Estúdio paulo alves – O resultado é uma legítima expressão do design brasileiro.

A viajem a São Paulo foi pautada em conhecimento, amizade e muita experiência, a convite da filha da Terra Erika Flores Designer de Interiores fui conhecer o Studio Paulo Alves, na oportunidade descobri todas as versatilidades e forma e cores de madeira, aproveitem a leitura e tenho certeza que ao final, vai querer conhecer in loco,  tanta criatividade do renomado e premiado Designer, artista e arquiteto da arte em transformar madeira em obras de arte 

PAULO ALVES

A infância no interior e o legado de Lina Bo Bardi, os fundamentos da marcenaria artesanal e a inspiração na arte concretista se misturam na obra de Paulo Alves. O resultado é uma legítima expressão do design brasileiro.

Vistos em perspectiva, os móveis desenhados por Paulo em 20 anos de trabalho desvendam uma lógica criativa em que a madeira – e suas características naturais e simbólicas – é a protagonista. Sempre com resultados surpreendentes, sua maestria no trabalho autoral com madeira remete ao legado dos mestres do móvel moderno brasileiro.


Paulo se formou arquiteto na USP-São Carlos. Antes de sua atuação como designer, trabalhou no escritório de Lina Bo Bardi e também no Instituto Bardi, integrando a primeira equipe de pesquisa a inventariar os arquivos da arquiteta, para produção do livro e da exposição sobre a mestra italiana logo após sua morte na década de 1990. Essas experiências consolidaram a influência central que o trabalho e o pensamento de Lina desempenham sobre Paulo, que via nas reflexões dela sobre a cultura e o saber populares um vínculo direto com a infância que teve no interior, e uma possibilidade de resgatá-la em seu próprio trabalho. Além do design de móveis e de projetos especiais de marcenaria, isso se traduz também nos projetos de arquitetura desenvolvidos por ele paralelamente.

projetos e parcerias

EXPOSIÇÕES E FEIRAS

2009 TALENTS À LA CARTE – MAISON & OBJET Paris | França
2010 MÓVELSUL  Bento Golçalves | RS
2010 DESIGN BRASIL: 101 ANOS DE HISTÓRIA Museu da Casa Brasileira São Paulo | SP
2015 EXPOREVESTIR São Paulo | SP
2010 BIENAL BRASILEIRA DE DESIGN Curitiba | PR
2010 1ª MOSTRA SENAI DE DESIGN Espaço FIESP – São Paulo | SP
2013 ABIMAD Centro Exposições Imigrantes – São Paulo | SP
2013 DESIGN WEEKEND Bienal de São Paulo – São Paulo | SP
2014 ABIMAD São Paulo | SP
2014 ARTERIO Design Arte no Pier Mauá – Rio de Janeiro | RJ
2015 CONTÉM DESIGN FLORIANÓPOLIS/SC Florianópolis | SC
2015 CASA SPFW Bienal de São Paulo – São Paulo | SP
2015 EXPOSIÇÃO LEROY MERLIN São Paulo | SP
2015 FEICON São Paulo | SP
2015 SALÃO DO MÓVEL DE MILÃO PELA BUTZKE Milão | Itália
2015 MOSTRA VIVER São Paulo | SP
2015 WEDDING AWARDS São Paulo | SP
2016 HIGH DESIGN São Paulo | SP
2016 ICFF Nova York | EUA
2016 IDA Píer Mauá – Rio de janeiro | RJ
2016 PROJETO BALANÇO MCB + BOOMSP DESIGN Museu da Casa Brasileira – São Paulo | SP
2016 LEILÃO PIASA Paris | França
2017 SALÃO DO MÓVEL DE MILÃO PELA BUTZKE Milão | Itália
2017 SP-ARTE Bienal de São Paulo – São Paulo | SP
2017 ICFF Nova York | EUA
2017 Lounge SPFW N44 Bienal de São Paulo – São Paulo | SP
2017 CasaCor Miami Brickell City Centre – Miami | EUA
2018 33ª Paralela Design Bienal de São Paulo – São Paulo | SP
2018 SP-ARTE Bienal de São Paulo – São Paulo | SP
2018 ICFF Nova York | EU 

algumas curiosidades

copa verde

Para quem ainda não conhece, a Copa Verde é um campeonato organizado desde 2014 pela Confederação Brasileira de Futebol, a CBF. O evento Copa Verde tem esse nome por que é uma competição que reúne equipes do Norte e Centro-Oeste, mais o Espírito Santo, regiões que concentram a maior biodiversidade do país por causa da Floresta Amazônica. Com o apoio do Ministério do Meio Ambiente, a CBF e o FSC Brasil conseguiram implementar ações sustentáveis relativas à Copa Verde e promover o manejo responsável das florestas brasileiras. Só na edição de 2019 o torneio garantiu o replantio de 4,2 mil árvores. A ideia é levar essa iniciativa para outros campeonatos como a Copa do Brasil e o Brasileirão.  A confecção do troféu também leva em consideração os impactos ambientais. Por isso, para que o troféu possa ser confeccionado, o uso de matéria-prima sustentável é fundamental. Paulo Alves foi um dos convidados a desenhar o troféu e a Coomflona, pela terceira vez consecutiva, se encarregou de produzi-lo. 

SPFW 46 TRAN[SP]POSIÇÃO

Designer Paulo Alves assina espaços sociais para a SPFW

 O designer de mobiliário Paulo Alves marca presença em mais uma edição do São Paulo Fashion Week. Especialista em marcenaria artesanal e conhecido pelo traço que expõe de modo sustentável a diversidade da madeira brasileira, ele assina todas as peças que compõe os espaços sociais do evento de moda considerado o mais importante do país, incluindo a sala de imprensa. Com o tema TRAN[SP]POSIÇÃO, o SPFW 46 marca uma mudança estrutural na plataforma que após 23 anos se torna itinerante. A abertura da semana acontece no Farol Santander no domingo, dia 21 de outubro, com intensa programação a ser seguida no Espaço Arca, antigo galpão industrial revitalizado para eventos de grande porte. O evento vai até a sexta-feira, dia 26 de outubro. TRAN[SP]POSIÇÃO é o tema da edição, provocando todos a ir além de suas próprias convicções e certezas, e inaugura um novo ciclo na história de 23 anos da plataforma que consolidou e projetou a moda brasileira para o mundo. “ Desde o início destacamos que estávamos iniciando um projeto de 30 anos. Agora estamos em mais uma etapa deste processo, novamente com a criatividade em diferentes níveis, em novos espaços. O Farol é o ponto de partida dessa edição que chega até o outro lado da cidade num antigo galpão industrial na Vila Leopoldina. É a vontade de expandir fronteiras e ir além, ressignificar espaços a partir da criatividade alinhado à vocação de São Paulo para as novas economias, integrando e conectando a cidade com os grandes centros de inovação do mundo,” destaca Paulo Borges, idealizador e diretor criativo do SPFW. Entre as novidades está a segunda edição do Projeto Estufa, que nasceu e foi nutrido pela vocação e crença do São Paulo Fashion Week em conectar iniciativas e movimentos dedicados a pensar e criar agora o futuro que queremos, e que acontece em 2018 simultaneamente à edição 46, ocupando o Farol Santander e o ARCA.

A cineasta e cenógrafa Daniela Thomas é a cenógrafa do SPFWN46 e co-curadora, junto com a artista Mari Nagem, da exposição do Projeto Estufa, que reúne 17 artistas contemporâneos: Além da exposição e desfiles de sete novos designers, que integram a plataforma, o Projeto traz uma agenda que inclui masterclasses, talks e feira de startups distribuídos nos dois
espaços.

 

CASACOR Miami Tarsila Hall by Paulo Alves – Concept Designer

Entre os dias 1º e 18 de dezembro, Miami recebe a primeira edição norte-americana da CASACOR, maior evento de Arquitetura e Design da América Latina. Com cerca de 20 ambientes, a mostra ocupará três penthouses dentro de uma das torres residenciais do grande empreendimento imobiliário Brickell City Centre. Convidado para ambientar o hall de acesso da mostra, Paulo Alves apresenta a força das raízes brasileiras. O designer combina suas criações à arte modernista de Tarsila do Amaral. Esta é a oportunidade para que os norte-americanos conhecerem o trabalho da artista. Em 2018 será homenageada com uma exposição inédita no Instituto de Arte de Chicago e no MoMA, de Nova Iorque. No espaço “Tarsila Hall”, a mescla entre o traço do designer e as cores vivas da pintora emociona e exala a cultura e a natureza do país canarinho em todos os detalhes. Vegetação exuberante, céu aberto, terra fecunda e pele vermelha se misturam às formas de morar e viver na cidade e no campo. A tapeçaria exclusiva da by Kamy expressa o olhar do modernismo sob a história do Brasil através de importantes obras de Tarsila, como Abaporu, Antropofagia, Palmeiras, E.F.C.B., Morro da Favela, Passagem de Nível III, O Porto e O Lago. As peças têxteis seguem expostas pelas paredes e são concebidas manualmente por artesãos chineses especializados em arte. Já no mobiliário, a forma escultural representa a riqueza da floresta nativa e a diversidade das madeiras pela combinação dos traços de Hugo França e Paulo Alves, este responsável também por conceber com expressão a identidade do espaço.

parte de seus projetos:

ESTÚDIO / LOJA

AV. SÃO LUÍS 258 LOJA 7 . REPÚBLICA SÃO PAULO . SP . BRASIL . 01302-000 T: +55 11 3032-4281 / 2579-7493

E: ESTUDIO@PAULOALVES.COM.BR

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO SEGUNDA À SEXTA: 10H ÀS 19H . SÁBADOS: 10H ÀS 16H

Compartilhe esse artigo nas redes sociais

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on email
Email
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email

Psicóloga EDNA RODRIGUES DA SILVA – agenda cheia

Nossa AGENDA CHEIA,  trás um lindo relato da Psicóloga EDNA  RODRIGUES DA SILVA, nascida no ABC paulista, e desde de muito cedo sabia que sua formação seria para ajudar o próximo. Durante nossa conversa ela se desarma e nos conta como foi vencer na vida , e em sua vida,

SOCIAL BY MARÔ VIANA – ANO I – EDIÇÃO 246

Extraordinário, impactante e revolucionário !! Essa DEVE ser a expressão que define o que aconteceu nesses dias por aqui com o setor moteleiro! Me lembro que a alguns anos atrás vínhamos à feira e nos sentíamos solitários , o NETWORK àqueles moteleiros mais distantes dos grandes centros era inimaginável !!!

SOCIAL BY MARÔ VIANA – ANO I – EDIÇÃO 245

O grande encontro , quando Dri Biazom optou por almoçar no RESTAURANTE LÁ EM CASA, no domingo passado teve a grata e prazerosa presença do casal Evandro Sanchez e Maria Eduarda Baracat Sanchez, e o papo rolou em clima de muito carisma e amizade Pai de Pet, Guilherme  Antonialli, tem

4º ENCONTRO DOS AMIGOS DO RÁDIO,TV & IMPRENSA BRASILEIRA

fotos PAULINHO FANTACUCCI 14 99703-0800 O site do Imprensa Brasileira www.Imprensabrasileira.com.br conta toda a historia e idealização do ENCONTRO DOS AMIGOS DO RÁDIO,TV & IMPRENSA BRASILEIRA. No dia 24 de outubro de 2016 Nivaldo Rosa Silva em visita ao compadre Laércio Sevilha ligaram para o amigo Márcio Manoel e decidiram

b day aline Matos

Com muita ansiedade e todo carinho do mundo Aline Matos esteve aguardando as fases da pandemia passar para reunir amigos e familiares para brindar a vida, com direito a coreografia especial, comida de excelente qualidade, aquelas que o sabor te remete a casa da vó, tamanho é o sabor, muitos

SOCIAL BY MARÔ VIANA – ANO I – EDIÇÃO 244

janice dijigow abre a galeria de aniversariantes de hoje felicidades Que a sabedoria conquistada no passar dos anos seja apenas um incentivo para as suas futuras vitórias. Parabéns, meus queridos amigos, que a data de hje se repita por muitos anos karimi rays Doraci de Oliveira alba marques martins eduardo

SOCIAL BY MARÔ VIANA – ANO I – EDIÇÃO 242

O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado, no Brasil, em 20 de novembro. Muito se fala e muito pouco se faz, então em vez de citar coisas negativas, vamos mostrar esta linda moça Negra, Brasileira Mãe, Médica, residente em hamburgo na Alemanha, casada dois filhos e muitas lutas e atalhar

Escola de Karatê ASKATO

Falar da Trajetória do Karatê no Brasil, não tem como não falar no Professor Aparecido Divino de Lima, mais conhecido como “Cidão”. Nótavel atleta e professor, competindo até os 50 anos em níveis altíssimos, contribuindo também para o desenvolvimento do Karatê paulista e brasileiro. O professor Cidão formou centenas de

Rolar para cima