Tudo que você precisa saber sobre as calças jeans, e seus segredos!!!

O jeans é uma peça básica no guarda roupa de qualquer pessoa. É uma peça “coringa” e versátil que pode ser usada em qualquer momento do dia, seja para trabalhar como para sair a noite.
Uma peça tão clássica e atemporal, ela está presente no dia a dia de milhares de pessoas, compondo looks incríveis que são usados por indivíduos dos mais diferentes e opostos estilos. Além disso, o jeans é muito democrático, podendo ser usado por todos, independente de seu biotipo.
Mas, será que você sabe qual é a história dessa peça tão familiar para todos nós? Você sabe quando foi criado? Ou sua trajetória para chegar no que ele é hoje em dia e o que conhecemos atualmente?

O começo de tudo

O começo da história do jeans começa por volta de 1792 na cidade de Nimes, localizada no sul da França. No princípio, o tecido que conhecemos hoje por jeans era um tecido de algodão sarjado, robusto e durável, que ficou popularmente conhecido com “tecido de Nimes” e, com o tempo, foi abreviado para “denim” e serviu de matéria prima para a calça jeans.
O uso da palavra “jeans” no entanto, não é de origem francesa, mas sim italiana, já que esta é forma jocosa pela qual os franceses se referem aos cidadãos e produtos de Gênova, Cidade no norte da atual Itália e que foi invadida por Napoleão Bonaparte em 1797 e anexada ao Primeiro Império Francês.
Com as transações que foram trazidas pelo novo Império, o denim chegou a cidade de Cristóvão Colombo, e foi lá que ele começou a tomar forma e a cor mais parecida com o que ele é hoje, ou seja, com a cor índigo original.

Contudo, anteriormente, a calça comprida era uma peça de roupa vista como um símbolo de poder masculino.
Somente no final do século XIX que as mulheres começaram a usar calça comprida para se exercitar, já que atividades como andar de bicicleta, por exemplo, eram dificultadas com o uso de saias pesadas.
De início, as mulheres passaram a usar calças bufantes, que se assemelhavam à saias bifurcadas, mesmo sendo ainda bastante volumosas, essa mudança no vestuário já permitia uma maior liberdade de movimento.
A calça foi chamada de “bloomer” em homenagem à feminista Amelia Bloomer, que ficou conhecida por usar a calça comprida em busca de maior conforto no vestuário.

Em Paris havia uma lei que determinava que mulheres estivessem vestindo calças em público podiam até mesmo serem presas. Para usar a peça, era preciso antes pedir uma autorização à polícia.
As nossas calça jeans femininas só começaram a surgir na década de 1960, quando as mulheres começaram a usá-las para trabalhar em minas. Como virou moda, as calças passaram a serem produzidas em grande escala nos Estados Unidos.
Somente na década de 1980, a calça feminina se popularizou em todo mundo. Foi nessa época que começaram a surgir diversas opções de corte, modelos, tecidos, cores e texturas.
Entretanto, ainda há países que abominam o uso das calças, como é o caso do Sudão que possui uma lei desde 1991 que prevê que este é um traje obsceno e a mulher que o usa comete crime passível de pagamento de multas e chicotadas em público.

Sabendo da grande preferência das mulheres pelas calças, muitas marcas de luxo possuem essa peça em suas coleções, como Calvin Klein, Chanel, Armani, Diesel, Balmain, Burberry, Bo.Bô e entre outras.Se antes para as mulheres usar calça comprida era um ato de resistência, atualmente é algo comum. Isso porque, as calças trazem para o universo feminino praticidade e elegância.
 9 modelos de calça que você mulher precisa ter no guarda roupa:

Skinny

A skinny é um dos modelos de calças femininas mais popular e versátil: nunca sai de moda e varia apenas em detalhes e cintura baixa, média ou alta, de acordo com a moda da época. Sua principal característica é ser bem justa ao corpo, do cós à barra, e pode ter variações de comprimento

Pode compor tanto looks formais, se combinada com peças em alfaiataria, quanto looks despojados, se inserida com peças básicas ou se a própria skinny for estampada, como em xadrez ou listas, resultando em algo super jovem e moderno

Cigarrete

A calça cigarrete é muito parecida com a skinny. A diferença está no comprimento (no estilo capri), já que este modelo faz com que a barra termine no tornozelo.
A modelagem cigarrete confere modernidade e estilo à produção e pode ser usada com sapatilhas, rasteiras, mocassins, tênis, botas e também saltos mais altos para looks mais elaboradas.

Boyfriend

Para as amantes de conforto e jeans, as calças no estilo boyfriend não podem faltar.
Essa modelagem traz referências do estilo masculino, com um corte mais folgado que vai afinando para o tornozelo, bastante parecida com o modelo “blommer” das primeiras calças.

A impressão que se passa é que a peça foi “roubada do namorado”, daí o nome “boyfriend”. Com esta peça é possível fazer looks básicos, mas cheio de estilo

pantalona

Sucesso na década de 1970, a calça pantalona continua sendo usada até hoje, mantendo o corte clássico.
Os modelos tradicionais são de tecido lido. Contudo, as calças estampadas no estilo pantalona também tem sido tendência entre as fashionistas. ( tem exemplos no meu instagram @luh_cristal)
O corte da peça é de cintura alta e comprimento longo, sendo o tecido solto no corpo.A pantalona é perfeita para mulheres que desejam aliar o estilo ao conforto.

Flare (confesso e a minha preferida)

A calça flare é uma versão moderna das famosas “boca de sino”, que foram sucesso na década de 1970 com o estilo musical disco.
Este modelo é justo nas coxas e a partir do joelho vai alargando, semelhante a um sino. A modelagem é indicada para equilibrar tipos físicos oval ou triangular, já que a “boca de sino” faz o equilíbrio com o tamanho do quadril.

A calça flare pode ser em jeans ou outros tipos de tecidos que conferem um corte mais social, sendo indicadas para usar no trabalho e em situações que exijam uma produção mais elegante.

Pantacourt

 A calça pantacout confere estilo e jovialidade ao look. Derivadas da pantalona, este modelo possui a cintura alta e uma modelagem mais folgada que termina na altura do joelho ou panturrilhas.

 Para looks mais básicos, os modelos de calças pantacourt podem ser usados com tênis e sandálias. Contudo, elas também combinam com plataformas e sapatos mais altos

Jeans destroyed

A calça jeans destroyed pode ser com recortes mais discretos ou com rasgos maiores. A influência desses modelos é a pegada punk e rock, dos anos de 1980 e 1990

Cintura alta

A calça cintura alta voltou a ser tendência na moda e se tornou um dos modelos de calças mais usados pelas mulheres em todo mundo

A calça cintura alta está entre a preferência por valorizar o corpo da mulher, já que deixa a cintura mais fina e o quadril delineado. Esta modelagem pode ser flare, cigarrete, skinny, boyfriend.Em jeans ou tecido de alfaiataria, toda mulher tem que ter calças de cintura alta em seu guarda roupa.

Mom jeans

 
Com ar de nostalgia, a mom jeans é um dos itens noventistas que voltaram com tudo para a cena fashion. Compondo looks mais sóbrios, a peça é um dos modelos de calça femininas que vieram para ficar, devido à sua praticidade, conforto e versatilidade, além da atemporalidade do jeans.

[Do inverno ao verão, é possível investir na calça, combinando com tênis, salto ou botas. Para continuar no mood básico, invista em uma blusa de cetim lisa e sapatilhas em animal print para combinar com a mom jeans e trazer um toque deluxe à composição.
Como vimos, os modelos de calças são bastante democráticos, podendo ser usados em diversos tipos de ocasiões e mulheres de diferentes biotipos. Escolha aqueles que melhor combinam com seu corpo e estilo e arrase com essa peça coringa do guarda-roupa de qualquer mulher

Dicas de como deixar o seu look com jeans mais estiloso e fashionista

Calça jeans é a peça principal do guarda-roupa básico, mas há dias em que queremos dar um toque moderninho e cool à peça, né? A boa notícia é que há truques de styling que você pode fazer para dar um upgrade no jeans.
seja usando acessórios que você já tem no seu armário, combinando com sapatos diferentes ou, para quem curte customização, colocando a mão da massa para transformar a peça

1- USE UM CINTÃO DIFERENTE (MESMO QUE NÃO PRECISE!)

Mesmo que a sua calça jeans esteja certinha na cintura, experimente usar um cinto diferente para que seu look fique muito mais fashion!

2- USE UM SAPATO COM MEIA COLORIDA

O truque não é necessário na peça, mas experimente usar uma meia colorida ou metalizada com um tênis, uma bota ou até mesmo um sandália. O colorido da meia automaticamente garante um toque cool ao look e faz uma calça básica virar parte de uma produção fashionista

3 - DOBRE A BARRA DA CALÇA JEANS PARA FORA

Essa dica pode até não ser das mais novas mas é um detalhe importante: dobrar a barra da calça para fora, em vez de dobrar para dentro, faz total diferença no look!

4- USE UM SAPATO COLORIDO COM CALÇA JEANS


Outra dica que pode dar mais destaque a uma calça jeans básica é usar um sapato diferente, que seja colorido, estampado ou tenha uma modelagem moderninha. As botas com estampa animal print, por exemplo, são boas alternativas e estão na moda.

5- CUSTOMIZE A CALÇA JEANS!

Esse pode até não ser um truque de styling, mas se você quer transformar definitivamente sua calça básica, tente dar uma carinha nova à peça customizando-a! Você pode costurar bordados, que já vêm prontos, ou fazer rasgos na perna da calça, criando uma modelagem destroyed.

ESPERO QUE TENHAM GOSTADO DAS DICAS DE HOJE E QUE A COLOQUEM EM PRÁTICA DE ALGUMA FORMA , CASO TENHAM ALGUMA DÚVIDA SOBRE ESTE TEMA OU SOBRE OUTRO ASSUNTO.
ME ENVIEM MENSAGEM NO DIRECT DO INSTAGRAM @LUH CRISTAL.
PROMETO TENTAR ESCLARECER TUDO PARA VOCÊS DA MELHOR FORMA POSSÍVEL.
ATÉ A PRÓXIMA! BEIJOS!

Compartilhe esse artigo nas redes sociais

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on email
Email
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email

energia solar – SINERGIA

Estamos colaborando para criar soluções energéticas eficientes. Descubra SINERGIA. O futuro depende do trabalho sustentável que fazemos hoje. Com eficiência em . eficiência Energia Solar. Sustentabilidade. O que é Energia Solar Fotovoltaica? É o resultado da conversão da energia solar em energia elétrica, possibilitando a sua utilização doméstica, comercial, industrial

SOCIAL BY MARÔ VIANA – ANO I – EDIÇÃO 226

Maria Eduarda Baracat Sanchez, celebrou mais um ano de vida recentemente, muitas mensagens, muitos, presentes, grandes carinhos para lembrar o quanto é querida  a matriarca  nos altos da Fazenda Bandeira, um brinde especial a esta data querida Maria Flavia Baracat Sanchez acompanhou todos os destelhes de perto para o editorial

ANA PAULA MARCUZZO E SILVINHO CALDERARO A FESTA

O pensamento que a festa foi um marco na volta a quase normalidade, foi compartilhado por todos, após a cerimonia religiosa o casal Ana Paula e Silvinho receberam os convidados no CTA da CAMAP no BUFFET MIRIAN MARIA, já no local a suntuosidade de um jardim, branco, que a paz

ANA PAULA E SILVINHO CALDERARO – IGREJA MATRIZ DE SÃO PEDRO 08/10/2021

Marcando para muitos a volta a quase normalidade dentro de todos os protocolos de saúde Ana Paula e Silvinho, sob a benção de seus pais (ela) Odair e Silvana Marcuzzo, (ele) Diva “Bellynha” e Silvio Calderaro,   reuniram os  amigos, familiares e famosos em uma cerimônia com muita pompa e circunstância

OUTUBRO ROSA

OUTUBRO ROSA O PODER DOS ALIMENTOS NA PREVENÇÃO Iniciamos o mês de outubro, o mês de prevenção ao câncer de mama. O câncer de mama atinge cerda de 24,5% dos casos novos de câncer em mulheres, sabendo que o câncer de mama tem uma herança autossômica, ou seja, se um

SOCIAL BY MARÔ vIANA – ANO I – EDIÇÃO 225

ELAS FAZEM O BEM, resumindo tudo, muita solidariedade , carinho, amor, e arracadão de alimento com muito exito, costumo dizer que nossa terra é abençoada, cerca de 270 pessoas estiveram prestigiando o evento, o palco foi cedido pelo RESTAURANTE LÁ EM CASA,  e contamos ainda com vários apoiadores desta cauda

Rolar para cima