O ano de 2020 foi um ano diferente de tudo que já foi visto, as relações comerciais mudaram, a maneira de trabalhar mudou, o comércio físico foi em grande parte substituído pelo digital e o delivery, em casos de restaurantes.
Mas para começar o nosso artigo: você sabe o que é Marketing?
O conceito se aplica como: todas as estratégias necessárias para posicionar e diferenciar um produto no mercado, criando e entregando valor para satisfazer as necessidades dos consumidores, além de, integrar todas as áreas de uma empresa e criar relacionamento com os clientes. O profissional de marketing atua como um gestor, criando estratégias para gerar mais valor para uma empresa ou marca. Com a chegada da pandemia no ano de 2020, uma tendência que já era prevista, se antecipou, o mercado digital dominou o mercado. O e-commerce brasileiro, por exemplo, faturou R$ 9,4 bilhões em abril, aumento de 81% em relação ao mesmo período do ano passado. Portanto, se o seu negócio não está na internet, comece a pensar em colocá-lo o quanto antes!
Por isso, vamos a 3 Razões para você investir em Marketing Digital no ano de 2020:
1 Seu negócio ser encontrado com maior facilidade.
A plataforma não divulga o número exato, mas estima-se que são realizadas 5,5 bilhões de buscas por dia no Google em território nacional, seria muito bom se uma pequena parte dessas buscas fossem direcionadas para o seu negócio, não é mesmo?
Esse já é um excelente motivo para que seu negócio esteja entre os meios digitais, como por exemplo: Google e Redes Sociais (Facebook, Instagram, Tiktok, Linkedin, Youtube, Pinterest, entre outros).
Veja qual rede social tem mais a cara do seu produto ou serviço e conte com a ajuda de um profissional de marketing para te ajudar a tornar o seu negócio mais relevante e atrativo, para isso é necessário conhecer práticas de SEO ( Search Engine Optimization) e marketing de conteúdo.
2) Segmentação
Uma das grandes vantagens de se investir na internet é por conta de sua segmentação, você pode anunciar sua publicidade diretamente para o seu mercado-alvo.
Dentro das campanhas você pode direcionar sua ação por dados demográficos (sexo, estado civil, faixa etária, escolaridade, região onde mora), comportamentos e interesses, públicos semelhantes em redes sociais, visitas em site e muito mais, com o melhor custo benefício.
Um exemplo prático: você é dono de uma hamburgueria e quer que a sua comunicação chegue em seu público alvo, para isso é possível fazer uma campanha direcionada a pessoa do sexo masculino e feminino com idade de 20 a 45 anos, que estejam em sua localização em um raio de 30KM, que se interessem por lanches e interajam nas redes sociais com assuntos relacionados a gastronomia.
Percebe que as ações de marketing são extremamente assertivas?
3 RELACIONAMENTO COM O SEU PÚBLICO.
Um dos grandes pilares do Marketing é o relacionamento com o cliente e a rede social facilita muito esse processo.
O Relacionamento é uma estratégia que ajuda a falar com o seu público no momento certo, apoiando a fidelização de clientes.
Já parou para pensar no que é essencial para manter um bom relacionamento? Ser ouvido e ter alguém que realmente se preocupe com o que você precisa são alguns dos fatores que podemos citar. As marcas que se propõem a fazer esse trabalho com os seus clientes estão aplicando, na prática, os princípios do Marketing de Relacionamento.
As redes sociais são excelentes ferramentas para aproximar o relacionamento, visto que ela possibilita a: interação com o público, o entendimento das necessidades, fidelização dos clientes e criação de defensores de marca.
E aí, gostou do artigo?
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Rafael Junqueira Nato
Instagram @rafaelnato