O 7º Festival de literatura da Estancia turística de Tupã é ação cultural realizada pelo Instituto Luiz Bertazzoni de Artes e Cultura à sociedade tupãense como contrapartida ao edital nº 04/2021 aberto pela Prefeitura de Tupã com recursos oriundos da Lei Federal “Aldir Blanc” (Lei nº 14.017/2020).
“O resgate desse festival, feito pelo Instituto Luiz Bertazzoni de Artes e Cultura, é de suma importância, pois é uma ação que tem como um de seus principais objetivos, incentivar a leitura”, disse o prefeito Caio Aoqui. E isso vai de encontro ao proposto por esse edital aberto pela Prefeitura de Tupã, assim, mesmo durante a pandemia, pudemos promover ações que valorizem o desenvolvimento da criação literária de nossas crianças e artistas”, finalizou.
O 7º Festival de Literatura, compõe o Prêmio Nacional de Artes da Estância Turística de Tupã, criado pela Lei Municipal nº 4.650/13, de autoria do, então vereador, hoje Subsecretário de Cultura de Tupã, Luís Carlos Sanches. “Os Festivais criados pela Lei Municipal nº 4.650/13 tem o objetivo de estimular e incentivar as ações culturais e a produção cultural em nosso município. Pensado como forma de também contribuir com o desenvolvimento do turismo local, os festivais são um poderoso instrumento para o desenvolvimento cultural e econômico de nossa estância turística.” Comentou Luís Carlos.
Já em fase de finalização, o 7º Festival de Literatura contou com várias ações realizadas em parceria com a Secretaria de Educação, e as Academias de Letras de nosso município. A ACLAT, Academia de Ciências Letras e Artes de Tupã e a AELAT, Academia Estudantil de Letras e Artes de Tupã. Já o concurso de Poesias, outra ação do Festival, contou com a participação de vários poetas e escritores de nossa cidade. Compuseram o corpo de juradas competentes que escolheram as poesias e frases, as professoras Iolanda Constantino Soler, Maria Célia Fernandes e Zilá Soler Fernandes Herrero. As poesias e frases selecionadas, farão parte de uma antologia, um livro contento todos esses trabalhos, o qual será lançado em data próxima.
Lei Aldir Blanc
Segundo o presidente do Instituto Luiz Bertazzoni Charles dos Passos, esses editais abertos com recursos da Lei Aldir Blanc, são de suma importância para os artistas poderem voltar a produzir após esse período de pandemia. “Vimos a necessidade de realizar festivais, mostras, ações e eventos culturais, durante a pandemia e esses recursos vieram em momento mais que oportuno. Nosso Festival de Literatura pôde motivar e incentivar os escritores e poetas de Tupã, e só foi realizado graças à Lei Aldir Blanc. Tupã conta com 3 academias de letras, e vários escritores e poetas, enfatizou Charles.
Homenageado
Já é uma tradição que em todos os Festivais realizados pelo Instituto Luiz Bertazzoni de Artes e Cultura, seja homenageado um artista do segmento. Assim também é feito na Mostra Fênix de Linguagens Cênicas. E o homenageado do 7º Festival de Literatura – Prêmio Nacional de Artes da Estância Turística de Tupã é o escritor e poeta “Carlos Marcos Faustino”. Faustino é Poeta, Escritor e Ator. Ele é formado em Ciências Contábeis – Faculdade Ciências Contábeis de Lucélia, Direito – Faculdade de Direito da Alta Paulista- FADAP- Tupã e Letras – Unimar- Universidade de Marília- Campus Tupã. É ator do Grupo Fênix de Teatro desde dezembro de 2007, participando de várias produções como “Lampião e Maria Bonita no Reino Divino, “A Fantástica Batalha do Viajante Maltrapilho”, “Kworo Kango, Histórias e Memórias”, “As Aventuras de Pedro contra a Dengue”, entre outra. Como escritor e poeta, participou de diversas antologias publicadas pelo país. Também é membro das Academias de Letras Tuãenses ACLAT e ATLECA.
Haverá uma cerimônia de entrega dos livros e troféus aos participantes que será definida assim que houver a publicação da antologia.
A programação completa do evento será divulgada em breve.