“INSITUTO LUIZ BERTAZZONI DE ARTES E CULTURA CRIA PRÊMIO “MESTRES DA CULTURA TRADICIONAL DE TUPÃ E REGIÃO.

O Instituto Luiz Bertazzoni de Artes e Cultura, ampliando suas atividades,  cria o Prêmio “Mestre da Cultura Tradicional de Tupã e Região”.

O pontapé inicial se deu com o início das discussões para a criação do Sistema Municipal de Cultura, no ano de 2008 quando, o então, vereador Luís Carlos Sanches, reuniu a classe artística e cultural em grandes conferências, o que resultou na criação da Lei “Cidinha Faleiros”, Lei Ordinária nº 4.560 de 23 de outubro de 2011.

Já em seu artigo 1º, inciso VIII a lei cita um objetivo muito importante que é: “Fortalecer as identidades locais, através do incentivo à criação, produção, pesquisa, difusão e PRESERVAÇÃO das manifestações culturais.”. E completa, em seu inciso XI, outro objetivo primordial: “Levantar, divulgar e PRESERVAR o patrimônio cultural do município e as memórias, materiais e imateriais da comunidade e do Município.”.

“A ideia da criação desse prêmio nasceu como uma necessidade do Instituto Luiz Bertazzoni continuar colaborando, de forma ativa, com o desenvolvimento das políticas públicas culturais e auxiliando, incentivando, valorizando e ajudando a preservar a produção cultural e artística do município.”. Explicou Charles dos Passos, Presidente do Instituto.

“Baseado nessa lei, o Instituto Luiz bertazzoni criou o Prêmio “Mestre da Cultura Tradicional de Tupã e Região” que tem como objetivo principal, justamente a PRESERVAÇÃO das culturas tradicionais da nossa cidade. O prêmio institui uma política de transmissão dos saberes e fazeres de tradição popular em diálogo com a comunidade, para o fortalecimento da identidade e ancestralidade do povo tupãense por meio de reconhecimento político, econômico e sócio cultural daquelas pessoas consideradas Mestres de tradição popular.

Neste sentido, o prêmio é parte integrante das estratégias de ação prevista no Plano Nacional de Cultura e do Plano Municipal de Políticas Culturais que propõe a criação de políticas de transmissão dos saberes e fazeres das culturas populares e tradicionais, por meios de mecanismos de reconhecimento formal dos mestres populares e leis específicas, bolsas de auxílio, integração com o sistema de ensino formal, estudo e sistematização de pedagogias e circulação de seus saberes e fazeres.

Os objetivos da criação do Prêmio “Mestre da Cultura Tradicional de Tupã e Região” e suas ações também estão amparados pelo artigo 216 da Constituição Federal de 1988.”. Continuou Charles.

As regras e condições para a participação dos interessados estão sendo definidas pela Diretoria do Instituto Luiz Bertazzoni e, em breve, serão divulgadas em Edital competente.

É certo que todo e qualquer fazedor, mantenedor, conhecedor de saberes e fazeres tradicionais, poderá participar nas mais variadas vertentes, tais como: Rituais e festas tradicionais; Capoeira; Músicas, cantos e danças; Narrativas simbólicas, histórias e outras narrativas orais; Educação e processos próprios de transmissão de conhecimentos; Medicina popular; Culinária; Literatura; Contos; Arquitetura; Manejo, plantio e coleta de recursos naturais; Jogos e brincadeiras; Arte, produção material e artesanato; Desenhos, grafismos, xilogravuras e outras formas de expressão simbólica; Textos escritos; Teatro e histórias encenadas; Audiovisual, CDs, cinema, e etc.

“Haverá premiação em dinheiro, entretanto o mais importante é que o Prêmio “Mestre da Cultura Tradicional de Tupã e Região” tem por objeto identificar, registrar, divulgar, fomentar as manifestações culturais tradicionais, e certificar, titularizando os Mestres da Cultura Tradicional de Tupã. Contribuindo para a proteção, preservação e a transmissão dos saberes e fazeres.” Finalizou o Presidente.

Com isso, o Instituto Luiz Bertazzoni de Artes e Cultura, mais uma vez, age como protagonista de ações concretas para contribuir com a preservação e continuidade das culturas tradicionais e com a consolidação das políticas públicas voltadas à cultura de nossa cidade.

Compartilhe esse artigo nas redes sociais

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on email
Email
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email

SOCIAL BY MARÔ VIANA – ANO I – EDIÇÃO 267

” Girl From SP! ” No dia em que a terra da garoa completa seus 468 anos, em meio a uma terça quente batendo 37 graus, nossa menina tupiniquim não podia estar de fora desta capa. Caroline Sanches, 27 aninhos, nutricionista, faz história na terra da oportunidade, nossa querida São

SOCIAL BY MARÔ VIANA – ANO I – EDIÇÃO 266

” Duelo de Titãs ” Brincando com as palavras em um divertido post do nosso querido Militar tupiniquim; Thiago Sanches, ele pousou neste close em destaque no pôr-do-sol mágico de Maresias, quintal do nosso Bicampeão mundial de surf; Gabriel Medina! Curtindo o verão em folga mais que merecida pelo litoral

TODA VERSATILIDADE DE MACRAMÉ

O macramê (do árabe makrama “guardanapo” ou “toalha”) é uma técnica de tecelagem manual que consiste no uso de nós originalmente usada para criar franjas e barrados em lençois, cortinas toalhas etc. É mais do que provável que tenha surgido com a evolução natural dos nós básicos para um trabalho mais elaborado. por ser uma técnica muito boa para

SOCIAL BY MARÔ VIANA – ANO I – EDIÇÃO 265

“Lar doce lar” Seja muito bem vinda queria amiga Maria Eduarda Baracat Sanchez, após o termino da festas e compromissos familiares a Fazenda Bandeira recebeu ontem o retorno da família, nada melhor que estar em casa com nossos familiares e receber o carinho de todos,  com as energias renovadas,  Dr.

SOCIAL BY MARÔ VIANA – ANO I – EDIÇÃO 264

” P&B ” Já viu a nova campanha infantil da Johnson & Johnson ? Claro que não! esse retrato preto & branco é tão natural e vivo quanto um distante comercial de TV, que sabe lá, quem são os personagens do enredo. Este em questão; é de uma das flores

DEU a LOUCA na DRICA ESTÉTICA e BRONZE

A Drica como você, mulher pensa e quer está bronzeada e arrasando no Carnaval, pele bronzeada e com a aquela marquinha… E aqui alguns BENEFÍCIOS do BRONZEAMENTO Aumenta sua Autoestima Aumenta o Desejo Sexual Absorção vitamina A, C, D e EBomba de hidratação da hidratação da sua pele, além das

SOCIAL BY MARÔ VIANA – ANO I – EDIÇÃO 263

” My Gód ” Como diria meu querido amigo Luciano Huck; soletrando! Meus caros, soletre; UMA AFRONTA! é assim que defino essa surra de click da minha favorite girl: “Ana Luiza Sanches “. A digital influencer tupiniquim, que além de arrastar multidões de likes em sua redes sociais, com seus

SOCIAL BY MARÔ VIANA – ANO I – EDIÇÃO 262

” OMG ” Não dou conta de tanta beleza em uma foto só, com um pôr do sol épico ao fundo, modéstia parte & suspeito a falar; ” Giovanna Sartori ” é o rostinho número 1 no meu top Five do; 014 ao 018, que male male cabe em uma

Rolar para cima