Decoração provençal: aprenda a incorporar esse estilo na sua casa

A decoração provençal surgiu no sul da França, na cidade de Provença, por volta do século XVI. Nessa época, os camponeses buscavam aproximar a decoração de suas casas às decorações existentes nos palácios franceses e não sabiam que suas tentativas resultariam em um estilo único e particular que seria perpetuado ao longo dos anos.

O estilo provençal mistura e combina elementos românticos, rústicos e sofisticados e por esse motivo possui características singulares. Sua vertente romântica é marcada pela presença de flores, tons claros e objetos delicados e suaves, já o lado rústico se apresenta em forma de madeira e de móveis envelhecidos, enquanto a sofisticação pode ser observada nos espelhos e nos lustres, por exemplo.

Para incorporar essa decoração em sua casa é preciso cuidado, pois suas particularidades fazem da decoração provençal um estilo que se destaca e chama a atenção. Certifique-se de que os cômodo com características provençais conversem entre si e com o restante da casa e também não se esqueça de balancear os móveis e os objetos de decoração de modo a criar um ambiente harmônico e sem exageros.

Quais elementos compõem uma decoração provençal?

O estilo de decoração provençal pode ser facilmente identificado em um ambiente se prestarmos atenção em seus elementos. Os itens que compõem esse estilo são muito importantes para caracterizá-lo e se combinam para formar decorações provençais.

Móveis antigos são essenciais

Primeiramente, é importante saber que os móveis antigos são parte importante das decorações provençais, já que o estilo provençal surgiu há muito séculos. Os móveis usados na época são o que hoje consideramos móveis antigos, então devem aparecer em cômodos com decoração provençal.

O arquiteto e designer de interiores Avner Posner aponta que “móveis antigos, com pintura pátina, tons claros e com bastante detalhes em marcenaria trazem a sensação de aconchego e delicadeza nos pequenos detalhes.”

Esse elemento pode ser incorporado de vários formas: é possível repaginar um móvel velho, dando a ele um aspecto retrô, é possível comprar um móvel novo inspirado em modelos antigos, e é possível também envelhecer um móvel novo.

A decoração provençal tem a leveza como característica, então, dessa forma, não faz uso de cores muito fortes e escuras. Os tons pastel são marcados pela suavidade e pela delicadeza e estão sempre presentes em decorações provençais.

Essas tonalidades trazem à tona duas das vertentes do estilo provençal combinadas: o romantismo e a elegância.

Flores trazendo romantismo

Precisamos lembrar que a decoração provençal surgiu dentro das casas de camponeses. Essas pessoas viviam no campo, cercadas de elementos naturais, como as flores, por exemplo. As flores eram itens de fácil acesso aos camponeses e por isso estavam sempre presentes em seus lares.

O estilo provençal, então, incorpora as flores com a intenção de adicionar delicadeza e romantismo à decoração. Posner diz também que as flores podem ser incorporadas de outras formas na decoração provençal “através do uso de papéis de parede, quadros com imagens de flores, revestimentos nos sofás e poltronas ou nos tecidos de mantas e almofadas.”

Compartilhe esse artigo nas redes sociais

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on email
Email
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email

SOCIAL BY MARÔ VIANA – ANO I – EDIÇÃO 267

” Girl From SP! ” No dia em que a terra da garoa completa seus 468 anos, em meio a uma terça quente batendo 37 graus, nossa menina tupiniquim não podia estar de fora desta capa. Caroline Sanches, 27 aninhos, nutricionista, faz história na terra da oportunidade, nossa querida São

SOCIAL BY MARÔ VIANA – ANO I – EDIÇÃO 266

” Duelo de Titãs ” Brincando com as palavras em um divertido post do nosso querido Militar tupiniquim; Thiago Sanches, ele pousou neste close em destaque no pôr-do-sol mágico de Maresias, quintal do nosso Bicampeão mundial de surf; Gabriel Medina! Curtindo o verão em folga mais que merecida pelo litoral

TODA VERSATILIDADE DE MACRAMÉ

O macramê (do árabe makrama “guardanapo” ou “toalha”) é uma técnica de tecelagem manual que consiste no uso de nós originalmente usada para criar franjas e barrados em lençois, cortinas toalhas etc. É mais do que provável que tenha surgido com a evolução natural dos nós básicos para um trabalho mais elaborado. por ser uma técnica muito boa para

SOCIAL BY MARÔ VIANA – ANO I – EDIÇÃO 265

“Lar doce lar” Seja muito bem vinda queria amiga Maria Eduarda Baracat Sanchez, após o termino da festas e compromissos familiares a Fazenda Bandeira recebeu ontem o retorno da família, nada melhor que estar em casa com nossos familiares e receber o carinho de todos,  com as energias renovadas,  Dr.

SOCIAL BY MARÔ VIANA – ANO I – EDIÇÃO 264

” P&B ” Já viu a nova campanha infantil da Johnson & Johnson ? Claro que não! esse retrato preto & branco é tão natural e vivo quanto um distante comercial de TV, que sabe lá, quem são os personagens do enredo. Este em questão; é de uma das flores

DEU a LOUCA na DRICA ESTÉTICA e BRONZE

A Drica como você, mulher pensa e quer está bronzeada e arrasando no Carnaval, pele bronzeada e com a aquela marquinha… E aqui alguns BENEFÍCIOS do BRONZEAMENTO Aumenta sua Autoestima Aumenta o Desejo Sexual Absorção vitamina A, C, D e EBomba de hidratação da hidratação da sua pele, além das

SOCIAL BY MARÔ VIANA – ANO I – EDIÇÃO 263

” My Gód ” Como diria meu querido amigo Luciano Huck; soletrando! Meus caros, soletre; UMA AFRONTA! é assim que defino essa surra de click da minha favorite girl: “Ana Luiza Sanches “. A digital influencer tupiniquim, que além de arrastar multidões de likes em sua redes sociais, com seus

SOCIAL BY MARÔ VIANA – ANO I – EDIÇÃO 262

” OMG ” Não dou conta de tanta beleza em uma foto só, com um pôr do sol épico ao fundo, modéstia parte & suspeito a falar; ” Giovanna Sartori ” é o rostinho número 1 no meu top Five do; 014 ao 018, que male male cabe em uma

Rolar para cima