Hoje estarei esclarecendo de forma sucinta a importância da ATLECA Academia Tupãense de Letras, Ciência e Artes “Academia Litterarum, Scientiarum Et Artium Tupãense” para a representatividade que temos na sociedade civil, nos meios culturais e na disciplina de aplicação dos nossos temas.
A nossa academia de letras é uma das poucos que consta no Brasil, sendo aproximadamente 240 Academias de Letras, mas englobadas e inclusa as multi atividades de Letras, ciências e Artes serão apenas 17 Academias.
Quando me perguntam sobre qual é o significado da Academia de Letras, venho sempre responder que uma Academia de Letras autentica é uma instituição de cunho literário e linguístico, que reúne uma quantidade limitada de membros efetivos, numa tradição iniciada no Século XVII com a Academia francesa, mas com o delinear dos tempos foram se aumentado as Academias de Letras e sendo incorporados novas atividades intelectuais que fazem parte das atribuições de ofícios, profissões e demais movimentos culturais da humanidade, sendo assim incorporado a Ciências e as Artes.
Nos membros da Academia de Letras , além das reuniões, os Confrades e Confreiras também participamos de debates e palestras sobre temas que tenham relação com o fomento da literatura e língua portuguesa, dos estudos e divulgação das ciências além das artes de forma local e universal.
Veja a importância da ATLECA com a difusora de assuntos diversos e correlatos tanto atuais com os históricos dos valores da sociedade, do cidadão e dos assuntos de interesse universal. Nossa entidade é considerada responsável por atuar na unificação da língua portuguesa e também por realizar a edição de obras literárias de relevância, foi criada em 14 de novembro de 2013 com o intuito de ser um ponto de encontro para dos escritores, profissionais da ciência, artistas e demais personalidades de destaques de um modo geral.
Nossa função como academia cultural, embora existam academias em várias áreas do conhecimento a ATLECA Academia Tupãense de Letras, Ciência e Artes se destaca por termos inúmeros poetas, escritores, autores e demais profissionais que se dedicam em estar sempre atualizados e expondo e divulgando seus trabalhos a nível da cidade, regionalmente, nacionalmente e mundialmente.
Lembrando que o Presidente da Academia é o Dr. Alcione Alcântara Gonçalves, temos inúmeros confrades correspondentes no Brasil e Outros confrades em diversos países do mundo.