem à tona duas das vertentes do estilo provençal combinadas: o romantismo e a elegância.

Flores trazendo romantismo

Precisamos lembrar que a decoração provençal surgiu dentro das casas de camponeses. Essas pessoas viviam no campo, cercadas de elementos naturais, como as flores, por exemplo. As flores eram itens de fácil acesso aos camponeses e por isso estavam sempre presentes em seus lares.

O estilo provençal, então, incorpora as flores com a intenção de adicionar delicadeza e romantismo à decoração. Posner diz também que as flores podem ser incorporadas de outras formas na decoração provençal “através do uso de papéis de parede, quadros com imagens de flores, revestimentos nos sofás e poltronas ou nos tecidos de mantas e almofadas.”

Compartilhe esse artigo nas redes sociais

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on email
Email
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email

energia solar – SINERGIA

Estamos colaborando para criar soluções energéticas eficientes. Descubra SINERGIA. O futuro depende do trabalho sustentável que fazemos hoje. Com eficiência em . eficiência Energia Solar. Sustentabilidade. O que é Energia Solar Fotovoltaica? É o resultado da conversão da energia solar em energia elétrica, possibilitando a sua utilização doméstica, comercial, industrial

SOCIAL BY MARÔ VIANA – ANO I – EDIÇÃO 226

Maria Eduarda Baracat Sanchez, celebrou mais um ano de vida recentemente, muitas mensagens, muitos, presentes, grandes carinhos para lembrar o quanto é querida  a matriarca  nos altos da Fazenda Bandeira, um brinde especial a esta data querida Maria Flavia Baracat Sanchez acompanhou todos os destelhes de perto para o editorial

ANA PAULA MARCUZZO E SILVINHO CALDERARO A FESTA

O pensamento que a festa foi um marco na volta a quase normalidade, foi compartilhado por todos, após a cerimonia religiosa o casal Ana Paula e Silvinho receberam os convidados no CTA da CAMAP no BUFFET MIRIAN MARIA, já no local a suntuosidade de um jardim, branco, que a paz

ANA PAULA E SILVINHO CALDERARO – IGREJA MATRIZ DE SÃO PEDRO 08/10/2021

Marcando para muitos a volta a quase normalidade dentro de todos os protocolos de saúde Ana Paula e Silvinho, sob a benção de seus pais (ela) Odair e Silvana Marcuzzo, (ele) Diva “Bellynha” e Silvio Calderaro,   reuniram os  amigos, familiares e famosos em uma cerimônia com muita pompa e circunstância

OUTUBRO ROSA

OUTUBRO ROSA O PODER DOS ALIMENTOS NA PREVENÇÃO Iniciamos o mês de outubro, o mês de prevenção ao câncer de mama. O câncer de mama atinge cerda de 24,5% dos casos novos de câncer em mulheres, sabendo que o câncer de mama tem uma herança autossômica, ou seja, se um

SOCIAL BY MARÔ vIANA – ANO I – EDIÇÃO 225

ELAS FAZEM O BEM, resumindo tudo, muita solidariedade , carinho, amor, e arracadão de alimento com muito exito, costumo dizer que nossa terra é abençoada, cerca de 270 pessoas estiveram prestigiando o evento, o palco foi cedido pelo RESTAURANTE LÁ EM CASA,  e contamos ainda com vários apoiadores desta cauda

Rolar para cima