A história de Santa Teresinha do Menino Jesus é marcada por uma vida de humildade, simplicidade e confiança em Deus. Ela foi uma religiosa carmelita francesa que viveu entre 1873 e 1897, e é considerada uma das santas mais conhecidas e veneradas da Igreja Católica: Nasceu em Alençon, França, em 2 de janeiro de 1873. Com 15 anos, entrou no Mosteiro das Carmelitas em Lisieux, com a autorização do Papa Leão XIII. Morreu de tuberculose em 30 de setembro de 1897, aos 24 anos. Foi canonizada pelo Papa Pio XI em 17 de maio de 1925. Em 1927, foi declarada Patrona Universal das Missões Católicas pelo Papa Pio XI. Em 1997, foi declarada Doutora da Igreja pelo Papa João Paulo II. Santa Teresinha é considerada a padroeira da Missão, pois oferecia a Deus todos os seus gestos e sacrifícios, mesmo os mais pequenos, na intenção da Igreja e pela salvação das almas. A história de Santa Teresinha é marcada por muitos sofrimentos, como a perda da mãe, a ida das irmãs para o Carmelo, a separação do pai e o seu adoecimento com tuberculose.
A história de Santiago de Compostela está relacionada com o apóstolo Tiago, a descoberta do seu túmulo e a construção da Catedral de Santiago de Compostela: A lenda diz que o apóstolo Tiago viajou para a Península Ibérica para difundir o cristianismo, mas foi martirizado na sua viagem de regresso à Judéia. O seu corpo foi levado secretamente para a Ibéria e sepultado. No século IX, um camponês descobriu por acaso o túmulo do apóstolo. A partir daí, peregrinos de toda a Europa começaram a deslocar-se para a região. A Igreja Católica reconheceu a área como um centro de peregrinação e a cidade de Santiago de Compostela foi construída em torno do local. A Catedral de Santiago de Compostela foi construída em três fases, entre 1075 e 1168. Os restos mortais de São Tiago estão depositados na catedral da cidade e não foram remetidos ao Vaticano. A história do Caminho de Santiago de Compostela está ligada à história da Europa. O Caminho de Santiago foi um espaço de aculturação de ideias, costumes, técnicas e civilizações.
Nossa Senhora Desatadora dos Nós é conhecida na Argentina desde a década de 1980, chegando ao Brasil aproximadamente há dois anos. A sua festa litúrgica é celebrada no dia 15 de agosto. A primeira capela erguida em sua honra foi inaugurada em setembro de 2000, na paróquia Sant Ana, no balneário de Búzios, Rio de Janeiro. O título e a devoção remontam a 1700. Baseiam-se numa pintura de Johann Schmittdner, artista alemão, inspirada na visão que o apóstolo João teve da Virgem Maria (cf. Ap 12,1). Nossa Senhora Desatadora dos Nós é invocada para a solução das dificuldades do cotidiano. Maria é representada como “desatadora de nós”, papel que desempenhou desde as bodas de Caná, tirando os noivos do aperto, até a sua vitória definitiva, cantada no Apocalipse. Merecem especial menção os nós da vida familiar, para cuja solução muito contribui o recurso a Maria. A novena nos ajuda a meditar em todas as dificuldades da vida e nos leva a uma atitude profunda de ação de graças pelos benefícios recebidos.
São João Batista é um personagem bíblico que teve um papel fundamental na história de Jesus Cristo: Foi o precursor de Jesus, anunciando sua chegada e a salvação que ele traria Batizou Jesus nas águas do Rio Jordão Era primo de Jesus, filho de Isabel, que era prima de Maria, a Mãe de Jesus foi o último profeta de Israel Pregou a conversão e o arrependimento dos pecados através do batismo Foi um líder religioso que exaltava a importância da virtude e da retidão. A Igreja Católica celebra o dia de São João Batista no dia 24 de junho. Esta data é o auge das festas juninas, que são alegres e coloridas e que o Brasil herdou da tradição católica portuguesa. Algumas características de São João Batista: Era descrito como a voz que clamava no deserto; Usava um traje de pelo de camelo e alimentava-se de gafanhotos e mel silvestre ; Foi aprisionado por denunciar a união incestuosa do rei judeu Herodes Antipas ; Foi morto por Salomé, filha de Herodes Filipe e Herodiades, que entregou sua cabeça em uma bandeja em um banquete ; São João Batista é patrono de muitas cidades, como Turim, Genova e Florença. Em Roma, está consagrada à sua memória a Basílica de São João de Latrão.
CONTUNUA A Exposição de Presépios Natalinos:
Venha reviver a magia do Natal e a tradição da representação do nascimento de Jesus! O Museu de Arte Sacra de Tupã convida você para a Exposição de Presépios Natalinos, que estará em exibição até 31/01/2025.
📅 Segunda a sexta: das 9h às 12h e das 13h30 às 18h
📅 Sábado: das 9h às 13h
📍 Local: Rua Iporans, nº 1253 – Tupã-SP (Museu de Arte Sacra Franciscano de Tupã)
Uma oportunidade única de conhecer presépios de diversos estilos e tamanhos, cuidadosamente montados para encantar o público e trazer o espírito natalino. Ideal para toda a família!