O que é cultura do cancelamento? O que significa nos mundos real e digital?

Os antigos costumes do mundo vêm se desconstruindo em longos e dolorosos passos. O racismo passa a ser a cada vez menos tolerado, piadas sobre os hábitos antigos dados às mulheres já não têm mais graça e o bullying online vem sendo combatido por diversas redes sociais. Porém, o mundo, principalmente na internet, agora está em busca da perfeição. Há quem faça comentários desnecessários na internet propositalmente, seja para chamar a atenção ou por querer manifestar seus pensamentos, e também há quem seja contra a ideia de desconstrução social e tem dentro de si ideais enjaulados que parecem nunca ter acesso à modernização. Em ambos os casos, a internet se tornou uma grande justiceira e uma nova forma de justiça social surgiu: a cultura do cancelamento. Cancelar uma pessoa virou uma prática usada por muitos nas redes sociais nos últimos anos, e “cultura do cancelamento” foi eleito como o termo do ano em 2019 pelo Dicionário Macquarie, que todos os anos seleciona as palavras e expressões que mais caracterizam o comportamento de um ser humano.

Mas como funciona isso na prática? Hoje, em redes sociais como o Twitter, vemos diversos famosos ou influenciadores digitais serem “cancelados”, ou seja, sendo excluídos da sociedade para determinada pessoa ou grupo, deixando de existir na vida delas e não permitindo que elas sigam suas vidas sem a devida punição. Algumas vezes é temporário, outras vezes a pessoa cancelada precisa mudar, pelo menos exteriormente, para ser aceita novamente.

dois exemplos de cancelamento em 2020

Gabriela Pugliesi

Em 2020, uma parcela considerável dos cancelamentos se deu por assuntos relacionados à Covid-19 e o desrespeito ao isolamento social. Uma das primeiras personalidades a sofrer um boicote por esse motivo no Brasil foi a influenciadora Gabriela Pugliesi. No dia 25 de abril, Pugliesi fez uma festa e recebeu convidados em sua casa, em um momento de restrições de aglomerações.

Arthur Aguiar

Em junho2020, o cantor Arthur Aguiar foi cancelado nas redes sociais depois de sua ex-mulher, Mayra Cardi, ter postado um vídeo comentando sobre o relacionamento entre os dois. Na gravação, ela falou sobre manipulação e traição por parte do cantor: “Eu vivi um relacionamento abusivo e manipulador onde era extremamente traída durante muitos anos”. Além disso, Mayra comentou sobre como investiu seu dinheiro na carreira do ex-marido, que estava falindo quando a conheceu. A coach de emagrecimento ainda admitiu que tinha conhecimento sobre as traições. “Fui cega, e quando percebi, minha gravidez virou um inferno”, completou. Outro motivo para o canelamento do ator foi quando Arthur postou uma foto com a filha Sofia em suas redes sociais para anunciar que estava se mudando para São Paulo para focar na música. A mudança rendeu ainda mais críticas, uma vez que o público entendeu que o cantor estava deixando a filha em segundo plano.

O ano de 2021 nem chegou a metade , mas esses poucos dias já foram o suficiente para que uma tendência de 2020 continuasse com tudo: o cancelamento. Foram vários os famosos que, seguindo o acontecido no ano anterior, já começaram o novo ano sendo “cancelados”.

 

Confira aqui famosos que já precisaram começar o ano investindo em um reposicionamento de imagem:

Karol Conká

Primeiro e maior cancelamento de 2021, a cantora rapper, antes amada por alguns e odiada por outros, famosos ou não, de repente se tornou a inimiga número 1 da internet. Considerada a grande vilã do Big Brother Brasil, a participante foi cancelada pela forma como tratou os participantes Lucas e Juliette, pela forma debochada de falar com a maioria das pessoas e por ser considerada manipuladora e mentirosa com os participantes do programa.

Ya Burihan

A ex-noiva de Lipe Ribeiro, finalista da Fazenda 12, já se envolveu em polêmicas no mês de janeiro após anunciar o fim do noivado com rapaz e deixar claro que ela havia errado, e não ele. Muitos cogitaram uma possível traição da parte dela – nunca confirmado. Mas Yá não foi cancelada apenas por isso durante este ano. Ela também se envolveu em uma polêmica ao perguntar nas redes sociais onde poderia encontrar um cachorro de raça para adotar. Yá foi considera “sem noção” por perguntar sobre onde adotar um cachorro de raça que custa quase 5 mil reais.

Nego do Borel

Outro cancelamento de famosos que já se arrasta desde 2020, mas que ganhou novos contornos em 2021. O cantor de funk Nego do Borel vem sendo acusado de ser abusivo e agresssivo com sua ex-namorada, Duda Reis. Durante esse ano, o cantor se envolveu em mais polêmicas ao ter um mandado de busca e apreensão para que seu telefone celular e seu passaporte fossem apreendidos para investigações.

toma cuidado você pode ser o próximo

Compartilhe esse artigo nas redes sociais

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on email
Email
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email

João Paulo Machado Mantovani

Em nossa agenda cheia de hoje vamos conhecer um pouco sobre joão paulo machado mantovani curriculo: Possui graduação em Engenharia Agronômica Universidade do Oeste Paulista (2008). Pós Graduação (lato senso) em Gestão de Empresas pela Federação Getúlio Vargas. Mestrado em Agronomia na Área de Produção Vegetal pela Universidade do Oeste

Dieta/Alimentação para os iniciantes de musculação.

Salve Rapaziadinha Leonardo Monteiro na área! O que eu devo comer quando começo a treinar ? Devo focar em emagrecer ou ganhar músculos ? Tenho que cortar os carboidratos para emagrecer agora que estou fazendo academia ?     . Perguntas frequentes no nosso meio, tanto pra quem está começando

𝐀𝐑𝐑𝐀𝐈𝐀́ 𝐃𝐀𝐒 𝐏𝐎𝐂

🗣 ÓIA COBRAAA… SENTEI 🐍 🏳️‍🌈 Pocfest Produções Apresenta: 🤠🌽 𝐀𝐑𝐑𝐀𝐈𝐀́ 𝐃𝐀𝐒 𝐏𝐎𝐂 🌽🤠(ATÉ O SOL RAIÁ – 5hrs de festa + After) 📆 SAVE THE DATE: 2 de JulhoSábado – Dás 23h às 7h (8hrs de festa) 📍Local: @portalbarepub Vocês pensaram que não ia ter Quermesse né?Pois então já

Cripto Day

‼️ Ladies and gentleman! ‼️🎩 Estamos a instantes do Cripto Day, preparados ? 🫢 Uma nova éra, chegou a sua vez de conquistar o novo, bem vindos ao mundo lance certo. 💪👌 🗓 01.Julho (sexta-feira) a partir das 19h00 no Célimo buffet em Tupã-SP, vamos celebrar esse marco em vossas

Tiago Baracat Sanchez e Mariana Flacon

Aconteceu sob a benção dos pais convidados, e o jet set tupiniquim a confirmação do matrimonio do casal Tiago Baracat Sanchez e Mariana Flacon, A  Usina São Domingos Catanduva SP.  foi o palco desta magnifica festa com tudo de bom que ocasião merecia, Aos noivos só posso desejar felicidades.

COLETIVO TIBIRA – LGBTQPIA+

Surge em 19 de fevereiro de 2022. O Coletivo, sob convergência do mártir Tibira do Maranhão, da Revolta de Stonewall e dos movimentos LGBTQPIA+ do Brasil, acaba nascendo tendo um pouco de cada um destes registros históricos. Tupã é uma cidade referência quanto as questões indígenas, tendo forte influencia desde

Elizabeth e Maria Victoria

Final de semana passado o Vale do Canaã viveu um verdadeiro conto de fadas: Contos de fadas são encontrados tanto em tradições orais quanto em literárias. O nome “conto de fada” foi concebido pela primeira vez por Marie-Catherine d’Aulnoy no final do século XVII. Muitos dos contos de fadas atuais evoluíram de histórias seculares,

Rolar para cima