3 de outubro, 2026 18:56

DEPR3.SSÃO- VCS ESTÃO PREPARADOS

A depressão não escolhe idade, classe social ou profissão. Ela chega silenciosa, muitas vezes sorrateira, e se instala justamente quando a pessoa parece estar “bem” aos olhos de todos. É uma dor que não sangra por fora, mas machuca profundamente por dentro.

No Brasil, contamos com o apoio dos serviços públicos de saúde mental, como o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), que desempenha um papel fundamental no acolhimento e tratamento de pessoas em sofrimento psíquico. O CAPS é essencial, salva vidas, oferece acompanhamento profissional e estrutura especializada.

Mas há algo que nenhum serviço substitui: o apoio verdadeiro de amigos e familiares.

Quando amigos e primos “fazem o papel de psicólogos”, muitas vezes não estão substituindo o profissional — estão fazendo algo igualmente poderoso: estão ficando. Estão ouvindo. Estão mandando mensagem de madrugada. Estão chamando para tomar um café mesmo quando a resposta é “não quero sair”. Estão dizendo: “Eu estou aqui com você.”

Na depressão, o que mais dói não é apenas a tristeza. É o sentimento de solidão, de não pertencimento, de ser um peso. E é aí que o abraço do primo, a ligação do amigo, a visita inesperada, a conversa sem julgamento se tornam remédio.

O CAPS trata.
O psicólogo orienta.
O psiquiatra medica.

Mas o amor sustenta.

O apoio da família e dos amigos não substitui o tratamento profissional — ele fortalece. É a rede que impede a queda mais profunda. É o lembrete diário de que a pessoa não está sozinha. Muitas vezes, é esse apoio que encoraja alguém a buscar ajuda formal.

Depressão não é fraqueza. Não é covardia. Não é falta de fé. É uma doença que precisa de cuidado, tratamento e, principalmente, humanidade.

Se alguém próximo está passando por isso, talvez você não tenha as palavras certas. Mas a presença já é um começo. Às vezes, ser “psicólogo” é apenas saber ouvir sem interromper, sem julgar e sem minimizar a dor do outro.

E quando o amor caminha junto com o tratamento, a recuperação deixa de ser um peso solitário e passa a ser uma travessia compartilhada.

Compartilhe esse artigo nas redes sociais

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Pinterest
Email

Caio França e Tupã: trabalho que pode ser conferido

NOTA DA REDAÇÃO | A trajetória de uma relação que se transformou em acompanhamento do trabalho público Por Marcos Viana — jornalista e produtor cultural Há 28 anos atuando no jornalismo e desde 2006 envolvido diretamente com a produção cultural, tenho acompanhado de perto diferentes momentos da vida cultural e

Família Busão e Projeto Semeando Esperança brilham em Osvaldo Cruz

A arte e o talento de Tupã atravessaram fronteiras e conquistaram o público regional! No último dia 26 de setembro, a 5ª Mostra Cultural Sesc/Senac, realizada em Osvaldo Cruz, recebeu uma participação muito especial do grupo Família Busão, fundado por Rosemeire Pereira, juntamente com professores do Projeto Semeando Esperança. Para

Projeto destina cestas básicas a famílias assistidas pela APAE de Tupã

Ação faz parte do “Desenhos Realistas com Propósito”, que reverte parte dos valores obtidos com trabalhos artísticos para iniciativas solidárias Nesta quinta-feira (24), a APAE de Tupã recebeu uma nova entrega de cestas básicas, que serão repassadas às famílias assistidas pela instituição. A doação foi realizada pelo Subtenente PM Tenório

🌟 O PODER DO ELOGIOProfessora Amélia Sakuno

https://maroviana.com.br/wp-content/uploads/2026/09/WhatsApp-Video-2026-09-21-at-06.47.07.mp4 AMÉLIA SAKUNO — A MULHER QUE TRANSFORMOU DESAFIOS EM MELA Professora Amélia Sakuno conhece as batalhas da vida. Como tantas pessoas, enfrentou desafios, dificuldades e momentos que poderiam fazê-la desistir. Mas escolheu seguir em frente.Sua história lembra o enigma de Sansão: do leão feroz nasceu o mel. Amélia também

✨ MAIS DE SEIS DÉCADAS DE FÉ, TRADIÇÃO E ANCESTRALIDADE ✨

O Centro Estrela D’Alva, em Tupã, realizou mais uma tradicional Festa de Cosme e Damião, uma celebração que há mais de seis décadas faz parte da história da Família Chagas. A tradição teve início com a avó Jorgina, passando posteriormente pelas suas filhas Neuza e Zenaide, ambas in memoriam. Hoje,