22 de maio, 2026 18:03

Dr. Paulo Tadeu Rotoli Drefahl, Izabela Ferreira Drefahl, Jaqueline Vieira e Guilherme Cestári, Coordenadora e Advogado do Centro de Referência Especializado de Assistência Social.


Na manhã desta quarta-feira, o vereador Charles dos Passos Sanches realizou uma importante reunião voltada ao enfrentamento da violência contra a pessoa idosa no município de Tupã. O encontro contou com a presença do Dr. Paulo Tadeu Rotoli Drefahl, Izabela Ferreira Drefahl, Jaqueline Vieira e Guilherme Cestári, Coordenadora e Advogado do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), respectivamente.

A pauta principal foi a criação de um programa municipal de assistência, capacitação e desenvolvimento de ações permanentes de prevenção e combate à violência contra o idoso. Segundo dados apresentados durante a reunião, Tupã registra, em média, 17 casos por mês envolvendo diferentes formas de violência, como agressões físicas, violência psicológica, alienação familiar e exploração financeira.

Um dos pontos mais alarmantes discutidos foi a recorrente prática de abuso financeiro. De acordo com os relatos, há situações em que familiares se apropriam dos cartões bancários dos idosos, realizam sucessivos empréstimos consignados e comprometem integralmente a renda mensal dessas pessoas. Quando os benefícios passam a estar totalmente comprometidos por descontos, alguns idosos acabam sendo negligenciados ou até abandonados pelos próprios familiares.

O vereador Charles destacou a necessidade urgente de transformar essa preocupação em política pública efetiva. “Precisamos estruturar uma lei municipal que estabeleça um programa permanente de capacitação, prevenção e orientação. É fundamental oferecer suporte às famílias, capacitar profissionais da rede e criar mecanismos de proteção mais eficazes”, afirmou.

A proposta discutida prevê ações integradas envolvendo assistência social, campanhas educativas, capacitação de servidores, orientação jurídica e fortalecimento dos canais de denúncia.

Após a reunião inicial, o grupo foi recebido no gabinete do prefeito Renan Pontelli, onde a discussão teve continuidade. O objetivo é dar encaminhamento à elaboração de um projeto de lei que institua oficialmente o programa no âmbito municipal.

A expectativa é que, com a formalização da proposta, Tupã avance na construção de uma rede de proteção mais sólida e eficaz, garantindo dignidade, segurança e respeito à população idosa do município.

 

Compartilhe esse artigo nas redes sociais

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Pinterest
Email

Santa Rita de Cássia, Rogai por nós.

Hoje, 22 de maio, é celebrado o Dia de Santa Rita de Cássia, a padroeira das causas impossíveis. A data marca o falecimento da religiosa agostiniana italiana, ocorrido em 22 de maio de 1457. É um dia de grande devoção, marcado pela tradicional bênção das rosas nas igrejas católicas. 🌹

Casa Travessoni Eventos – Dia dos Namorados 2026:

No dia 12 de junho, o amor ganha cenário especial para ser celebrado em sua forma mais bela. Uma noite envolvente, repleta de romantismo, elegância e emoções que merecem ser eternizadas. A Casa Travessoni Eventos  abre suas portas para receber casais apaixonados e amigos queridos em um ambiente onde cada

BAILE Vista preto e branco

📅 Sábado – 23/05📍 Salão Sabesp – Tupã🕘 21h00 🎟️ Convites: R$ 25,00 📞 Informações: (14) 99607-1378 🎶 Atrações: Apoio: Convite criado: 🎶⚫⚪ VOCÊ É NOSSO CONVIDADO ESPECIAL! ⚪⚫🎶 Prepare seu traje preto e branco e venha viver uma noite de muita música, alegria e diversão no BAILE PRETO E

🚨 ÚLTIMA HORA: Vem aí uma noite que promete entrar para a história!

🎵 BUTECO 50/50% SERTANEJO • % PAGODE 🎤 Marcos Paulo e Candé🎶 Tiago Banda e Eventos 🎼 FORÇA MAIOR 📅 Sábado – 11 de Julho📍 Salão Buckfest – Tupã 🔜 EM BREVE MAIS INFORMAÇÕES!!! Vem aí uma noite que promete entrar para a história! Os amantes da boa música já

🎉🌽 CONVITE ESPECIAL A TODA COMUNIDADE 🌽🎉

O Instituto Luiz Bertazzoni realiza todos os anos o seu tradicional Arraiá Junino, e neste ano a festa será ainda mais especial! 📅 Dia 13 de junho📍 Sede do Projeto Semeando Esperança🏠 Rua Faustino Danelluti, 350 – Jardim Itaipu🕡 Abertura dos portões às 18h30 Além de muita alegria e tradição,

VENHA TORCER PELO BRASIL E APROVEITAR O ARRAIÁ DO BERTAZZONI! 🇧🇷

dia 13 de junho 🎉🌽 Prepare a camisa da seleção e venha viver uma noite especial com muita animação, comidas típicas e diversão para toda a família! 🕡 Portões abertos a partir das 18h30 🍗 Completo serviço de bar + ☕ Quentão, vinho quente e chocolate quente 🍽️ Mesas para

8ª Costela ao Fogo de Chão da APAE

Ao som contagiante de Marcos Paulo e Cande, aconteceu a 8ª Costela ao Fogo de Chão da APAE, um dos eventos mais esperados pela comunidade tupãense. Realizado na sede da APAE no dia 17/05/2026, a partir das 11h30, o encontro reuniu famílias, amigos e colaboradores em um verdadeiro momento de