4 de fevereiro, 2025 02:49
Search
Close this search box.

“INSITUTO LUIZ BERTAZZONI DE ARTES E CULTURA CRIA PRÊMIO “MESTRES DA CULTURA TRADICIONAL DE TUPÃ E REGIÃO.

O Instituto Luiz Bertazzoni de Artes e Cultura, ampliando suas atividades,  cria o Prêmio “Mestre da Cultura Tradicional de Tupã e Região”.

O pontapé inicial se deu com o início das discussões para a criação do Sistema Municipal de Cultura, no ano de 2008 quando, o então, vereador Luís Carlos Sanches, reuniu a classe artística e cultural em grandes conferências, o que resultou na criação da Lei “Cidinha Faleiros”, Lei Ordinária nº 4.560 de 23 de outubro de 2011.

Já em seu artigo 1º, inciso VIII a lei cita um objetivo muito importante que é: “Fortalecer as identidades locais, através do incentivo à criação, produção, pesquisa, difusão e PRESERVAÇÃO das manifestações culturais.”. E completa, em seu inciso XI, outro objetivo primordial: “Levantar, divulgar e PRESERVAR o patrimônio cultural do município e as memórias, materiais e imateriais da comunidade e do Município.”.

“A ideia da criação desse prêmio nasceu como uma necessidade do Instituto Luiz Bertazzoni continuar colaborando, de forma ativa, com o desenvolvimento das políticas públicas culturais e auxiliando, incentivando, valorizando e ajudando a preservar a produção cultural e artística do município.”. Explicou Charles dos Passos, Presidente do Instituto.

“Baseado nessa lei, o Instituto Luiz bertazzoni criou o Prêmio “Mestre da Cultura Tradicional de Tupã e Região” que tem como objetivo principal, justamente a PRESERVAÇÃO das culturas tradicionais da nossa cidade. O prêmio institui uma política de transmissão dos saberes e fazeres de tradição popular em diálogo com a comunidade, para o fortalecimento da identidade e ancestralidade do povo tupãense por meio de reconhecimento político, econômico e sócio cultural daquelas pessoas consideradas Mestres de tradição popular.

Neste sentido, o prêmio é parte integrante das estratégias de ação prevista no Plano Nacional de Cultura e do Plano Municipal de Políticas Culturais que propõe a criação de políticas de transmissão dos saberes e fazeres das culturas populares e tradicionais, por meios de mecanismos de reconhecimento formal dos mestres populares e leis específicas, bolsas de auxílio, integração com o sistema de ensino formal, estudo e sistematização de pedagogias e circulação de seus saberes e fazeres.

Os objetivos da criação do Prêmio “Mestre da Cultura Tradicional de Tupã e Região” e suas ações também estão amparados pelo artigo 216 da Constituição Federal de 1988.”. Continuou Charles.

As regras e condições para a participação dos interessados estão sendo definidas pela Diretoria do Instituto Luiz Bertazzoni e, em breve, serão divulgadas em Edital competente.

É certo que todo e qualquer fazedor, mantenedor, conhecedor de saberes e fazeres tradicionais, poderá participar nas mais variadas vertentes, tais como: Rituais e festas tradicionais; Capoeira; Músicas, cantos e danças; Narrativas simbólicas, histórias e outras narrativas orais; Educação e processos próprios de transmissão de conhecimentos; Medicina popular; Culinária; Literatura; Contos; Arquitetura; Manejo, plantio e coleta de recursos naturais; Jogos e brincadeiras; Arte, produção material e artesanato; Desenhos, grafismos, xilogravuras e outras formas de expressão simbólica; Textos escritos; Teatro e histórias encenadas; Audiovisual, CDs, cinema, e etc.

“Haverá premiação em dinheiro, entretanto o mais importante é que o Prêmio “Mestre da Cultura Tradicional de Tupã e Região” tem por objeto identificar, registrar, divulgar, fomentar as manifestações culturais tradicionais, e certificar, titularizando os Mestres da Cultura Tradicional de Tupã. Contribuindo para a proteção, preservação e a transmissão dos saberes e fazeres.” Finalizou o Presidente.

Com isso, o Instituto Luiz Bertazzoni de Artes e Cultura, mais uma vez, age como protagonista de ações concretas para contribuir com a preservação e continuidade das culturas tradicionais e com a consolidação das políticas públicas voltadas à cultura de nossa cidade.

Compartilhe esse artigo nas redes sociais

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Pinterest
Email

MON PETIT – A PROMOÇÃO CONTINUA

Que ideia genial da Mon Petiti! Comemorar mêsversário oferecendo promoções em forma de presentes para os clientes é uma maneira super criativa de celebrar e engajar. 🎉👕 Descontos progressivos e a chance de renovar a coleção dos pequenos com estilo e preços incríveis são combinações perfeitas para atrair quem busca

SOCIAL BY MARO VIANA

Que maravilha! É sempre emocionante ver produções brasileiras ganhando reconhecimento internacional, especialmente no Oscar. Fernanda Torres é uma atriz brilhante, e isso combinado com uma equipe talentosa de produção só podia resultar em algo grandioso. Essas três indicações são uma prova do impacto cultural que o Brasil tem no cenário

SOCIAL BY MARO VIANA

Amaury Baião, Que prazer imenso poder te parabenizar por mais um ano de vida! Tenho certeza de que hoje será um dia muito especial, cheio de alegria, carinho e momentos inesquecíveis. Que esta nova etapa traga ainda mais realizações, saúde e felicidade para sua vida. Parabéns! 🎉🎂✨ Certamente, essa turma compartilha momentos

40 ANOS GRUPO FÊNIX DE TEATRO

Que celebração especial para o Grupo Fênix de Teatro! A trajetória de 40 anos é um marco significativo para qualquer instituição artística. No dia 22 de janeiro, há 40 anos, nascia o Grupo Fênix de Teatro. Desde suas primeiras encenações, o grupo já mostrava ao mundo a que veio. Durante

DR. LUIZ ROBERTO PIRES CALIANI – FORMATURA

Três dias de celebração inesquecíveis marcaram a conquista de Luiz Roberto Pires Caliani, que, após anos de esforço, estudos e dedicação, alcançou o sonho de se formar em Medicina pela FFUNEP Fundação Educacional de Penapolis.   🎓💉 A tão esperada festa de formatura aconteceu no sofisticado Villa Conte, em São José do Rio

TARDEZINHA-QUINTAL DA FACTORY

O rolê de sábado no Quintal da Factory foi realmente um sucesso, começando cedo, às 16 horas, com uma vibe incrível! Ao som do talentoso DJ Ricardo Costa, do Grupo Ki Moral e do cantor André Felix, a mistura de ritmos garantiu uma energia contagiante. Entre óculos escuros e lentes

Reunião das amigas

Todas nós precisamos ter tempo de qualidade com pessoas especiais. Aliás, faz quanto tempo que você não se reúne com suas amigas para um bate-papo? Apesar da correria do dia a dia, dos afazeres domésticos, do trabalho, do cuidar dos filhos, do relacionamento, não podemos deixar nossas amizades de lado.

SALVE OXOSSI REI – CENTRO ESTRELA D´ALVA

Que relato emocionante e cheio de significados! A inauguração do Centro Estrela D’Alva II certamente foi um marco importante para a continuidade desse trabalho de fé, agora liderado pela família Chagas. A presença do vereador Charles dos Passos Sanches, com seu respeito e conhecimento sobre a cultura de matrizes africanas,