Fabiane Ortega ricci no fundo, a pianista Maria Inês e a professora de São Paulo, Rosana Alves com as alunas
Comemorando o Dia Internacional da Dança, a equipe da Escola de Dança Fabiane Ortega entrevistou a diretora para o Brasil e América do Sul da Royal Academy of Dance (RAD), um dos maiores sistemas de ensino em dança em todo o mundo, cujo método Fabiane adota em sua escola em Tupã.
EDFO Como foi o início da Royal Academy of Dance no Brasil?
M.C. Kenny – O método RAD foi trazido ao Brasil por Dalal Achcar, a grande Dama da Dança no Brasil. Oficialmente, começou em 1970, com cursos no Rio de Janeiro e em São Paulo.
EDFO - Em quantos Estados a RAD atua no Brasil?
M.C. Kenny – No Brasil, a RAD está presente nos estados de Amazonas, Pará, Piauí, Pernambuco, Sergipe, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Temos quase 500 escolas filiadas em todos esses estados. ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
EDFO – Como é a prova em si? O exame exige todo um ritual, não é?
M.C. Kenny – Sim, Dentro da sala de exame, permanecem apenas os candidatos (no máximo 4 para o exame e 8 para as aulas premiadas), a examinadora e a pianista. Os estudantes são avaliados pela técnica, exercícios de barra e centro, nas partes de adágio e alegro, musicalidade, pela apresentação no todo e nas variações de cada nível. E, claro, nos níveis mais avançados, pelo trabalho na sapatilha ponta. As avaliações são feitas por profissionais que são constantemente treinadas para que os resultados seja, equivalentes. E isso, no mundo inteiro, inclusive em Tupã.
EDFO – Por falar em Tupã, qual a importância da presença da RAD no interior profundo do país?
M.C Kenny – A presença da RAD em todo o país é importante para que a qualidade do ensino de ballet seja parâmetro para todos. Os pais podem sempre contar com a certeza de qualidade, numa escola filiada à RAD.
EDFO - A RAD atua em quase todo o território nacional. Qual a importância da dança e, em particular, do balé para a sociedade brasileira?
M.C Kenny – Eu acredito piamente na famosa frase “só a arte pode nos salvar” e por isso, acho que toda e qualquer arte deve ser incentivada. Porém, a Dança, que é inerente ao ser humano, é uma das melhores opções para a “educação artística” de uma criança. No Ballet, a criança desenvolve muitas outras coisas importantes além dos passos: uso do espaço, musicalidade, trabalho em grupo, emotividade, criatividade, disciplina e através dos exames, objetivos e desafios, que a ajudarão em outros campos de atividade, por toda sua vida.