mesa posta – um carinho que você merece

O que é mesa posta e o que significa realmente

Receber convidados em casa para um almoço ou jantar especial é uma oportunidade para reunir pessoas queridas. Também pode ser uma atividade muito prazerosa, principalmente para quem gosta de ser o anfitrião e de ter a casa sempre cheia.

O grande segredo para obter sucesso na recepção de amigos e familiares é investir em uma sala de jantar bem decorada e organizada, com uma mesa posta com criatividade e esmero.

Um ambiente bem pensado contribui, e muito, em gerar um clima mais receptivo para os convidados, uma vez que é uma maneira de demonstrar seu capricho e carinho para com eles.

Confira a seguir a importância de uma mesa posta, o que de fato é isso, e como você deve arrumá-la.

estas sugestões são, café da manhã e ceia de  Ilka Ruiz

A importância da mesa posta

A mesa posta é um dos grandes destaques de eventos importantes, como casamentos e festas de aniversário, mas não precisa necessariamente ser esquecida no caso de reuniões mais íntimas e cotidianas. A decoração e organização da mesa podem fazer toda a diferença nessas ocasiões também, deixando suas refeições ainda mais charmosas e agradáveis.

Mesa posta é sinal de boa recepção

Uma mesa bonita e bem arrumada ajuda a enriquecer momentos especiais, como jantares comemorativos e almoços de aniversário, mas também pode ser implementada no cotidiano. Isso irá fazer com que as refeições do seu dia a dia se tornem mais convidativas e especiais.

Essa é uma maneira de se envolver e valorizar ainda mais os alimentos e a sua relação com eles.

E engana-se quem pensa que essa questão é puramente estética! A mesa posta deve ser pensada de forma a dispor e organizar os talheres e a louça, de maneira a facilitar o momento de servir e degustar a comida. Pode parecer complexo no início, mas logo você vai perceber que esse processo rapidamente passa a ser intuitivo. Saiba mais a seguir!

O que é mesa posta?

Não tem segredo! A mesa posta nada mais é do que o ato de organizar elementos como pratos, talheres e copos sobre a mesa, com o intuito de apresentar uma refeição para os seus convidados.

Você pode investir em uma mesa posta quando for oferecer um jantar especial para os seus amigos ou familiares, ou até mesmo quando estiver apenas você e seu parceiro(a). Esse hábito pode ser colocado em prática em qualquer refeição, seja no café da manhã, brunch, almoço, café da tarde ou jantar.

Para começar a entender como funciona uma mesa posta, é importante saber que há um tipo diferente de organização e decoração para cada uma das refeições citadas acima.

Além disso, a sua decoração pode ser personalizada de acordo com o evento em questão. Definir a ocasião é o primeiro passo, e faz a tarefa de pôr uma mesa algo muito mais simples e fácil.

No caso de um churrasco, por exemplo, sua mesa posta pode ser algo mais leve e descontraído, enquanto que para um jantar de noivado a sua mesa requer mais sofisticação. É claro que a mesa posta do dia a dia também é diferente da que você deve montar em ocasiões especiais, pois não há a necessidade de sempre investir em algo super planejado.  

É fundamental levar isso em consideração na hora de montar a sua mesa, pois isso irá ditar a maneira como ela será organizada, além de também te orientar quanto aos detalhes. Antes de qualquer coisa, pense em qual será a ocasião para a qual a mesa será montada, e a partir disso você já pode investir nos elementos que irá acrescentar ao cenário.

Para cada tipo de refeição, há talheres, copos e pratos específicos que devem ser utilizados, mas há alguns itens que são coringas e sempre serão utilizados. Por isso, é importante mantê-los sempre à mão. Confira a seguir quais são esses elementos que irão facilitar a sua vida.

Itens essenciais

É importante atentar para alguns itens que são essenciais, de maneira a garantir que não falte nada na hora da refeição.

Um jogo completo de talheres, um jogo de porcelana, um jogo de copos e um conjunto de sousplat e guardanapos são alguns dos elementos essenciais para montar uma mesa caprichada.

O sousplat garante a perfeita demarcação de lugares dos convidados

Você pode reduzir a quantidade de talheres, copos e taças na mesa posta de acordo com o tipo de refeição, pois nem sempre será necessário adicionar tudo isso à mesa. Em ocasiões mais informais, não há a necessidade, por exemplo, de dispor de três tipos diferentes de talheres para cada prato servido.

Ao invés disso, você pode dedicar-se especialmente à decoração, que é algo também muito importante a ser considerado na mesa posta. Você pode escolher entre utilizar uma toalha de mesa bonita ou jogos americanos para cada convidado, caso a sua mesa seja bonita e apresentável.

A seguir você pode checar algumas dicas para a decoração da sua mesa posta.

É hora de decorar!

Além do tipo de ocasião, a criatividade e a personalidade do anfitrião também podem ser levadas em consideração na hora de decorar a mesa posta.

Um dos elementos preferidos e mais importantes na decoração de uma mesa é o centro de mesa, que pode apresentar um vaso refinado com buquê de flores, um candelabro com velas acesas ou até mesmo uma cesta de frutas, se for o caso de uma ocasião mais informal. Pense no clima que você deseja despertar para a ocasião em questão e configure a decoração de maneira que favoreça isso.

É fundamental atentar aos detalhes, principalmente no caso de ocasiões mais formais. Em grandes reuniões, por exemplo, talvez seja interessante cogitar adicionar marcadores de lugar na mesa posta. Os marcadores podem ser feitos de várias formas, como cartões simples com os nomes dos convidados, etiquetas nas garrafinhas de água, vasinhos de flores com as indicações de nomes, etc.

Marcação de lugares: ideias simples e que fazem a diferença

Lembre-se sempre de escolher elementos que conversem entre si, para dessa forma manter a harmonia da sua decoração. E, claro, sinta-se livre para usar da sua criatividade! Cada detalhe irá contribuir para que o evento seja um sucesso, refletindo seu cuidado com a mesa posta e consequentemente agradando e encantando seus convidados.

Agora, que tal aproveitar um dia dessa semana para se dedicar a fazer uma mesa diferente e surpreender alguém?! Um pequeno ato como esse pode fazer de uma refeição comum algo muito especial.

 

sugestões de mesas de ano novo da internet

Compartilhe esse artigo nas redes sociais

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on email
Email
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email

viva a diversidade – festa do pijama – pocfest eventos

Um super produção organizada por ninguém menos que o DJ Pietro ou Pedro Henrique, com o apoio de seu esposo Ricardo , foi organizado na noite do último sábado a Festa do Pijama,  na estrutura da festa que a muito tempo a comunidade LGBTQI+, aguardava com muita ansiedades pois desde

SOCIAL BY MARÔ VIANA – ANO I -EDIÇÃO 232

Hoje e o dia de nascimento da doce e querida Maria Eugênia Baracat, as tias Fernanda Baracat Jundi  e Maria Eduarda Baracat Sanchez, postaram lindas homenagens a sobrinha muito querida por todos. Parabénssssssss!!!! Músico, construtor, arquiteto e solidário, um verdadeiro cavalheiro, Parabéns Marcos Taylor, que Deus te abençoe sempre Parabéns

batizado Isabel Fiuza Rasi – fotos reginaldo Manente

O batismo é o nascimento. Como a criança que nasce depende dos pais para viver, também nós dependemos da vida que Deus nos oferece. No batismo, a Igreja reunida celebra a experiência de sermos dependentes, filhos de Deus. Por meio desse sacramento, participamos da vida de Cristo. Jesus Cristo é

Studio Mércia Gomes

designer sobrancelha  A sobrancelha, sobrolho ou supercílio é uma pequena porção de pêlos que servem para proteger os olhos de alguns mamíferos, localizando-se logo acima da celha, de onde vem seu nome. A sobrancelha é um retículo que fica acima do olho. Sua principal função é evitar que o suor, a

somos 2k

Para alguns ainda é pouco, eu só tenho a agradecer são 2000 seguidores no Instagram @viana.maro, onde posso compartilhar com vocês as alegrias e acontecimentos, #gratidão

Estúdio Danifit treinamento e Dança – CELEBRA OS 16 ANOS

Ligada no 220, Daniele Tanaka Reynol, ou Dani Fit, mãe, professora esposa, Oficineira, empresaria, adjetivos, não faltam para definir tanta personalidade, na noite de de 16 de outubro, no RESTAURANTE LA EM CASA, concidentemente ela celebra 16 anos de sua luta diária para misturar, musica, dança, exercícios, auto estima, cerca

SOCIAL BY MARÔ VIANA – ANO I – EDIÇÃO 231

Boa dica para sexta, o que acha  daquele gole que deixa até bigode pra começar a sexta! 🤪🍹⠀Factory Drinks: a sua fábrica de bons momentos!🍹🧊⠀#factorydrinks  #happy #sextou #drinks #fabrica #momentos O sulco nasogeniano, conhecido mais popularmente como bigode chinês, é um tipo de ruga localizada redor da boca, que vai do nariz até abaixo

SOCIAL BY MARÔ VIANA – ANO I – EDIÇÃO 230

Fernanda Buono em 20 de outubro de 2021 encerrou  mais um ciclo em sua  vida. Defendeu a monografia da segunda pós-graduação. Em higiene ocupacional na Universidade de São Paulo-USP. Após o termino de seu colegial, ou ensino médio, a vida da Fernanda foi sempre assim, estudos, capacitações, pesquisas, dissertações e

Rolar para cima