Entretenimento – famosos

Foi em 2010 que o Governo português aprovou a lei que permite o casamento civil entre duas pessoas do mesmo sexo. Em Espanha, foi mais cedo: em 2005. Já França só aprovou a lei em 2013, Inglaterra no ano seguinte e, mais recentemente, os Estados Unidos. Com este artigo, queremos falar do Orgulho, celebrado durante este mês de junho em todo o mundo, e não porque somos ou deixamos de ser gays ou lésbicas, mas porque ainda temos de lutar muito para que todos os casais sejam considerados iguais. Recordamos, assim, as celebridades (nacionais e internacionais) que têm sido um exemplo, com ou sem lei.

1. Diogo Infante & Rui Calapez

Os dois oficializaram a relação em Outubro de 2013, após um relacionamento de longa data. O casal, que gosta de manter a sua privacidade longe dos holofotes da opinião pública, tornou-se involuntariamente numa referência da comunidade LGBT portuguesa. “Casei-me porque, felizmente, vivo num país que o permite fazer, mas tenho direito à minha privacidade e a perseguir a felicidade nesta viagem a que chamamos vida”, terá dito o ator em resposta à notícia avançada na altura por um famoso tablóide português sobre o seu casamento.Diogo Infante e Rui Calapez

2. Manuel Luís Goucha & Rui Oliveira

Um dos casais homossexuais mais mais mediático da atualidade, Manuel Luís Goucha e Rui Oliveira comemoraram no passado dia 12 de junho o dia em que se conheceram, há 20 anos  atrás, numa noite de Santo António. Durante muito tempo discretos sobre o seu relacionamento, começaram a surgir juntos – inclusive na televisão – após teremcasado em abril de 2018  ao fim de 18 anos de vida em comum. O casal terá contraído matrimónio na Conservatória do Registo Civil de Monforte, vila do distrito de Portalegre, onde o famoso apresentador tem uma propriedade.

Foto: Nuno Pinto Fernandes / JN

3. Jim Parsons & Todd Spiewak  

Após 14 anos juntos, o casal decidiu dar o grande passo em maio de 2017, no Rainbow Room, um dos restaurantes mais in e exclusivos de Nova Iorque, localizado no Rockefeller Plaza. O Sheldon da famosa série “A Teoria do Big Bang” – que, como o seu noivo, estava visivelmente feliz no seu grande dia – revelou que era gay em 2012, assumindo a sua relação com Todd no ano seguinte, na Red Carpet.

Foto Reprodução/ Instagram

4. Neil Patrick Harris & David Burtka 

Neil Patrick, o hilariante Barney Stinson da famosa série “Foi Assim Que Aconteceu” (“How I Met Your Mother”), assumiu-se publicamente como gay em Novembro de 2006. Após 10 anos de relação, casou-se com David Burtka, em Itália, estávamos em 2014. Os dois são pais dos gémeos Harper Grace e Gideon Scott.