Karol Conka -BBB21 – FONTE Wikipédia

Karoline dos Santos Oliveira nasceu em uma família humilde de Curitiba. Desde criança escrevia canções, muito inspirada por sua mãe, que escrevia poemas[2]. Seu nome artístico surgiu por influência do seu pai, que sempre falava para ela dizer que seu nome era “Carol com K e não com C”. Decidiu passar para o papel, originalmente criando o “Conká”

Aos 13 anos de idade já participava de concursos de dança contemporânea em sua cidade natal, ganhando alguns deles. Nesta época já sonhava em ser cantora. Aos 16 anos participou de um concurso escolar de rap e ganhou, e assim decidiu investir e se profissionalizar na área musical. Aos poucos foi construindo a sua carreira, ficando famosa por meio da internet, onde exibia seus videoclipes

Após conhecer MC Cadelis e o Cilho, ambos formaram um quarteto chamado “Agamenon”, lançando um mixtape com sete canções. A partir disso, começaram a ficar conhecidos. Por dois anos se apresentaram como grupo “Upground” com Cadelis, Nairóbi, Mike Fort, São Nunca, Guerra Santa e Nel Sentimentum, promovendo-se com dois mixtape.

Iniciou sua carreira como rapper aos 17 anos, tendo conseguido cantar profissionalmente e realizar alguns. Aos 19 anos, se descobriu grávida [6]. E apesar da surpresa, seguiu adiante com a carreira e deu à luz um menino, Jorge. Poucos meses depois, separou-se do pai de seu filho.

Karol revela em entrevistas ter sofrido muito preconceito por ser negra, mãe solteira e estar em início de carreira[2], mas que isso tudo a fortaleceu. Teve de se afastar dos palcos para cuidar do filho, fazendo pequenos shows apenas. Quando o filho completou dois anos, entrou em uma forte depressão, mas, após alguns anos de tratamento psicológico, melhorou. Quando o filho completou cinco anos, voltou de vez à vida artística. Solteira, a artista aparece eventualmente na mídia com algum namorado.

Notoriedade, premiações e sucesso

Karol Conka no “Latinidades”, Festival da Mulher Afro Latino Americana e Caribenha de 2013.

Em 2011, após ter disponibilizado algumas músicas no Myspace, Karol disponibilizou seu primeiro EP intitulado “PROMO”. Depois de algumas parcerias, entre elas com o rapper Projota, na canção “Não Falem!”, em 2012[8], ela encontrou Nave, que foi produtor de seu primeiro álbum “Batuk Freak“. Este foi lançado em agosto de 2013, tendo hits como “Boa Noite” (presente na trilha sonora do jogo de vídeo-game “FIFA 14″), “Gandaia” e “Olhe-se”. O som casou perfeitamente com a sua proposta de fazer um rap com sonoridade universal, aliando batidas pesadas a timbres orgânicos, levando influências da música eletrônicafunk cariocadubstepreggaeR&Bsoul e repente.

Em 2013, Karol recebeu sua primeira estatueta na categoria Artista Revelação, no Prêmio Multishow de Música Brasileira . Com o lançamento da canção “Tombei” com o grupo Tropkillaz, em 2015, ela voltou à premiação, vencendo a categoria Nova Canção . A música em questão ainda se tornou tema de abertura do seriado “Chapa Quente“, em 2016, estrelada por Ingrid Guimarães e Leandro Hassum.[11]. No ano seguinte, em 2017, a canção “Bate a Poeira”, do seu primeiro disco, se tornou tema da 25ª temporada de Malhação, subtitulada de Viva a Diferença [12].

A partir de sua trajetória, Karol Conka se consagrou como um dos grandes nomes do rap e do movimento feminista no país, fazendo shows no mundo inteiro.

Parceira de grandes artistas conhecidos na música nacional, participa de diversos programas da TV brasileira e em propagandas como para a Caixa Econômica Federal , em 2016 e Vôlei Nestlé[ em 2017.

Seu álbum Ambulante foi eleito o 34º melhor disco brasileiro de 2018 pela revista Rolling Stone Brasil e um dos 25 melhores álbuns brasileiros do segundo semestre de 2018 pela Associação Paulista de Críticos de Arte.

Em 19 de janeiro de 2021, Karol foi confirmada como uma das 20 participantes da vigésima primeira temporada do reality show Big Brother Brasil, da Rede Globo.

Opiniões e controvérsia Big Brother Brasil 21 Acusação de xenofobia

Em 29 de janeiro de 2021, um comentário feito por Karol desagradou internautas, principalmente os nordestinos. Dentro da casa do Big Brother Brasil, a cantora falou sobre o comportamento da parceira de confinamento Juliette Freire, que é de Campina GrandeParaíba. “Me disseram que lá na terra dessa pessoa é normal falar assim. Eu sou de Curitiba, é uma cidade muito reservadinha”, começou Karol em conversa com Thaís Braz e Sarah Andrade, dentro do quarto. Características de Juliette como a forma que se expressa, o fato de usar o tom de voz alto e tocar nas pessoas, foram mencionadas por Conká. “Por mais que eu seja artista e rode o mundo, eu tenho os meus costumes. Eu tenho educação para falar com as pessoas. Tenho meu jeito brincalhão mas eu não invado e não falo pegando nas pessoas. Eu acho estranho”, destacou a rapper. Nas redes sociais, o assunto bombou e se tornou um dos mais comentados do momento. “Não adianta lutar pelo fim do racismo e esquecer da xenofobia e do machismo”, criticou uma internauta. “Não dá pra passar pano pra xenofobia”, completou outra.

Acusação de intolerância religiosa

Em 1 de fevereiro de 2021, outra fala de Karol também foi criticada durante uma conversa com Lucas Penteado. Lucas havia dito que o melhor amigo dele era Deus. Com isso Karol disse: “e onde é que tava o seu melhor amigo no seu momento de loucura?”. Essa fala de Karol foi bastante criticada nas redes sociais.No mesmo dia, Karol conversava com Kerline enquanto Lucas Penteado observava a conversa. Imediatamente, a rapper se virou contra ele e disse: “Você não olha pra mim, cara! Não olha pra mim! Vira essa bosta dessa cara pra lá!“. Lucas obedece a exigência e, cabisbaixo, vira o rosto pra frente. “Isso. Respeita a mamacita”, finaliza a rapper.

Acusação de violência psicológica

Durante um almoço no dia 1 de fevereiro de 2021, mais uma vez, Karol Conká se envolveu em uma outra polêmica contra Lucas Penteado. Lucas se juntou com os outros participantes no VIP e foi mal recebido por Karol. Ao ficar de costas da mesa, Karol teria dito a Lumena e Pocah que jogaria água em Lucas se ele falasse algo. Ao se dirigir em direção a mesa, Karol soltou: “Quero comer na paz do Senhor, entendeu? Não quero que você fale enquanto eu estou na mesa comendo, obrigada, me respeita, valeu, não quero, não estou afim.” Ao ver que as falas foram direcionadas ao ator, Lucas se levanta da mesa e pediu para ser avisado quando ela terminar de comer. Karol respondeu: “‘Melhor, se não sabe calar a boca é melhor você sair mesmo”. Lucas pediu desculpas e Karol o respondeu: “Não desculpo, vai cagar. Vai à merda, vai se fazer de louco lá para fora, pede para sair, já deu”. Lucas foi para o quarto e Karol continuou falando sobre ele na mesa. “Sem paciência para gente que se faz de louco. Se fosse louco não estava aqui dentro. Se ele está jogando, está brincando, também vou ser pirada então, vamos lá, só vai comer quando eu sair da mesa, ponto. Qualquer coisa me bota no paredão. Eu tenho minha vida, minha carreira bem bonita lá fora, entendeu”.

A atitude de Karol repercutiu negativamente nas redes sociais e os internautas subiram a tag #KarolConkaExpulsa repudiando a ação da cantora.Além disso, artistas como o ex-BBB Babu Santana, a atriz Tatá Werneck e o jogador de futebol Neymar também repudiaram as ações de Karol e saíram em defesa de Lucas. Um grupo de espectadores liderados pelo influencer Thomas Santana se reuniu em frente aos Estúdios Globo (onde fica a casa do BBB) e realizaram panelaço pedindo a expulsão de Karol.

Devido ao seu comportamento no BBB21, até 4 de fevereiro Karol Conká foi alvo de 23 comunicações direcionada ao MP-RJ (Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro). O delegado Bruno de Lima, de São Paulo, que comentou nas redes sociais que entraria em contato com a família de Lucas para tomar as medidas necessárias, apontando que os ataques configuram crime de injúria. Em 3 de fevereiro, a assessoria de Lucas informou que irá abrir um processo contra Karol, por conta das agressões verbais.

Acusação de assédio

Em 3 de fevereiro de 2021, novamente, Karol Conká se envolveu em outra polêmica, quando se deitou ao lado de Arcrebiano Araújo na área externa da casa e estava insistindo para que eles iniciassem um namoro. Muitos internautas apontaram as atitudes da cantora como assédio, já que mostra que o modelo está visivelmente incomodado. Além disso, a família do modelo emitiu uma nota afirmando repudiar comportamento invasivo.

Repercussão e cancelamentos

Por conta das atitudes da participante, as principais marcas patrocinadoras do BBB21 estão preocupadas com a repercussão negativa de suas ações. Em comunicações por escrito, enviadas desde o dia 1 de fevereiro, os anunciantes mencionam a “tortura psicológica” que a cantora Karol Conká teria praticado dentro da casa contra Lucas e Juliette. A Rede Globo está a par da preocupação das marcas. O programa exibido pela Globo na TV aberta não mostrou nenhuma das cenas mais chocantes em que Karol manifestou o que foi classificado como “tortura psicológica” contra Juliette e Lucas. Mas diversos vídeos com trechos do reality show expondo preconceito, opressão e tentativas de “cancelamento” foram captados do streaming e têm circulado nas redes sociais.[29]

O número de patrocinadores no BBB21 é um recorde, isso é consequência do saldo positivo da edição anterior, com isso, as empresas quiseram se vincular ao programa, pois as marcas possuem interesse em se apresentar publicamente como defensoras de princípios como representatividade, diversidade, tolerância, respeito. Porém, por conta das ações de Conká, as empresas estão receosas com os rumos que o programa está seguindo.Há inclusive um movimento para boicotar as empresas patrocinadoras do BBB21.

Como consequência de suas atitudes, a cantora foi suspensa do Festival Rec-Beat. Em comunicado, a organização do festival apontou a “absoluta discordância”, em relação a Karol Conká. No comunicado ainda é afirmado que: “A conduta de Karol Conká na casa do BBB estilhaçou fora dela essa relação que há de ser inquebrantável para se manter intacto o espírito de celebração e confraternização em torno da música, que é o elemento propulsor do Rec-Beat.” Dessa forma, o material gravado não será exibido no festival.

Por causa de seu comportamento, o canal GNT anunciou que suspendeu a exibição do programa “Prazer Feminino”. O programa é produzido em conjunto com Marcela McGowan. Outra consequência para a rapper foi a perda de centenas de milhares de seguidores no Instagram.] Dentre todos os participantes do reality show, Conká foi a que teve a maior queda no número de seguidores. A queda no número de seguidores no Instagram é transmitida ao vivo pelas redes sociais.[33] Enquanto a cantora perdeu seguidores, os participantes com quem ela teve polêmicas, Juliette e Lucas, ganharam seguidores e passaram Conká em quantidade de pessoas que os seguem no Instagram.

Pessoas famosas se manifestaram contra as atitudes da cantora. Neymar se manifestou por meio do Twitter e afirmou que deseja que a participante seja eliminada. Jojo Todynho em um vídeo disse: “Toda minha admiração que eu tinha por você, Karol, acabou. Deixando de te seguir”Anitta se disse chocada com a postura da rapper. Ludmilla afirmou que se a participante ir para o paredão, ela fará um mutirão para eliminar a cantora. Marília Mendonça afirmou que só fará um novo lançamento musical no momento que Karol sair do Big Brother.[35]

Como resultado da repercussão das atitudes da cantora no reality show, parte do cenário brasileiro do rap se manifestou em relação à Karol, com a imagem abalada, alguns membros se sentiram à vontade para expor, explicitamente ou por meio de indiretas, que o comportamento da cantora sempre deixou a desejar.] Um exemplo disso é referentes aos tweets do DJ Zegon, que atualmente faz parte do grupo de música eletrônica Tropkillaz, ao lado do também DJ e produtor André Laudz.Zegon escreveu: “Um dia as máscaras sempre caem, não tem jeito” e “Se é assim na frente das câmeras, imagina quando não tem ‘audiência’?”. Tropkillaz é parceiro de Karol Conká em três de seus maiores sucessos: “Tombei”, “Lalá” e “É o poder”. E DJ Nave produziu o primeiro disco dela, “Batuk Freak”. Os artistas foram omitidos dos créditos das músicas e do álbum nos canais da cantora no Spotify e no YouTube. Foi apurado que a cantora retirou as citações a Tropkillaz e de DJ Nave após desentendimentos com os artistas.

Uma ex-empresária de Karol, Drica Lara, que é esposa de DJ Nave, afirma que trabalhou por cinco anos com Karol, mas que passou por anos de “perseguição”, foi “aniquilada profissionalmente” e “difamada”.Segundo Lara, “O talento, o gênero ou a cor não justifica o mau caráter”. A empresária diz que chegou a entrar em depressão após ser perseguida pela cantora.A rapper Flora Matos se disse que o comportamento de Karol não é exclusivo ao que se pode observar no BBB21, pois as ações de Conká foram responsáveis pela decisão de Flora se afastar de Karol. Segundo Matos: “E a gente se afastou porque ela tem esse jeito dela e eu tenho o meu. Não sei me divertir vendo alguém ser tratado com escrotidão“.

A família da rapper também está preocupada com a conduta da rapper no BBB21. A prima dela, a modelo Pâmela Thais Carneiro, afirmou que ficou chateada com as atitudes dela e que percebe a revolta das pessoas com relação a cantora. Pâmela afirmou que não compactua com o comportamento da prima e não sabe como defendê-la. Segundo a modelo, a mãe de Karol ficou triste e calada com essa repercussão.

 

Compartilhe esse artigo nas redes sociais

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on email
Email
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email

viva a diversidade – festa do pijama – pocfest eventos

Um super produção organizada por ninguém menos que o DJ Pietro ou Pedro Henrique, com o apoio de seu esposo Ricardo , foi organizado na noite do último sábado a Festa do Pijama,  na estrutura da festa que a muito tempo a comunidade LGBTQI+, aguardava com muita ansiedades pois desde

SOCIAL BY MARÔ VIANA – ANO I -EDIÇÃO 232

Hoje e o dia de nascimento da doce e querida Maria Eugênia Baracat, as tias Fernanda Baracat Jundi  e Maria Eduarda Baracat Sanchez, postaram lindas homenagens a sobrinha muito querida por todos. Parabénssssssss!!!! Músico, construtor, arquiteto e solidário, um verdadeiro cavalheiro, Parabéns Marcos Taylor, que Deus te abençoe sempre Parabéns

batizado Isabel Fiuza Rasi – fotos reginaldo Manente

O batismo é o nascimento. Como a criança que nasce depende dos pais para viver, também nós dependemos da vida que Deus nos oferece. No batismo, a Igreja reunida celebra a experiência de sermos dependentes, filhos de Deus. Por meio desse sacramento, participamos da vida de Cristo. Jesus Cristo é

Studio Mércia Gomes

designer sobrancelha  A sobrancelha, sobrolho ou supercílio é uma pequena porção de pêlos que servem para proteger os olhos de alguns mamíferos, localizando-se logo acima da celha, de onde vem seu nome. A sobrancelha é um retículo que fica acima do olho. Sua principal função é evitar que o suor, a

somos 2k

Para alguns ainda é pouco, eu só tenho a agradecer são 2000 seguidores no Instagram @viana.maro, onde posso compartilhar com vocês as alegrias e acontecimentos, #gratidão

Estúdio Danifit treinamento e Dança – CELEBRA OS 16 ANOS

Ligada no 220, Daniele Tanaka Reynol, ou Dani Fit, mãe, professora esposa, Oficineira, empresaria, adjetivos, não faltam para definir tanta personalidade, na noite de de 16 de outubro, no RESTAURANTE LA EM CASA, concidentemente ela celebra 16 anos de sua luta diária para misturar, musica, dança, exercícios, auto estima, cerca

SOCIAL BY MARÔ VIANA – ANO I – EDIÇÃO 231

Boa dica para sexta, o que acha  daquele gole que deixa até bigode pra começar a sexta! 🤪🍹⠀Factory Drinks: a sua fábrica de bons momentos!🍹🧊⠀#factorydrinks  #happy #sextou #drinks #fabrica #momentos O sulco nasogeniano, conhecido mais popularmente como bigode chinês, é um tipo de ruga localizada redor da boca, que vai do nariz até abaixo

SOCIAL BY MARÔ VIANA – ANO I – EDIÇÃO 230

Fernanda Buono em 20 de outubro de 2021 encerrou  mais um ciclo em sua  vida. Defendeu a monografia da segunda pós-graduação. Em higiene ocupacional na Universidade de São Paulo-USP. Após o termino de seu colegial, ou ensino médio, a vida da Fernanda foi sempre assim, estudos, capacitações, pesquisas, dissertações e

Rolar para cima