são jorge de Capadócia – ogum meu pai

São Jorge: conheça a história do Santo Guerreiro, homenageado neste 23 de abril

São Jorge é um dos santos mais famosos do país. Em estados como o Rio de Janeiro, por exemplo, o dia 23 de abril chega a ser feriado (embora, neste ano, a data tenha sido antecipada por conta da covid-19). Forte e destemido, o santo é sempre lembrado por católicos, sincréticos e até por torcedores de times esportivos, como o Corinthians. Jorge é o padroeiro da Inglaterra e recebe pedidos da Espanha, Portugal, Canadá, entre outros países. Sua imponência é tão grande, que é venerado pelas duas grandes correntes do catolicismo: a Igreja Romana e a Ortodoxa. Sua fama se deve, entre outros motivos, a crença de que morreu por ser cristão e não negar sua fé. 

Biografia de São Jorge

De acordo com a história, Jorge teria nascido por volta do ano 280 depois de Cristo, na Capadócia, Túrquia. Anos mais tarde, mudou-se para a Palestina e se alistou a exército do Império Romano – daí a explicação de ser um soldado em cima de cavalo branco. 

Naquela época, por ordem do imperador Diocleciano, os soldados deveriam perseguir e matar cristãos. No entanto, Jorge se negou a fazer isso. Por esta razão, diz a tradição, foi ele mesmo decapitado em 23 de abril do ano 303 d.C. 

O local do assassinato de Jorge, entretanto, é incerto. Há relatos que dão conta da morte ter acontecido em Israel ou na própria Turquia, onde ele nasceu. 

Santo

“Nos séculos VI e VII já há padres da igreja mencionando São Jorge. Com o fim da perseguição aos cristãos e depois com a cristianização do Império Romano em 380 dC, uma memória dos cristãos que deram sua vida antes dos transformou em mártires”, disse ao portal UOL, o professor do departamento de História da PUC-SP, Fernando Torres Londoño. 

“Com as conquistas dos cristãos do norte de Espanha sobre os territórios ocupados pelos reinos árabes, os santos associados à cultura militar tiveram grande valorização, entre eles São Jorge. Ele passou a ser visto como protetor dos cristãos contra os mouros, como se necessário aparecido no céu para acompanhar os cristãos nas suas vitórias “.

De acordo com os historiadores, as cruzadas foram responsáveis por dar ainda mais força à imagem de São Jorge. “Com as primeiras cruzadas, a fama de São Jorge se expandiu ao retorno dos soldados à Europa. Capelas em nome do santo que teria protegido os cristãos dos cristãos se levantaram por toda Europa e um dos símbolos do santo, uma cruz com as quatro pontas iguais em vermelho, se espalhou por brasões e bandeiras “.

Lenda do dragão

Em 1920, um escriba dominicano reuniu histórias dos primeiros santos. No livro “Lenda Dourada”, a história de São Jorge ganhou novas informações. 

Ao contar a história de Jorge, o escriba falou sobre a história de uma região que sofria com um dragão que contaminava a água e queimava casas. Para acalmar o dragão, virgens eram oferecidas em sacrifício ao monstro. 

“Quando foi a vez da filha do rei, São Jorge teria aparecido montado em seu cavalo. Vencer o dragão, o santo teria cortado a cabeça do animal. Toda a cidade se converteu ao cristianismo depois do episódio”.

Sincretismo brasileiro

No candomblé e na umbanda, São Jorge recebe o nome de Ogum. “O sincretismo religioso nada mais é do que uma atualização da fé do conquistado. Quando os portugueses exigiram para o Brasil e impuseram a fé católica, os escravos negros da matriz africana adaptaram a fé deles. Então, São Jorge virou Ogum, que é o orixá guerreiro “..

Compartilhe esse artigo nas redes sociais

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on email
Email
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email

SOCIAL BY MARÔ VIANA – ANO I – EDIÇÃO 312

Laiana Scaranello, Geminiana da vizinha   Adamantina SP , dona da frase…Apenas por diversão Evoluir leva tempo, mas vale a pena. celebra hoje o dia de seu nascimento como um raio de luz que nos invade com tanta beleza não ia passar em branco, bjs meu amor, Que Deus te abençoe e

Ciranda Cultural – Oficinas Culturais

No dia primeiro de maio teve início, em Tupã, o Projeto CIRANDA CULTURA, realizado pelo Instituto Luiz Bertazzoni de Artes e Cultura. O projeto tem por objeto oferecer às crianças e adolescentes do município oficinas de artes gratuitas em diversos segmentos artísticos, como Ballet, Capoieira, Teatro, Música, Zumba entre outros.

DU CHEFF PIZZARIA TUPÃ – ESPAÇO PRESENCIAL – VISITA TECNICA

È AMANHA …..19h30 Inauguração da Ducheff Pizzaria em modo Presencial, ou seja todo o sabor e excelente atendimento nem ambiente amplo e aconchegante, grandes novidades em um novo cardápio e muitas novidades, os Cheffs Isau Veríssimo e Daniel Medeiros , esperaram a pandemia passar e fizeram tudo com muito bom

SOCIAL BY MARÔ VIANA – ANO I – EDIÇÃO 311

“ Embaixador “ Na melhor versão Gusttavo Lima, o guapo tupiniquim: “ Victor Fernandes “ foi assunto mais uma vez em meio aos flashs, do lance, no último FDS. O jovem gato que acaba de assinar sua carteira em novo conglomerado agrícola da nossa estância, fazendo jus ao estilo de vida

as quatro estações de vivaldi em recanto Motel

A Semana mais romântica do ano está chegando e Recanto traz para você a IV Love Week- nos inspiramos nas 4 estações para que possamos refletir que cada um de nós somos um universo de possibilidades … e vivemos momentos diferentes que precisam ser compreendidos … quando esse universo compartilha

SOCIAL BY MARÔ VIANA – ANO I – EDIÇÃO 310

No mundos dos fashionistas , Moda é coisa de indústria e Estilo cada um tem o seu, como diária “Glorinha Calil”, acho que assim definimos, a criatividade e bom gosto de Fla Baracat, a cada pesquisa para a nova estação ele faz bonito além da pesquisa in loco, ansioso para

odair marcuzzo 70 anos

FAMILIA MARCUZZO, é sempre um grande aprazer estar com vocês, primeiro por todo o carinho e acolhimento com todos, Silvana e Ana Paula, tenho certeza que o Odair esta muito Feliz, todos os detalhes estavam impecáveis, a muito tempo um sábado não estava tão badalado em terra tupiniquins, alias estávamos

03 aninhos do DUDU

Os queridos Amanda e Ricardo Manzano receberam no sábado no Buffet Maquina da Alegria os amigos, vips e familiares para celebrar os 03 anos de Eduardo DUDU Manzano, os avós Lucilene  e Marcelo Sabatine, Martha e Valter Manzano também compartilharam deste momento de muita alegria, e brincadeiras, Dudu espoleta como

Rolar para cima