DIA 31 DE AGOSTO DIA DO NUTRICIONISTA.
Hoje se comemora o dia do nutricionista, e vamos dar um rápido giro para conhecer um pouco mais da história dessa profissão indispensável para saúde e longevidade.
A história da nutrição nos remete a mais ou menos á 25 séculos atrás, com Hipócrates.
Hipócrates já com sua visão revolucionaria já observava a importância dos alimentos para a saúde e longevidade, ele observou que os obesos da época tinham a longevidade reduzida, e como alguns alimentos tinham poder na mudança do estado de doentes.
Os gregos cultuavam o corpo como uma representação de poder e seus grandes atletas eram tratados como deuses, podemos ver todas essa evidencias em estatuas e obras da época.
A história da Nutrição moderna como ciência de saúde é relativamente nova. Em 1747, o capitão James Lind realizou um dos primeiros ensaios clínicos registrados sobre a influência da alimentação na saúde do homem. Ele submeteu marinheiros britânicos, que sofriam de escorbuto, a diversos tratamentos.
James lind então iniciou a descoberta da cura para a doença que era responsável por mais mortes de navegadores britânicos do que o inimigo em batalha: o escorbuto.
Com a introdução de laranjas e limões a um grupo especifico James lind chegou a cura da doença que era uma consequência de falta de vitamina c.
James Lind continua a ser lembrado, pois deixou para a história um legado inquebrável: a realização do primeiro ensaio clínico com grupos comparativos em condições experimentais de ambiente e tempo controladas
O cenário da 2º guerra mundial teve um papel importantíssimo para a nutrição, com a implantação de rações e o conceito de suplementação nutricional e valores calóricos.
Desde então a nutrição deu um salto em pesquisas, tanto no combate a doenças como para performance e várias outras áreas de atuação.
O primeiro curso de Nutrição do país foi criado em 1939, no Instituto de Higiene da Universidade de São Paulo (USP), com o nome de Curso de Nutricionistas, por iniciativa de seu diretor à época, prof. Geraldo Horácio de Paula Souza. … A expressão nutricionista passou a ser empregada entre os anos de 1920 e 1925.
Atualmente a nutrição conta com uma variedade enorme de áreas de atuação mas todas dentro de um único contexto prevenção, manutenção e tratamento.
O nutricionista hoje tem o poder de ajudar a prevenir doenças através dos alimentos desde o ventre da mãe, com a nutrição materno infantil, a nutrição clínica abre um leque enorme para tratamentos de várias doenças como obesidade, diabetes, deficiências nutricionais e intolerâncias, a nutrição esportiva trabalha com atletas ou praticantes de atividades físicas.
O nutricionista hoje tem o poder de prevenir doenças através dos alimentos e de recuperar a saúde perdida tudo isso dando razão a frase de Hipócrates: Que seu remédio seja seu alimento e que seu alimento seja seu remédio.