25 de julho, 2026 22:46

MÃOS PARA ABENÇOAR, ABSOLVER E CONSAGRAR

Na noite de ontem, dia 31 de março, a Igreja Matriz de São Pedro Apóstolo, em Tupã, sediou a Missa Crismal da Diocese de Marília!

A celebração, popularmente conhecida como Missa dos Santos Óleos, também é chamada de Celebração da Unidade. A Missa é prescrita para que ocorra sempre na Quinta-feira Santa pela manhã, contudo, por necessidades pastorais para favorecer a participação de todo o povo de Deus, na Diocese de Marília, a celebração é antecipada para a Terça-feira da Semana Santa com o objetivo de reunir o clero, os religiosos e os fiéis leigos e leigas representantes das comunidades paroquiais.

A Renovação das Promessas Sacerdotais dos padres fez parte do rito presidido pelo bispo diocesano de Marília, Dom Luiz Antonio Cipolini. Durante a celebração também foram consagrados o óleo do Santo Crisma e abençoados os óleos dos Enfermos e dos Catecúmenos que serão utilizados nas 67 paróquias na administração dos sacramentos a partir do Tempo Pascal.

Direcionando-se a todos os fiéis, o bispo diocesano ressaltou a importância da comunhão que deve permear a consciência de todos os batizados, afirmou que na atualidade as “pessoas se tocam nas telas e não se sentem pelos corações” e ressaltou que a unção que todos receberam nos sacramentos de Iniciação à Vida Cristã “é uma vocação a fim de que, com Cristo, consigamos sentir a dor do próximo”. Dom Luiz explicou que a unção batismal “deve nos levar às periferias existências e geográficas da Diocese!”

Em seguida, o bispo pediu para que os padres olhassem suas próprias mãos e lembrassem que elas [as mãos] foram ungidas para abençoar, absolver e consagrar; disse também que elas foram “escolhidas para serem as mãos de Cristo que lavam os pés na humanidade”.

Dirigindo-se aos sacerdotes, Dom Luiz detalhou o “cansaço” dos padres diante das exigências do ministério ordenado, agradeceu-os pelo grande empenho na ação evangelizadora e encorajou-os afirmando que “o cansaço do pastor que cheira suas ovelhas é sagrado diante de Deus!”

Fotos: Vinícius Cruz I Departamento de Comunicação

Compartilhe esse artigo nas redes sociais

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Pinterest
Email

Nota de Agradecimento: ROTARY TUPÃ VANUÍRE

Em nome da Diretoria do Instituto Luiz Bertazzoni de Artes e Cultura e de toda a equipe do Projeto Semeando Esperança, expressamos nossa mais sincera gratidão ao Rotary Club Tupã Vanuire e à Casa da Amizade Vanuire pela valiosa parceria construída ao longo do último ano rotário. Sob a liderança

✨ QUEM SE LEMBRA DO TUPÃ COUNTRY CLUBE? ❤️🌳 por Morio Eduardo Sakuno

✨ QUEM SE LEMBRA DO TUPÃ COUNTRY CLUBE? ❤️🌳Essa imagem resgata um tempo especial… Uma época em que o Tupã Country Clube era sinônimo de diversão, amizade e momentos inesquecíveis.Nos anos 80, quantas histórias nasceram por aqui? Quantos domingos em família, festas, esportes, risadas e novas amizades ficaram guardados na

Conselho de Cultura se reúne para o fortalecimento das políticas culturais em Tupã

Reuniões extraordinária e ordinária debatem editais, Fundo Municipal de Cultura, criação de grupos de trabalho, comunicação institucional e agenda cultural para o município.O Conselho Municipal de Políticas Culturais de Tupã vem intensificando sua atuação na construção de políticas públicas voltadas ao fortalecimento da cultura local. Nas últimas semanas, o colegiado

Agenda Cheia com Diego Luis Rodrigues da Silva

Empreendedor que une visão de negócios, família, fé e compromisso com a comunidade Natural de Tupã, Diego Luis Rodrigues da Silva nasceu em 11 de maio de 1985. Filho de Vilma Maria da Silva e Otávio Rodrigues, construiu sua trajetória pautado em valores que seguem presentes em sua vida: dedicação