Veja quais são as atividades físicas que estimulam o EPOC e aceleram o metabolismo.

Veja quais são as atividades físicas que estimulam o EPOC e aceleram o metabolismo.

EPOC que quer dizer “excess post excersise oxygen consumption”, ou, em tradução livre, “consumo excessivo de oxigênio após o exercício”. Durante a prática de exercícios mais intensos, a utilização do oxigênio é tão grande que o metabolismo acelera pra valer e, mesmo depois do fim do treino, o corpo não volta à situação anterior de repouso imediatamente.

Simplificando, “O EPOC é o intervalo que o organismo leva para se recuperar e retornar aos níveis energéticos de repouso. “Nessas ocasiões, o organismo ainda continua queimando calorias por um bom tempo, mesmo se a pessoa já estiver descansando”, garante Gabriel Signorelli, personal trainer da Academia BodyTech (RJ). Durante o EPOC, o gasto calórico pode se manter a 15% acima do normal, mesmo se estivermos em repouso. É claro que o nível varia bastante de um exercício para outro”.

 

MUSCULAÇÃO

A modalidade lidera o ranking das atividades físicas que mais queimam calorias após o término da prática. Uma hora de treino com intensidade moderada pode queimar cerca de 300 calorias. Seu EPOC normalmente dura de 12 a 24 HORAS, podendo chegar até a 36 ou 48 HORAS (pasme!), dependendo da intensidade, ou seja, do tempo de treino e da carga utilizada. Os exercícios resistidos também trazem outros benefícios, mesmo que a prática não ultrapasse os 30 minutos diários: melhora do condicionamento físico e da postura e aumento da massa magra e do tônus muscular. No entanto, nessa atividade os efeitos do EPOC se prolongam em médio e longo prazo, depois de alguns meses treinando.

CORRIDA

Ela vem em segundo lugar nesse ranking importantíssimo para quem quer mudar radicalmente o corpo. Esse tipo de exercício trabalha principalmente o sistema cardiovascular e, por isso, é ideal para queimar muuuitas calorias. Trinta minutos de atividade em ritmo intenso, diariamente, mantendo a frequência cardíaca em 80%, é o bastante para perder, em média, 450 calorias. E o melhor: após o término do treino, o corpo continua em plena atividade por até OITO HORAS! Além disso, logo nas primeiras semanas de prática você já vai notar muitos outros benefícios: melhora do condicionamento aeróbico, mais disposição para as atividades diárias e um superalto-astral!

LUTAS

Ocupando o terceiro lugar do pódio temos as lutas, como o boxe e o muay thai. Elas mobilizam vários grupos musculares ao mesmo tempo, o que leva a um gasto calórico bem alto. Praticando por cerca de 60 a 90 minutos, em uma intensidade entre moderada e forte, a atividade promove um gasto médio de 800 calorias e ainda faz que o organismo continue queimando as gordurinhas em ritmo acelerado por até CINCO HORAS após o treino. De quebra, a atividade turbina a saúde, aumenta o condicionamento cardiovascular, a resistência muscular, a agilidade e a coordenação motora.

BIKE OU TRASPORT

Pedalar ou fazer transport por no mínimo 30 minutos, com a frequência contínua elevada a 80%, faz que o seu corpo continue gastando calorias por até TRÊS HORAS depois de terminada a atividade, o que aumenta a frequência cardíaca e proporciona um gasto médio de 500 calorias por hora. E tem mais: esse é o tipo de exercício ideal para garantir pernas bem torneadas e bumbum durinho e empinado. 

POWER JUMP

Ocupando o quinto lugar do pódio estão as atividades que envolvem saltos. Uma aula turbinada de power jump, com duração de 50 minutos, faz que seu corpo continue queimando calorias por até UMA HORA E MEIA depois do treino. Você fica sarada, com as pernas e o bumbum super em forma e ainda melhora o seu condicionamento físico. A atividade, que é deliciosa de fazer, ainda queima 600 calorias por hora, em média. 

STEP

Subir e descer escadas traz mais benefícios à saúde e à aparência do que você imagina! Uma aula turbinada de step na academia, por no mínimo 30 minutos, garante que você continue com o metabolismo acelerado por até UMA HORA depois da prática. O gasto calórico chega a 600 calorias por hora. Como se não bastasse, você ainda esculpe a silhueta com um trabalho intenso de pernas e glúteos e turbina a coordenação motora!

TÊNIS

Jogar tênis é ótimo para tonificar o corpo e distrair a mente, já que o esporte é praticado em dupla. O que, inclusive, contribui para que a intensidade desta atividade seja ainda maior. Em 60 minutos de aula, o gasto calórico pode chegar a 600 calorias e ainda promove uma aceleração do ritmo natural do seu corpo, resultando em um EPOC de mais ou menos UMA HORA. Você seca as gordurinhas e ainda trabalha braços e pernas pra valer! A atividade também melhora a coordenação motora, aumenta a força muscular e fortalece ossos e articulações.

DANÇA

Para quem quer eliminar os quilinhos extras e ainda dar uma relaxada geral, dançar é uma ótima opção. Isso porque a atividade mobiliza quase todos os grupos musculares, exigindo que uma série de movimentos diferenciados seja feita em sequência e em um ritmo estabelecido. Por causa desse conjunto de fatores, a dança pode promover um gasto calórico de 350 calorias por aula. E uma ótima notícia: se a prática for mantida em uma intensidade de moderada a forte por até uma hora, sem muitos intervalos, o corpo passará mais UMA HORA em plena atividade, mesmo que você esteja confortavelmente sentada em seu sofá. A dança também ajuda a tonificar o corpo todo, melhora o condicionamento, a coordenação e, principalmente, o humor.

GAP

Praticar 50 minutos da aula localizada com foco nos glúteos, no abdome e nas pernas é o bastante para turbinar esses grupos musculares e desfilar um corpo de dar inveja por aí. A aula queima, em média, 350 calorias, e seu EPOC pode durar até UMA HORA E MEIA, desde que os exercícios sejam feitos em uma intensidade de moderada a forte e com uso de pesinhos.

 

Compartilhe esse artigo nas redes sociais

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on email
Email
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email

DU CHEFF PIZZARIA TUPÃ – ESPAÇO PRESENCIAL – VISITA TECNICA

È AMANHA …..19h30 Inauguração da Ducheff Pizzaria em modo Presencial, ou seja todo o sabor e excelente atendimento nem ambiente amplo e aconchegante, grandes novidades em um novo cardápio e muitas novidades, os Cheffs Isau Veríssimo e Daniel Medeiros , esperaram a pandemia passar e fizeram tudo com muito bom

SOCIAL BY MARÔ VIANA – ANO I – EDIÇÃO 311

“ Embaixador “ Na melhor versão Gusttavo Lima, o guapo tupiniquim: “ Victor Fernandes “ foi assunto mais uma vez em meio aos flashs, do lance, no último FDS. O jovem gato que acaba de assinar sua carteira em novo conglomerado agrícola da nossa estância, fazendo jus ao estilo de vida

as quatro estações de vivaldi em recanto Motel

A Semana mais romântica do ano está chegando e Recanto traz para você a IV Love Week- nos inspiramos nas 4 estações para que possamos refletir que cada um de nós somos um universo de possibilidades … e vivemos momentos diferentes que precisam ser compreendidos … quando esse universo compartilha

SOCIAL BY MARÔ VIANA – ANO I – EDIÇÃO 310

No mundos dos fashionistas , Moda é coisa de indústria e Estilo cada um tem o seu, como diária “Glorinha Calil”, acho que assim definimos, a criatividade e bom gosto de Fla Baracat, a cada pesquisa para a nova estação ele faz bonito além da pesquisa in loco, ansioso para

odair marcuzzo 70 anos

FAMILIA MARCUZZO, é sempre um grande aprazer estar com vocês, primeiro por todo o carinho e acolhimento com todos, Silvana e Ana Paula, tenho certeza que o Odair esta muito Feliz, todos os detalhes estavam impecáveis, a muito tempo um sábado não estava tão badalado em terra tupiniquins, alias estávamos

03 aninhos do DUDU

Os queridos Amanda e Ricardo Manzano receberam no sábado no Buffet Maquina da Alegria os amigos, vips e familiares para celebrar os 03 anos de Eduardo DUDU Manzano, os avós Lucilene  e Marcelo Sabatine, Martha e Valter Manzano também compartilharam deste momento de muita alegria, e brincadeiras, Dudu espoleta como

SOCIAL BY MARÔ VIANA – ANO I – EDIÇÃO 309

“ Diamond “ O seu nome logo me remete o império dos diamantes & joiás finas, que assim como entrelaçaram as mãos no noivado de Ronaldo Nazário “ fenômeno “ & Daniela Cicarelli, faz da joalheria de luxo norte- americana, na famosa esquina Fifth Avenue com 57th Street, em Manhattan :

Leonardo Monteiro – Frango da Maromba

Salve, salve rapaziadinha. Bom, meu nome é Leonardo Monteiro, eu tenho vinte e seis anos, sou morador da cidade de Tupã, São Paulo. sou atleta de fisiculturismo amador com muita honra que eu falo isso hoje depois de muito trabalho duro sou dono da marca e da página Frango da

Rolar para cima