Decoração provençal: aprenda a incorporar esse estilo na sua casa

A decoração provençal surgiu no sul da França, na cidade de Provença, por volta do século XVI. Nessa época, os camponeses buscavam aproximar a decoração de suas casas às decorações existentes nos palácios franceses e não sabiam que suas tentativas resultariam em um estilo único e particular que seria perpetuado ao longo dos anos.

O estilo provençal mistura e combina elementos românticos, rústicos e sofisticados e por esse motivo possui características singulares. Sua vertente romântica é marcada pela presença de flores, tons claros e objetos delicados e suaves, já o lado rústico se apresenta em forma de madeira e de móveis envelhecidos, enquanto a sofisticação pode ser observada nos espelhos e nos lustres, por exemplo.

Para incorporar essa decoração em sua casa é preciso cuidado, pois suas particularidades fazem da decoração provençal um estilo que se destaca e chama a atenção. Certifique-se de que os cômodo com características provençais conversem entre si e com o restante da casa e também não se esqueça de balancear os móveis e os objetos de decoração de modo a criar um ambiente harmônico e sem exageros.

Quais elementos compõem uma decoração provençal?

O estilo de decoração provençal pode ser facilmente identificado em um ambiente se prestarmos atenção em seus elementos. Os itens que compõem esse estilo são muito importantes para caracterizá-lo e se combinam para formar decorações provençais.

Móveis antigos são essenciais

Primeiramente, é importante saber que os móveis antigos são parte importante das decorações provençais, já que o estilo provençal surgiu há muito séculos. Os móveis usados na época são o que hoje consideramos móveis antigos, então devem aparecer em cômodos com decoração provençal.

O arquiteto e designer de interiores Avner Posner aponta que “móveis antigos, com pintura pátina, tons claros e com bastante detalhes em marcenaria trazem a sensação de aconchego e delicadeza nos pequenos detalhes.”

Esse elemento pode ser incorporado de vários formas: é possível repaginar um móvel velho, dando a ele um aspecto retrô, é possível comprar um móvel novo inspirado em modelos antigos, e é possível também envelhecer um móvel novo.

A decoração provençal tem a leveza como característica, então, dessa forma, não faz uso de cores muito fortes e escuras. Os tons pastel são marcados pela suavidade e pela delicadeza e estão sempre presentes em decorações provençais.

Essas tonalidades trazem à tona duas das vertentes do estilo provençal combinadas: o romantismo e a elegância.

Flores trazendo romantismo

Precisamos lembrar que a decoração provençal surgiu dentro das casas de camponeses. Essas pessoas viviam no campo, cercadas de elementos naturais, como as flores, por exemplo. As flores eram itens de fácil acesso aos camponeses e por isso estavam sempre presentes em seus lares.

O estilo provençal, então, incorpora as flores com a intenção de adicionar delicadeza e romantismo à decoração. Posner diz também que as flores podem ser incorporadas de outras formas na decoração provençal “através do uso de papéis de parede, quadros com imagens de flores, revestimentos nos sofás e poltronas ou nos tecidos de mantas e almofadas.”

Compartilhe esse artigo nas redes sociais

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on email
Email
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email

69 anos de tradição da festa de são joão da vila industria

Festa de São João!🌽  “Na vila indústria “  69 anos de tradição !🎉 Programação Terço em louvor a São João Batista🙏🏻Comidas e bebidas típicas🥮☕️(gratuito)Apresentação de danças 💃🕺Brinquedos🎡 No local estara vendendo. cerveja, água, refrigerantes, caipirinha de vários saboresBarraca do churros😍   Música ao vivo “Marcos Paulo e Candé” Você é o

SOCIAL BY MARO VIANA

Bellinha e Silvio Calderaro parabéns pelas Bodas de Jaspe – Quarenta e Sete Anos de Casado, representa uma verdadeira conquista. Hoje em dia, manter um casamento firme e forte ao longo desses anos todos são para pouquíssimos casais. Essa pedra torna-se um escudo protetor, proporcionando uma sensação de segurança e

SIM, VOCÊ PRECISA DE COSMÉTICOS SENSUAIS – permita -se

É comum ouvir em uma roda de amigos que produtos sensuais não é para você.Quem disse isso está muito enganado (a). Existe um produto coringa que deve ser usado, por todas as pessoas, nos momentos de autoconhecimento e também durante as relações se.xuais: o lubrificante!  Ele é o coringa pois ajuda

VILLA GUINÉ SUINGA – A FESTA É TODA NOSSA

EITA QUE CHEGOU!!! 5 ANOS DO VILLA GUINÉ 😱🥳🤘 Bora começar as comemorações do nosso aniversário daquele jeito que adoramos, muito CHOPP EM DOBRO e aquela sonzeira com a banda Língua Preta. Esta esperando o que? Já manda aquela mensagem no grupo dos amigos e avisa que o rolê é

SOCIAL BY MARO VIANA

O Villa Guine recebeu a visita para uma resenha ilustre que pode mudar muitas coisas em terras tupiniquins, empresários de variados setores  produtores rurais que simpatizam dos memos ideias e lutam pelo melhor para seus funcionários, amigos, e vamos viver novos rumos. Nós precisamos ser fortes! Precisamos querer mais do

bon jovi – rock cover

A maior festa de rock de Tupã e região está de volta!!!🤘 Rock Cover Tupã traz o melhor cover do Bon Jovi ‘THESE DAYS! Na abertura tem ROCK STATION! 🎸 Não fique de fora dessa!! Marque na agenda: 🗓27 de julho 🕘 21h📍 Célimo Buffet | Tupã/SP Garanta seu lugar!Reservas

Rolar para cima