Porcelanato, Piso Vinílico ou Piso Laminado: qual escolher?

Definir qual é o piso adequado para a obra de uma casa ou ambiente de trabalho pode ser uma tarefa difícil. Existem diversas opções disponíveis no mercado, que variam de modelo, cores, materiais e texturas. Então qual piso escolher? Porcelanato, Piso Vinílico ou Piso Laminado?
A resposta depende do gosto pessoal do cliente e, principalmente, do ambiente onde o piso será instalado.
Para te ajudar a selecionar o piso que mais se adequa ao seu caso, vamos destacar três opções que vem fazendo sucesso na área da construção civil: o laminado, porcelanato e vinílico.

Piso Laminado : O piso laminado é composto por painéis de fibra de madeira e oferece conforto térmico nos cômodos interiores da casa, como quarto e sala. Aos que gostam do aspecto estético de madeira, é a opção ideal.
Sua instalação é rápida e descomplicada, além de o material ser de manutenção simples. A limpeza deve ser feita por feltro e produtos neutros. O piso laminado não é tão indicado para pessoas que possuem animais de estimação, por causa da dificuldade de higienização desse tipo de superfície.
O valor de investimento é mais baixo que outros materiais, quando comparado ao vinílico ou a madeira, mas o resultado é basicamente o mesmo. Dentre as desvantagens é válido citar que o piso não pode ser lavado, devido à baixa resistência à água. O contato frequente com o sol pode danificar a peça e ela também não possui a melhor acústica.

Porcelanato

Composto por porcelana e minerais específicos, é um material pouco poroso; logo, não absorve tanta água. O porcelanato oferece resistência, versatilidade e duração, sendo uma das melhores opções em relação aos outros pisos.
O mercado disponibiliza vários modelos, a gosto do freguês, como o porcelanato polido, acetinado, rústico e esmaltado. Todos possuem fácil limpeza e, para a manutenção, deve-se apenas evitar a cera.
A instalação é bem rápida. Muito versátil, o porcelanato pode ser utilizado no chão ou em bancadas e pias de banheiros ou cozinhas. Contudo, seu preço de mercado é um pouco mais elevado que os outros materiais e, por não apresentar conforto térmico, melhor não utilizá-lo em ambientes frios.

Vinílico

Popularmente chamado de PVC, o piso vinílico é feito de plásticos reciclados. Pode ser encontrado na versão de placa, manta ou régua.
O PVC apresenta praticidade e simplicidade tanto na instalação, que só utiliza uma cola, quanto na limpeza, sendo necessário apenas um pano úmido com produto adequado.
Pode ser utilizado em diferentes ambientes, independente da umidade. A única exceção é dentro do box do banheiro. Nos outros lugares, não existe o risco de estufar ou descolar o piso em caso de contato com a água.
Tem um bom desempenho em relação à acústica e conforto térmico, é antialérgico, não mancha e impossibilita a ação de traças ou cupins. Ideal para cômodos com crianças e pets.

É importante que o dono da obra e os profissionais mantenham diálogo constante, garantindo que a escolha do piso atenda às demandas funcionais e do espaço disponível. Além de levar em consideração os desejos e gostos do cliente.

Compartilhe esse artigo nas redes sociais

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on email
Email
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email

SOCIAL BY MARÔ VIANA – ANO I – EDIÇÃO 230

Fernanda Buono em 20 de outubro de 2021 encerrou  mais um ciclo em sua  vida. Defendeu a monografia da segunda pós-graduação. Em higiene ocupacional na Universidade de São Paulo-USP. Após o termino de seu colegial, ou ensino médio, a vida da Fernanda foi sempre assim, estudos, capacitações, pesquisas, dissertações e

SOCIAL BY MARÔ VIANA – ANO I – EDIÇÃO 229

Segundo a doutrina da Igreja Católica, o batismo não só é um sacramento de inclusão na Igreja, no Corpo Místico de Cristo, como também é necessário para a salvação. … Uma vez batizado, o cristão é um filho de Deus e um membro da Igreja e também pertence para sempre a Cristo, se perseverar

SOCIAL BY MARÔ VIANA – ANO I – EDIÇÃO 228

Todo o glamour da noiva Ana Paula Marcuzzo Calderaro, vestida de SANDRO BARROS na festa e a linda daminha Heloisa vestida por Ateliê Zeuda Rebouças ambos os vestidos dignos de princesas até parece obra de arte feito a mão Primos queridos Gustavo Coelho Dias, residente em Maringá e  Leandro Coelho 

SOCIAL BY MARÔ VIANA – ANO I – EDIÇÃO 227

Prof Dr Edmund Chada Baracat Linhas de Pesquisa: Análise morfológica, bioquímica, molecular, imunológica e clínica do sistema reprodutor de mulheres férteis e inférteis. Estudos experimentais clínicos. Aspectos morfológicos, bioquímicos, moleculares, clínicos e terapêuticos no climatério: Estudos experimentais clínicos. Efeitos histomorfológicos, bioquímicos, moleculares, sexuais e terapêuticos no climatério: Estudos experimentais e clínicos Enfoque: Ginecologia

festival Gastronômico – recanto motel

de 16 à 23 esta acontecendo no recanto motel tupã o festival gastronômico, neste período todos os pratos estão com 30 % de desconto, pois como todas as novidades e o recanto prima por serviço de excelência, os ajustes de temperatura e adequação aos pratos você ganha este mega desconto

energia solar – SINERGIA

Estamos colaborando para criar soluções energéticas eficientes. Descubra SINERGIA. O futuro depende do trabalho sustentável que fazemos hoje. Com eficiência em . eficiência Energia Solar. Sustentabilidade. O que é Energia Solar Fotovoltaica? É o resultado da conversão da energia solar em energia elétrica, possibilitando a sua utilização doméstica, comercial, industrial

SOCIAL BY MARÔ VIANA – ANO I – EDIÇÃO 226

Maria Eduarda Baracat Sanchez, celebrou mais um ano de vida recentemente, muitas mensagens, muitos, presentes, grandes carinhos para lembrar o quanto é querida  a matriarca  nos altos da Fazenda Bandeira, um brinde especial a esta data querida Maria Flavia Baracat Sanchez acompanhou todos os destelhes de perto para o editorial

Rolar para cima