28 de abril, 2026 09:45

Escola de Karatê ASKATO

Falar da Trajetória do Karatê no Brasil, não tem como não falar no Professor Aparecido Divino de Lima, mais conhecido como “Cidão”. Nótavel atleta e professor, competindo até os 50 anos em níveis altíssimos, contribuindo também para o desenvolvimento do Karatê paulista e brasileiro.

O professor Cidão formou centenas de alunos faixas pretas e destacou grandes atletas no cenário paulista, brasileiro e mundial, tendo como destaque, nomes como: Miriam Harui Kaneshiru ( Campeã paulista e brasileira), Luciana Yamamoto , Edi Yasida ( faixa preta – 3 grau pela liga nacional. ), Alessandro Oliveira Aguiar ( Le do filme) ,Sergio Vieira ( Atleta da seleção paulista 2 grau- faixa preta) , O casal da Jovem Pan Alessandro Dassi( faixa preta) e esposa Joice de Melo Dasi( faixa verde – 1 grau) , Silvio Henrique da Silva , seu filho Sanderson Ribeiro de Lima (Faixa preta 6º dan – Campeão paulista, Campeão Panaramericano nos Estados Unidos e Vice campeão mundial de Jonesburgo, na qual “Cidão foi técnico)., entre muitos outros…

Aparecido começou a treinar Karate desde os 7 anos de idade com seu mestre NAGASHI e em 1970, onde ele fez o tiro de Guerra, foi possível conheceu mais profundamente a cultura do Karatê através de japoneses que moravam na cidade.

Sua história como professor começou em 1973, mas foi em 1978 que ele abriu sua primeira academia de Karatê com Milton Sadao Saito, no fundo da sapataria Caetés, onde perdurou por 8 anos, época que foi transferida para outro local. No ano de 1988, ele conquistou a faixa preta pela confederação brasileira de pugilismo – certificado especial de Karatê.

Como atleta ele foi por vários anos, campeão paulista de KARATÊ e chegou a ser campeão brasileiro. Cidão também competiu internacionalmente em CUBA, na cidade de Moncado e também foi campeão. Ele também participou da fundação da UKI de TAKASHI SHIMO ( União de karatê do Interior) e da confederação Paulista de Karatê.

Cidão aprofundou o seu conhecimento e estilo de Karatê e teve outros professores ,como: Sensei Shinzato e Jui sagara, no qual definiu seu estilo com o Shotokan, um dos estilos mais praticados no mundo atualmente, e um dos mais tradicionais também.

Em novembro de 2021 , Aparecido retorna ao Dojo com sua Escola de Karatê ASKATo para crianças a partir de 12 anos e adultos, na clínica Qualy Fisio de Eduardo Marandola ( professor de Judo e fisioterapeuta) na Av. Tabajaras, 1131 telefone (14) 3491-4498.

Compartilhe esse artigo nas redes sociais

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Pinterest
Email

ESQUINA 1 – SABADO TEM

🔥 Vem aí um sabadão especial que promete marcar época! A nova casa de pagode da cidade, o Esquina 1, chega com tudo trazendo muito samba, alegria e aquele clima que a gente ama. Um espaço pensado pra quem curte música boa, gente animada e energia lá em cima! E

Arraiá do Instituto Luiz Bertazzoni de Arte e Cultura

O Instituto Luiz Bertazzoni de Arte e Cultura promove, no próximo dia 13 de junho, a partir das 20h, um tradicional arraiá com programação típica das festas juninas. O evento será realizado na sede do Projeto Semeando Esperança, localizada na Rua Faustino Danelluti, 350, no bairro Jardim Itaipu. A festa

FEIJUCA DO GUINE

No próximo dia 13 de junho, Tupã será palco de mais uma edição de um dos eventos mais aguardados do calendário social: o tradicional Feijuca do Guiné, que promete reunir música de qualidade, gastronomia de excelência e um público seleto no elegante espaço do Célimo Buffet. Com início marcado para

5 ANOS DE VELHO NIGHT! 🔥🎸

Cinco anos de pura energia, dedicação e muito rock! E nada melhor para celebrar essa trajetória do que reunir vocês em uma noite que promete entrar para a história. No dia 25 de abril, levamos o melhor do nosso repertório para o palco do CTA da Camap. Prepare-se para uma

O DIABO VESTE PRADA 2 – 30/04 NO MEQCINE

O aguardado retorno de um dos maiores clássicos da moda e do cinema já movimenta fãs ao redor do mundo. A sequência de O Diabo Veste Prada 2 chega cercada de expectativas, prometendo atualizar a icônica narrativa que conquistou o público ao retratar os bastidores impiedosos da indústria fashion. Duas

🏀 ” OBRIGADO OSCAR POR INSPIRAR E DAR O EXEMPLO PARA NÓS BASKETEIROS “Morio Eduardo Sakuno

🏀 O impossível só existe até alguém provar o contrário.Oscar Schmidt mostrou ao mundo que vencer gigantes na casa deles é realidade — e que a força do Brasil nunca deve ser subestimada. 🇧🇷 https://maroviana.com.br/wp-content/uploads/2026/04/WhatsApp-Video-2026-04-19-at-08.51.27.mp4https://maroviana.com.br/wp-content/uploads/2026/04/WhatsApp-Video-2026-04-19-at-08.45.25.mp4https://maroviana.com.br/wp-content/uploads/2026/04/WhatsApp-Video-2026-04-19-at-08.44.20.mp4 ” O impossível só vira realidade se você estiver bem preparado quando a chance aparecer

🎨✨ 21º SALÃO DE BELAS ARTES DE TUPÃ –

“RESSONÂNCIAS”A arte vive. A arte ecoa. A arte transforma.É com grande alegria que apresentamos o Prêmio Nacional de Artes da Estância Turística de Tupã, em sua 21ª edição do Salão de Belas Artes — um verdadeiro espaço de encontro entre tempos, linguagens e emoções. Foram selcionados 60 artirsta e o