Dedico este texto para todos aqueles
que estão em conflito, dentro de si
Para aqueles que, mesmo perdidos
Buscam encontrar seus próprios caminhos
Muitas vezes, assisto o Sol nascer, mas percebo que ele não me aquece.
Que estranho…
O dia está tão bonito lá fora, mas por que não consigo sair de dentro do quarto? Também tenho tanto a fazer, mas me sinto tão desmotivado…
Às vezes parece que a chuva não para, e eu não me incomodo em me molhar, na verdade, já esperei que as gotas me afogassem, e pelo visto, não o fizeram.
Me pergunto se alguém consegue me ouvir ou se estou falando apenas para mim mesmo. É como se eu estivesse no espaço sideral, e meu pedido para voltar à Terra fosse ignorado, e esse silêncio é ensurdecedor.
Estas são algumas das formas que eu descreveria como a mente de alguém diagnosticado com depressão se parece. Experiência própria.
Ouço falarem que a vida é um leão por dia, e não nego, ainda mais quando a fera se encontra dentro de nossa cabeça. Estamos acostumados em julgar as circunstâncias de forma rasa, pela aparência, e sei que os leões são animais imponentes. Não é à toa que são considerados os reis da savana, mas gostaria que pensassem comigo um pouco.
Para algo estar dentro da sua cabeça, certamente é menor que você. Um felino selvagem tem o mesmo tamanho que uma flor.
Dente-de-Leão, é como é chamada uma planta, que muitas vezes a encontramos em terrenos baldios. Ela é, inclusive, muito frágil. Além de ser formada por pequenos fiapos que, com um sopro, se vão com o vento. Esse leão que nos amedronta, tem seus dentes assim.
O rugido da incerteza de dias melhores nos assusta, mas cada abate por dia nos deixa, sim, mais forte.
Como Teseu, no mito do Minotauro, que se alimentou desta flor por muitos dias para se fortalecer e derrotar a criatura, assim vamos vivendo.
A verdadeira vitória não é ganhar sempre, mas se levantar em cada derrota, disposto a combater mais um dia. Não venho aqui dizer que estamos no mesmo barco, e que vai passar, porque sei o quão maçante é ouvir isso, ainda mais quando nossas experiências dizem o contrário.
Eu sei que está difícil, tudo parece estar errado e você tem medo de tudo ir por água abaixo novamente, mas tenha calma. Você já suportou todos os seus piores dias; eu acredito em você.
Eu sei que não está tudo bem, e… tudo bem! Tudo bem em não estar tudo bem.
Se você não conseguir ter um bom dia, tenha apenas um dia. Faça apenas o que conseguir; se hidrate, se alimente, se cuide.
É a primeira vez que fui solicitado para escrever, abertamente, para um público que sempre tive o interesse de alcançar; aqueles que se sentem perdidos, deixados de lado, sozinhos. Minhas palavras são sinceras, pois como vocês, eu também me sinto assim, e aí que está nossa força. Não sei quem vai ler esse texto, mas sei que não sou o único que me sinto assim, e isso me motiva a melhorar, pois um dia alguém vai saber que alguma pessoa se sentiu como ela e superou essa angústia e solidão, então por que com ela seria diferente?
Há muitas formas de lidarmos com a depressão, mas sempre que possível, busque ajuda profissional. Converse com algum amigo, alguém que se importe. Se não houver ninguém, converse consigo mesmo; te garanto que, no final, essa é a única pessoa que não vai vacilar com você.
O lado bom de estar no fundo do poço, é que nosso único caminho é a saída dele.
Portanto, meus amigos, não se esqueçam que não precisamos estar bem sempre. É completamente aceitável ter deslizes. O ser humano é inconstante.
Não fuja do leão que a mordida é como flores pois seu rugido fala mais alto que nossa coragem, enfrente-o sabendo que a saída do labirinto está logo em frente.