Nascido no município de Pinheiral, no estado do Rio de Janeiro, em 30 de setembro de 1948, WALDIR BRANDÂO construiu uma trajetória profissional e pessoal marcada pela dedicação, ética e compromisso com o bem comum. Casado com a Professora Francisca das Chagas Brandão, carinhosamente conhecida como “Professora Chiquinha”, é pai de três filhos: Ana Luísa (casada com Antônio Amadeu Giannasi), Alexandre (casado com Maria Isabel Real) e Janaina (casada com Sérgio Ricardo Toledo). É também um avô orgulhoso de Isabela (19), Gabriel (14), Sofia (4) e Theodoro (1).
Formou-se em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) em 1972. Posteriormente, ampliou seus horizontes acadêmicos graduando-se em Direito pela FADAP, em 1981, além de se especializar em Vigilância Sanitária e Epidemiológica e concluir o Mestrado em Medicina Veterinária.
Seu compromisso com a educação e a saúde pública o levou a atuar como professor no Colégio Agrícola de Cândido Mota (SP), onde a primeira turma formada em 1975 teve a honra de receber seu nome. Também foi docente da disciplina de Inspeção de Alimentos de Origem Animal na UNIMAR.
Ao longo de 47 anos de serviço público, exerceu com excelência a função de Auditor Fiscal Federal Agropecuário, no Serviço de Inspeção Federal (SIF), órgão fundamental para a garantia da qualidade e segurança dos alimentos de origem animal no Brasil. Aposentou-se em 2023, deixando um legado de integridade, competência e espírito público.
Sua atuação transcendeu os limites da profissão. Foi duas vezes presidente do Rotary Club de Tupã e também do Rotary Kaingangs, além de ter participado ativamente de diversos projetos sociais. Em 1985, foi um dos fundadores da Associação dos Médicos Veterinários e Zootecnistas de Tupã e Região, contribuindo para o fortalecimento da classe profissional.
É autor do livro A Missão de um Médico Veterinário na Sociedade, obra que reflete sua visão humanista da profissão. Ocupa a Cadeira nº 2 da Academia Paulista de Medicina Veterinária, reconhecimento de seu saber e dedicação à ciência veterinária.
Mesmo após a aposentadoria, continua atuando em atividades voltadas aos interesses da medicina veterinária, mantendo-se ativo, presente e respeitado por seus pares. Vascaíno há mais de meio século, carrega com orgulho sua paixão pelo clube de coração.
Desde que chegou à cidade de Tupã, adotou-a como lar definitivo. “Aprendi a amar e ser amado pelos tupãenses”, afirma com gratidão. E, sem dúvida, Tupã também aprendeu a admirar e valorizar este cidadão que tanto contribuiu para sua comunidade.








