“A vida é a nossa grande mestra. Tudo o que nos acontece, está de algum modo nos favorecendo, seja para nos melhorarmos, seja pra nos despertar da nossa zona de conforto, ou mesmo para adquirirmos alguma habilidade ou mudarmos algum aspeto. O propósito é sempre o aprimoramento”
SOBRE OS PRETOS VELHOS :
Preto velho ou Pretos-velhos são uma linha de trabalho de entidades de umbanda. São espíritos que se apresentam sob o arquétipo de idosos africanos que viveram nas senzalas, majoritariamente como escravos que morreram no tronco ou de velhice, e que adoram contar as histórias do tempo do cativeiro. São considerados divindades purificadas. Sábios, ternos e pacientes, dão o amor, a fé e a esperança aos seus afilhados. O preto velho, na Umbanda, está associado aos ancestrais africanos, assim como o caboclo está associado aos índios e o baiano aos migrantes nordestinos. Os Pretos velhos seriam as entidades mais conhecidas nacionalmente, mesmo por leigos que só ouviram falar destas religiões afro-brasileiras. O Preto velho é lembrado também pelo instrumento que normalmente utiliza, o cachimbo.
O QUE PEDIR AOS PRETOS VELHOS? Quando buscamos ajuda aos Pretos Velhos, podemos pedir por orientações em nossas vidas, conforto emocional, cura física e espiritual, e até mesmo por proteção contra energias negativas. É importante lembrar que eles não resolvem problemas materiais, mas sim ajudam a fortalecer nosso espírito para enfrentar os desafios.
COMO AGRADAR OS PRETOS VELHOS? Para agradar os Pretos Velhos, suas velhas são preto e branco As comidas prediletas deles são café, bolos, fubá, milho e outros alimentos naturais como batata doce, tapioca, mandioca e tudo o que comiam na época do Brasil colonizado. As oferendas devem ser feitas com respeito e consciência, evitando o desperdício e a poluição e somente se a entidade solicitar.
POR QUE O DIA 13 DE MAIO É CELEBRADO COMO O DIA DOS PRETOS VELHOS? Essa data marca a assinatura da Lei Áurea, que aboliu oficialmente a escravidão no Brasil. Para a Umbanda, é um dia de reverência e homenagem aos Pretos Velhos, que foram escravizados e lutaram pela liberdade.