25 de julho, 2026 22:53

ETEC lança terceiro volume de obra literária produzida por alunos e professores

A ETEC realizou nesta semana o evento oficial de lançamento do terceiro livro produzido pelos alunos do Ensino Médio do itinerário de Linguagens, projeto idealizado e coordenado pelo professor Ivo André Polonio. A obra integra uma quadrilogia inspirada nas estações do ano e chega à edição de 2025 consolidando-se como uma das iniciativas literárias mais significativas da instituição.

O projeto, que nasceu no período pós-pandemia, começou de maneira despretensiosa: durante uma aula, o professor Ivo observou um aluno desenhando e, curioso, perguntou de quem era a ilustração. A partir desse momento, outros estudantes passaram a revelar talentos na escrita, na leitura e no desenho. O grupo se reuniu e, inicialmente, organizou uma pequena exposição interna, que evoluiu para a publicação do primeiro livro em 2023. Desde então, o projeto cresceu e hoje envolve 18 autores, entre alunos e professores.

Nesta edição, o livro traz contos e ilustrações produzidos pelos estudantes, e todo o processo de organização editorial foi realizado pelos próprios docentes da escola. A impressão do material foi viabilizada por ações internas, como rifas e outras iniciativas arrecadatórias, reforçando o caráter colaborativo e educativo da proposta.

O lançamento ocorreu no Teatro Municipal José Parra Gomes, com a presença dos autores, familiares, parceiros e convidados especiais. O evento contou com apresentação musical, dança, declamação de poemas e o apoio da Secretaria de Cultura e de outros órgãos públicos, que contribuíram para a realização da cerimônia.

Entre as autoridades presentes estiveram o vereador Charles dos Passos Sanches, o secretário de Cultura e Defesa do Folclore, Luís Carlos dos Passos Sanches, e o representante da Academia ATLECA, Dr. Alcione Alcântara Gonçalves, que recebeu das mãos da equipe escolar a trilogia completa representando todos os membros da academia, da qual é presidente fundador.

 

O exemplar está disponível para compra na ETEC ao valor de R$ 25, e toda a renda será destinada à continuidade do projeto. Em 2026, está previsto o lançamento do quarto e último volume, concluindo o ciclo literário da quadrilogia.

A obra evidencia o poder transformador da educação ao valorizar a criatividade, o protagonismo juvenil e o compromisso da ETEC com a formação cultural e artística de seus alunos.

Homenagem ao Professor e Coordenador do Projeto, Ivo André Polonio

“Se hoje estamos aqui lançando o terceiro volume desta obra tão especial, é porque existe dentro da ETEC um professor que encontrou talento onde muitos viam apenas silêncio. Ivo André Polonio, idealizador e coordenador desta quadrilogia literária, é o exemplo vivo de como a educação transforma: ele enxergou o potencial dos alunos, incentivou cada desenho, cada texto, cada ideia, e plantou a semente de um projeto que se tornou gigante. Professor Ivo, sua dedicação vai muito além da sala de aula. O senhor inspira, acolhe e abre portas. Este livro é, antes de tudo, um retrato da sua missão de educador. Em nome da comunidade escolar, o nosso reconhecimento e gratidão.”

Compartilhe esse artigo nas redes sociais

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Pinterest
Email

Nota de Agradecimento: ROTARY TUPÃ VANUÍRE

Em nome da Diretoria do Instituto Luiz Bertazzoni de Artes e Cultura e de toda a equipe do Projeto Semeando Esperança, expressamos nossa mais sincera gratidão ao Rotary Club Tupã Vanuire e à Casa da Amizade Vanuire pela valiosa parceria construída ao longo do último ano rotário. Sob a liderança

✨ QUEM SE LEMBRA DO TUPÃ COUNTRY CLUBE? ❤️🌳 por Morio Eduardo Sakuno

✨ QUEM SE LEMBRA DO TUPÃ COUNTRY CLUBE? ❤️🌳Essa imagem resgata um tempo especial… Uma época em que o Tupã Country Clube era sinônimo de diversão, amizade e momentos inesquecíveis.Nos anos 80, quantas histórias nasceram por aqui? Quantos domingos em família, festas, esportes, risadas e novas amizades ficaram guardados na

Conselho de Cultura se reúne para o fortalecimento das políticas culturais em Tupã

Reuniões extraordinária e ordinária debatem editais, Fundo Municipal de Cultura, criação de grupos de trabalho, comunicação institucional e agenda cultural para o município.O Conselho Municipal de Políticas Culturais de Tupã vem intensificando sua atuação na construção de políticas públicas voltadas ao fortalecimento da cultura local. Nas últimas semanas, o colegiado

Agenda Cheia com Diego Luis Rodrigues da Silva

Empreendedor que une visão de negócios, família, fé e compromisso com a comunidade Natural de Tupã, Diego Luis Rodrigues da Silva nasceu em 11 de maio de 1985. Filho de Vilma Maria da Silva e Otávio Rodrigues, construiu sua trajetória pautado em valores que seguem presentes em sua vida: dedicação