4 de fevereiro, 2025 00:01
Search
Close this search box.

Delfino Golfeto, Brasileiro, com Formação em Tecnologia do Açúcar e do Álcool, nascido em Adamantina e que ainda jovem se mudou com a família para Tupã. O pai queria que os filhos aprendessem desde muito jovens a se sustentar, então, ainda criança, Golfeto trabalhava na lavoura, como cortador de cana. Foi assim, de uma forma que poderia ser considerada triste e difícil, que ele começou a definir o empreendedor em que se tornou

Iniciou como boia-fria, e o empresário usou habilidades desenvolvidas na lavoura e o empenho nos estudos para levar rede Água Doce a um elevado patamar que é referência pelo mundo do franchising. A paixão pelo cultivo do açúcar e álcool, bem como seus usos, despertaram seu interesse desde cedo. Ao terminar o ensino médio, ele procurou um curso técnico na área, e foi para a renomada Escola de Agronomia Luiz de Queiroz, de Piracicaba, a Esalq: “Saí de lá já empregado. Entre 1978 e 1990, foi gerente de uma usina e a atividade exigia que visitasse muitos bares. Nessa época já acalentava o sonho de abrir um estabelecimento que servisse bebida e comida de qualidade e atendesse de maneira profissional, ao contrário de muitos que conhecia”. Os conhecimentos, a ousadia e os contatos – Golfeto sempre foi sociável – o levaram a abandonar a promissora carreira administrativa e arriscar a abertura de negócio próprio. Paralelamente, Golfeto criou o hobby de degustar cachaças e classificá-las. Tornou-se um especialista no assunto e conhecia desde pequenos produtores até as marcas mais famosas. Ele se tornou um conhecedor tão profundo da cachaça que ganhou o título de “o Embaixador da Cachaça no Brasil” dentro do segmento. O título de Embaixador, conferido informalmente a Golfeto, deve-se principalmente à sofisticação que começou a surgir a partir de suas ações. Ele tirou a cachaça do “limbo” em que se encontrava, sempre alvo de preconceitos e discriminações. Afinal, o maior consumidor da “marvada pinga” sempre foram os frequentadores de botecos. Com sua movimentação, isso mudou: “Sempre fiz questão de qualificar a cachaça bem produzida, atribuindo à bebida o prestígio que merece”.A esposa Silvia Maria é gerente da unidade piloto móvel; o filho, Adriano Luiz, administrador, atua na gestão da rede; e a filha Andressa, Nutricionista, também trabalha na empresa. A necessidade de viagens frequentes o levou a comprar um avião bimotor para permitir-lhe visitar com agilidade os franqueados em todo o País. “Tupã é minha história. Lá iniciei minhas atividades, criei minha família e o Museu da Cachaça, onde exponho minha coleção de 2 mil garrafas de cachaças raras, . O nome da empresa foi levemente modificado, tornando-se Água Doce – Sabores do Brasil.

Em 1990, na garagem de sua casa, em Tupã, nasceu pelas mãos do casal Delfino e Silvia Golfeto a então Água Doce Aguardenteria.

Fundada em Tupã/SP, no ano de 1990, em 1993 a Água Doce já estava com seus processos e padrões amadurecidos, recebeu sua primeira unidade franqueada (em Ourinhos/SP). Em ritmo acelerado de expansão desde 1995, a rede atinge 60 unidades já em 2000. Em 2006 sua Central de Distribuição Logística ganhou estrutura própria para atender à demanda da rede, que se espalhava por vários estados.

A rede Água Doce é composta por 80 restaurantes. Os clientes podem degustar os melhores Sabores do Brasil, sempre servidos em fartas porções, acompanhados pelo que há de mais especial em cachaças e outras Bebidas com ou sem álcool.

O ambiente é familiar com cardápio amplo que atende desde o público infantil a jovens e adultos.

Os anos 2000, com o país mais estável e a política econômica em expansão, trouxeram a Golfeto ainda mais ânimo. Decreto assinado em 2001 pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso institucionalizou a cachaça como a bebida genuinamente brasileira. O empresário havia lutado muitos anos ao lado de produtores do ramo para conquistar o título, a exemplo do champanhe francês e da vodca russa. Cinco anos se passaram e chegou outra conquista: o Selo Excelência em Franchising, conferido anualmente às melhores franquias pela ABF (Associação Brasileira de Franchising) por seu desempenho.

 

Delfino foi membro da comissão de ética da ABF por 4 anos e 1 ano como presidente desta comissão. Dois anos como Diretor Regional do Interior de São Paulo da ABF – Associação Brasileira de Franchising. Como membro do Conselho Fiscal da ABF, 2 anos e também Presidente da Água Doce – Sabores do Brasil, Hoje ainda faz parte como suplente conselheiro as ABF, por opção própria devido a muitos compromissos em suas franquias.

Delfino Golfeto, está presente no Hall da Fama preparado pela ABF. O memorial contempla aqueles franqueadores que se destacaram por suas conquistas e contribuições. Passaram a fazer parte deste seleto grupo por sua significativa participação na construção de um franchising vigoroso no Brasil.

A franquia

A Água Doce, composta por mais de 80 lojas franquias que levam às cinco regiões os melhores Sabores do Brasil, fechou 2017 com um discreto aumento em seu faturamento: 0,15%.  Ao longo do ano, a Água Doce seguiu inserindo novidades no cardápio a cada quatro meses. Marcou presença na mídia e nas redes sociais, promoveu campanhas direcionadas a clientes e à brigada, incentivou os franqueados a oferecer o serviço de delivery e promoveu treinamentos e cursos na Uniágua Doce para capacitar os franqueados

Em 2017, a marca lançou das duas novas franquias Rei do Escondidinho e Água Doce Express. O Rei do Escondidinho é inspirada no prato campeão de vendas da rede. “Após vários estudos, somados à nossa experiência no ramo gastronômico, sentimos que por trás do Escondidinho havia uma excelente oportunidade de negócio. Assim nasceu a franquia, que oferecerá, por meio de quiosques instalados em shoppings, centros comerciais, supermercados e outros pontos com grande circulação de pessoas, este delicioso prato, em porções individuais e sabores variados

Já a Água Doce Express é uma nova formatação da Água Doce. São casas menores, ideais para praças de alimentação, em shoppings, centros comerciais ou ruas de grande movimento, que servirão almoços, jantares e petiscos para a happy hour. “Teremos versões individuais de pratos que são um sucesso absoluto na Água Doce, como a Família Escondidinho (nas versões de carne de sol, frango, bacalhau e camarão); Filé Água Doce (parmegiana de carne, frango e peixe) e outras pedidas exclusivas da Express

“A tecnologia chegou e mudou tudo”

Qualquer empresário que queira ser franqueado passa por todo um processo de treinamento no Serviço de Atendimento Franqueado (SAF): um canal direto para que o franqueado esclareça dúvidas, comunique-se com a Central e encontre apoio e soluções para dificuldades pontuais. E-mail corporativo e intranet: garantem também facilidade de acesso a documentos e confidencialidade dos processo.

Informativos Internos:

Mídias Digitais:

Departamento de Nutrição:

Consultoria de Campo:

Departamento de Estatística:

Recursos Humanos:

Departamento de Treinamento: Departamento de Marketing:

Metas a ser seguidas pela Água Doce 

Visão: Atender todo o território nacional, sendo líder e referência em Gastronomia Brasileira com inovação e constante aprimoramento tecnológico dos nossos processos, produtos e serviços de modo a surpreender, conquistar e fidelizar os clientes. Missão:

Ser referência na Gastronomia Brasileira oferecendo entretenimento e atendimento de excelência em ambiente familiar descontraído e confortável para os clientes.

Valores:

Ética, Originalidade, Transparência e Confiabilidade, Responsabilidade Social e Ambiental, Inovação, Profissionalismo.

 

A Água Doce foi uma das 22 marcas que receberam a certificação do Programa Excelência em Varejo 2019 da Alshop

Desde 2005 a Água Doce conquista o Selo de Excelência em Franchising da ABF (SEF). O SEF representa o reconhecimento da qualidade e excelência da empresa em relação a sua atuação como franqueadora e visa estimular a melhoria do nível de atuação das empresas por meio da valorização das melhores práticas e do profissionalismo.

Em 2013 a Água Doce Sabores do Brasil foi premiada pela ABF com o troféu Franqueador do ano. A escolha foi feita por uma comissão que avalia a satisfação da rede franqueada, aliado ao suporte oferecido, bem como as boas práticas indicadas pelo sistema de franchising.

Em 2020 a Água Doce recebeu da Pequenas Empresas e Grande negócios o selo Franquia 5 Estrelas.

2000 empregos diretos, mais de 4.000 indiretos

Os parceiros:

Ambev: Cervejas e bebidas em geral • Diageo: Destilados (uísque, vodca, etc.) •

Kibon: Sorvetes •

 Linx: Sistema de caixa • Santander/Getnet: Máquinas de cartão e financiamento com condições especiais •

Tokio Marine Seguradora: Seguros • iFood: Plataforma de Delivery •

3 Corações: Máquinas de café • Goomer: Cardápio Digital

Compartilhe esse artigo nas redes sociais

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Pinterest
Email

SOCIAL BY MARO VIANA

🌸 Martha Manzano celebrou mais uma primavera em grande estilo! 🌸 O final de semana foi de pura alegria, cercado pelo carinho e apoio dos amigos, que fizeram questão de tornar a data ainda mais especial. Entre sorrisos, abraços e boas energias, a comemoração foi marcada por momentos inesquecíveis! 🎉✨ 🎉

VIDA SE.XU∆L SAUDÁVEL

Ter uma vida sexual saudável não é apenas ter relação se.xu∆l regularmente. Uma vida se.xu∆l saudável engloba autoconhecimento, saber comunicar o seu pr∆.zer, ser criativo, criar conexão com a parceria, fazer seus exames médicos periodicamente e ter uma boa comunicação entre o casal. Cada pessoa é única e cada casal

40 anos do Fênix de Teatro

O Grupo Fênix de Teatro completa 40 anos, celebrando quatro décadas de emoções e memórias cênicas que se tornaram um verdadeiro marco na cultura tupiniquim. A trajetória do grupo é repleta de histórias, personagens e espetáculos que encantaram gerações, reforçando a importância da arte teatral na construção da identidade cultural. Quais

CAMILA BUQUE – ACESSÓRIOS TUPÃ

Camila Buque Acessórios: Variedade, Qualidade e Bom Gosto em um Só Lugar! No mundo do empreendedorismo, destaque e sucesso andam lado a lado com bom gosto, inovação e compromisso com a qualidade. E é exatamente isso que define Camila Buque, empresária visionária à frente da loja Camila Acessórios. Situada na

SOCIAL BY MARO VIANA

Maria Antônia e Evandro Baracat Sanchez  a viver o melhor das férias pela Europa! 🌍✈️ Entre paisagens deslumbrantes, cultura fascinante e muita diversão, esta viagem promete ser inesquecível! 😍✨ #EuroTrip #FériasDosSonhos” “Dra. Ana Paula Marcuzzo Calderaro, sempre cheia de vida e transbordando simpatia! ✨💖 Um exemplo de carisma e energia

BRINQUEDOS E COSMÉTICOS PARA A INTIMIDADE

Você deseja se conectar ainda mais com a sua parceria ou conhecer melhor seu próprio corpo? Se a resposta for sim, fica aqui o convite para você conhecer a Boutique Sensual PERMITA-SE!🍎 Na @permitasebykarina você encontra os melhores cosméticos e brinquedos sensuais. São todos produtos de primeira linha e não

ACADEMIA CORPUS QUALITY – NOVIDADES

👉  A novidade mais aguardada de Tupã, chegouuu!!!  Você já imaginou ter uma nova unidade da Academia Corpus Quality bem pertinho de casa? Após meses de planejamento e pesquisa, encontramos o local perfeito para abrir a nossa 3ª unidade! É com grande orgulho que anunciamos: ZONA LESTE, ESTAMOS CHEGANDO! 🥳  🏋️‍♀️ + de

SOCIAL BY MARO VIANA

Que notícia maravilhosa sobre Edivaldo Sanches! 🎉 Hoje ele não apenas celebra mais um ano de vida, mas também o reconhecimento como Melhor do Ano na Categoria Profissional do Ano com Destaque Nacional em Arquitetura. 🏆✨ Esse prêmio ressalta não apenas sua excelência profissional, mas também seu compromisso social, sendo um