TODA VERSATILIDADE DE MACRAMÉ

macramê (do árabe makrama “guardanapo” ou “toalha”) é uma técnica de tecelagem manual que consiste no uso de nós originalmente usada para criar franjas e barrados em lençois, cortinas toalhas etc. É mais do que provável que tenha surgido com a evolução natural dos nós básicos para um trabalho mais elaborado. por ser uma técnica muito boa para diversas atividades. O macramê pode ser usado como fonte de renda para algumas pessoas e famílias.

Mariana morcelli, mari, ou @maricota.macrame, conheca suas peças pelo instagram e conheçam um pouco sobre a arte do macramé

A respeito da arte do macramê chegou na vida da Artesão,   porque ao longo dos anos fez vários eh artesanatos como por exemplo o bordado, a costura, a pintura.  Mas nenhuma despertou a identidade criativa. Em tempos de pandemia após alguns estudos sobre as técnicas do artesanato  conheceu tudo e se apaixonou pelo macramê.  Aprendeu tudo sozinha sobre a história do macramê vindo na atualidade, em roupas, decoração, no paisagismo, e acessórios. e o melhor descobriu uma nova forma como fonte de renda, seus trabalho já foram apreciados em feiras e em seu ateliê ,  mãe, casada, mãe de dois filhos , a artesã uniu o útil ao agradável, hoje a Artesão divide seu tempo em cuidar da casa, filhos, casamento e profissão

@maricota.macrame

Rua Suzan karacas Hunner 480 pq universitário II

Telefone para contato (14) 99191_5476

Etimologia

Não se sabe com certeza de onde veio o nome macrame, mas geralmente concorda-se que não é uma palavra francesa, como parece ser; a opinião da maioria é que deriva da palavra árabe migramah; isso parece razoável tendo em vista o longo uso da palavra na tecelagem árabe. Migrama, literalmente significa ‘proteção’, e passou a significar o xale ou a cobertura de cabeça que é comum aos árabes. A derivação é reforçada pelo fato de que na língua turca, que é aliada ao árabe, existe a palavra mskrama, que se refere a toalha ou lenço com franjas, ‘franja’ sendo a conexão principal.

História

Os espanhóis aprenderam o ofício com os mouros e o espalharam pelo sul da Europa no início do século XIV. Era uma arte bem estabelecida na França entre os séculos XIV e XV, sendo conhecido como filet-de-Carnassiere,[3] e introduzida na Inglaterra no final dos anos 1600.

O macrame floresceu na Itália nos séculos XVII e XVIII e gozou de enorme popularidade durante todo o período vitoriano, quando as senhoras passavam o tempo criando franjas sofisticadas e todos os tipos de enfeites amarrados.

As freiras da Espanha e da França, especialistas em todas as formas de bordar e fazer rendas, foram rápidas em ver as possibilidades desse nó decorativo e o desenvolveram a partir de suas franjas originais, em curso de lã, em uma linda, fina e atada renda. Tornou-se parte da cena geral da Igreja; e hoje existem várias pinturas contemporâneas que podem ser vistas em museus e catedrais, particularmente no Hemisfério Norte, que mostram temas religiosos com macramê, com roupas e panos de altar.

Foi especialmente durante o meio do século XIX, na Inglaterra vitoriana, que o macrame se popularizou como um artesanato complementar para a decoração de interiores que já eram excessivamente ornamentados e super-decorados. 

Terminologia

Fio de montagem

Quando o trabalho não é montado diretamente sobre uma peça de tecido, fivela, argola, uma haste de madeira, bambu, etc; é preciso montar o trabalho sobre um fio ou cabo. Após o término o fio poder ser retirado ou rematado.

Nó de montagem

Também chamado de “nó de cabeça de calhandra”, é o nó usado para dispor os fios sobre o fio de montagem. Há também o nó de montagem invertido.

Nó simples

Também chamado “nó de passamanes”, “nó de frivolité“, “volta de fiel” ou “nó de botoeira” é o nó básico simples ao redor de um fio, pode ser feito no sentido horário ou anti-horário.

Nó festonê

O nó festonê é constituído de dois nós simples em sequência sobre um fio que é denominado “fio guia”; pode ser horizontal, vertical ou diagonal.

Canvadoli

O macramê de Cavandoli também é chamado de tapeçaria é uma forma tradicional usada para criar padrões geométricos, é executado principalmente em nós simples, nós duplos e meio nós duplos; ou seja, séries de festonês, porém de linhas avulsas que podem ter outras cores e assim formar padrões; o macramê de Cavandoli originalmente só realizava festonês horizontais. Foi inventado por Madame Valentina Cavandoli na Itália, Valentina Cavandoli (1872-1969) nasceu em 1872 em Régio da Emília. Ela era uma professora talentosa e posteriormente se tornou a diretora de uma casa para crianças pobres e/ou órfãs, chamada Casa del Sole, em Turim, no final da Primeira Guerra Mundial. Cavandoli fez um curso no método Montessori e iniciou um experimento único quando, em 1915, tornou-se responsável por uma escola para crianças que precisavam de assistência; em 1961 foi homenageada e recebeu uma medalha de ouro de reconhecimento antes de falecer em 1969, aos 97 anos de idade

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