Não lembro em que momento comecei a sentir.
Na verdade, acredito que nenhum de nós sabe quando realmente percebemos que sentimos, apesar de existir aquela frase “desde que me conheço por gente, […]”.
Entretanto, algo que sempre me intrigou é o que chamamos de “saudade”, já que ela e minha melancolia andam de mãos dadas, logo é uma constante na minha vida.
Durante nossas vidas, somos marcados por muitas coisas, inclusive perdas. Tudo na vida são perdas e ganhos, renúncias e prioridades
É como se precisássemos nos reinventar constantemente, já que o que está aqui hoje pode não estar aqui amanhã, e se não o fizermos, seremos soterrados pelo passado e garanto a vocês que ser sufocado pelo que não existe mais é muito mais doloroso pelo que não aconteceu ainda. Se bem que o passado e o futuro é uma pista de mão dupla, mas enfim…
Por mais que programemos nossa rota na vida, quase nunca ela vai de acordo, e está tudo bem.
Algumas pessoas — eu incluso — podem ficar presas no passado, e isso não é bom.
Sempre teremos que fazer escolhas, logo, renunciar.
Lidar com situações, pessoas e momentos que estavam conosco antes e já não estão pode ser assustador.
Há algum tempo, doei meu cabelo, e quando escovava os dentes e me olhava no espelho, me sentia estranho. Sentia falta dele. Contudo, uma sensação de satisfação me acolhia por saber que, naquele momento, ele estava ajudando outras pessoas. Foi por um bem maior.
Em outros momentos, tive perdas de todos os tipos, principalmente de pessoas. Algumas ainda estão por aqui. mas não temos mais contato, outras já passaram pro outro lado, mas ainda sinto falta de todas. Porém, sigo em frente. A vida continua.
Sabemos que realmente amamos quando aceitamos que eles tinham que partir, que nossa jornada juntos não era mais para acontecer. Pode doer no começo, mas é gratificante saber que, mesmo de longe, aqueles que apreciamos estão bem, e melhorando como seres cada dia mais. Alcançando sonhos e os tornando realidade. Em outros casos, saber que o passado não vai mais acontecer, seja por pessoas que não estão mais entre nós ou momentos que, literalmente, não vão acontecer da mesma forma, já que isso é impossível.
Aceitar que estamos passando por novas fases requer de nós uma maturidade emocional considerável.
Certo dia, um querido professor me disse que a saudade é o amor que fica, e desde então tive outras perspectivas.
Não tenho a menor ideia de quem este texto vai alcançar, mas caso um dia ele chegue à pessoas que um dia estiveram comigo e por algum motivo já não estão, espero que saibam que estamos sob o mesmo céu, e ainda lembro de cada um de vocês. As boas memórias serão compartilhadas pelos ventos que correrão por cada continente, e o amor, bom, vai bater até o dia em que meu coração decida que minha jornada acabou.
A saudade é o amor que fica…
SOCIAL BY MARO VIANA
🌸 Martha Manzano celebrou mais uma primavera em grande estilo! 🌸 O final de semana foi de pura alegria, cercado pelo carinho e apoio dos amigos, que fizeram questão de tornar a data ainda mais especial. Entre sorrisos, abraços e boas energias, a comemoração foi marcada por momentos inesquecíveis! 🎉✨ 🎉