19 de maio, 2026 06:22

Umbanda em Tupã mantém tradição e celebra quase seis décadas da Festa de Cosme e Damião

A Umbanda em Tupã mantém suas raízes vivas e resistentes, sustentadas por um legado de fé que atravessa gerações. Essa história começou com Dona Jorgina Chagas, personalidade respeitada em Tupã, na região e até mesmo em nível estadual. Conhecida por sua sabedoria espiritual, era consultada por políticos e empresários antes de importantes decisões.

O caminho espiritual seguiu com Zenaide Chagas Garcia e Neuza Chagas, ambas já em memória, mas que deixaram a semente da religiosidade que hoje floresce através de Mãe Júliana de Oxum, herdeira desse legado.

Como resultado de tanta devoção, a tradicional Festa de Cosme e Damião chega perto de completar seis décadas, reunindo fé, amor e gratidão pelas graças alcançadas. O evento é aberto à comunidade e promete momentos de espiritualidade, partilha e celebração da fé.

Cosme e Damião são figuras muito conhecidas no Brasil tanto no catolicismo popular quanto nas religiões de matriz africana, e o sincretismo em torno deles é um dos mais fortes exemplos de como a fé se mesclou historicamente.

No Catolicismo:

  • São Cosme e São Damião foram dois irmãos gêmeos, médicos que viveram na Síria no século III.

  • Conhecidos como “anárgiros” (os que não cobravam pelos seus serviços), atendiam os pobres gratuitamente.

  • Foram perseguidos e martirizados durante as perseguições romanas aos cristãos.

  • A Igreja Católica os canonizou, e sua festa litúrgica é celebrada em 26 de setembro.

No Brasil e no Sincretismo:

  • Durante o período da escravidão, os negros africanos eram obrigados a adotar o catolicismo. Para preservar seus cultos, passaram a sincretizar seus orixás com santos católicos.

  • Cosme e Damião foram associados principalmente aos Ibeji, divindades gêmeas da infância no candomblé e na umbanda.

  • Essa ligação se deu porque ambos representam a alegria, a pureza, a inocência e a proteção das crianças.

  • Além disso, como Cosme e Damião eram irmãos e médicos, cuidadores do corpo, a associação com os orixás infantis ganhou força.

Compartilhe esse artigo nas redes sociais

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Pinterest
Email

8ª Costela ao Fogo de Chão da APAE

Ao som contagiante de Marcos Paulo e Cande, aconteceu a 8ª Costela ao Fogo de Chão da APAE, um dos eventos mais esperados pela comunidade tupãense. Realizado na sede da APAE no dia 17/05/2026, a partir das 11h30, o encontro reuniu famílias, amigos e colaboradores em um verdadeiro momento de

MAIO ROXO

Um mês para conscientizar sobre as doenças autoimunes. Elas acontecem quando o sistema imunológico, que deveria proteger o corpo, passa a atacar o próprio organismo. Muitas vezes os sintomas começam silenciosos: E por trás disso pode existir uma doença que precisa de atenção, acolhimento e tratamento. Algumas das principais doenças

21 SALÃO DE BELAS ARTES ELIZA PÉRICO

21º Salão de Belas Artes de Tupã reúne cerca de 330 pessoas em noite marcada pela emoção, arte e transformação Cerca de 330 pessoas estiveram reunidas no hall de entrada do Grande Hotel Tamoios para a solenidade de abertura do 21º Salão de Belas Artes de Tupã, evento que mais

FEIJUCA DO GUINÉ

🔥 Vem aí mais uma tarde pra ficar na história! No dia 13 de junho, o clima é de festa, música boa e aquele sabor que a gente respeita 😏🍺 O Feijuca do Guiné chega com tudo no Célimo Buffet, reunindo gente boa, energia lá em cima e atrações que

Festival de Pipas dia 17 de maio

O Festival de Pipas 2026 já tem data marcada e promete colorir o céu de Tupã com muita diversão, criatividade e integração familiar. O evento será realizado no dia 17 de maio de 2026, das 8h às 12h, na Rua Faustino Danelitti, 350 – Jardim Itaipu. Promovido pelo Projeto Semeando

4º Desfile das Empregadas Domésticas

Paula Gonçalves resgata tradição e 4º Desfile das Empregadas Domésticas é marcado por grande sucessoNoite especial no Quinta com Arte celebrou reconhecimento, empoderamento feminino e valorização de profissionais essenciais às famílias tupãenses Após alguns anos de pausa, o tradicional Desfile das Empregadas Domésticas voltou em grande estilo na última quinta-feira