Nossa ultima coluna AGENDA CHEIA de 2020, conta um pouco de uma historia de um menino que desde de criança traçou suas metas, a visualizou o seu futuro, estive por oito meses trabalhando diariamente com ele e mais uma vez pude aprender muito, e até hoje temos varias conversas, são conselhos sábios e que algumas vezes me fez ver as situações de outra maneira.
CAIO AOQUI – Prefeito Municipal da Estância Turística de Tupã
Caio Aoqui: o gestor público vocacionado
Aos 29 anos recebeu a maior votação da história da cidade
Nascido em 11 de fevereiro de 1991, Caio Kanji Pardo Aoqui se interessou pela política ainda criança. Na pré-escola, nutria o desejo do aprender logo o alfabeto para copiar as siglas dos partidos políticos que apareciam nos programas eleitorais na televisão. Aos 9 anos, passou parte de sua infância em Arco-Íris e o garoto já despertava a atenção dos eleitores daquele município ao pedir votos nas eleições municipais e aos 13 anos, o simpático garoto voltava às ruas para pedir voto ao candidato José Luís da Silva, que hoje é o atual vice-prefeito de Arco-Íris.
O que parecia uma brincadeira de criança acabou se tornando uma vocação, um chamado. Caio Aoqui entendeu que a política do bem, exercida com responsabilidade e ética, é capaz de transformar e mudar os destinos de uma cidade, de um estado e de uma nação. Pela sua escola foi eleito por dois mandatos como “Vereador Mirim” por meio do programa Parlamento Jovem, desenvolvido pela Câmara Municipal de Tupã, que explica na prática as funções dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário.
Mas não foi apenas na política que Caio Aoqui descobriu que era possível mudar a vida das pessoas. Motivado pelo sonho de viver numa sociedade mais justa e menos desigual, decidiu fazer parte de causas sociais. Assim passou a participar ativamente de vários clubes de prestação de serviço e movimento estudantil, como presidente da Ordem DeMolay, Conselho Municipal de Alimentação Escolar, Diretório Acadêmico das Faculdades FACCAT e Interact Club de Tupã. Participou também do Rotaract e Rotary Club.
Despontando como uma forte liderança jovem de nossa cidade, Caio Aoqui foi incentivado a disputar pela primeira vez uma cadeira na Câmara Municipal de Tupã. Foi o candidato mais jovem das eleições de 2012. Se elegeu como o segundo vereador mais votado: 1.099 votos.
Integrante da 16ª Legislatura da Câmara Municipal, Caio Aoqui torna-se um vereador ativo. Foi membro da Comissão de Constituição e Justiça, 1º Secretário da Mesa Diretora e coordenador da TV Câmara.
Sua atuação no seu primeiro mandato parlamentar o levou a se tornar um nome forte para a eleição majoritária de 2016. Com apenas 25 anos, foi eleito o vice-prefeito mais jovem de Tupã. Em maio de 2019, após a cassação do então prefeito Ricardo Raymundo, Caio Aoqui assume a prefeitura em meio à maior crise política da história de Tupã. Vocacionado e preparado para ser um gestor público, enfrentou e superou muitos desafios para recolocar o município nos trilhos do desenvolvimento, equilibrando a situação política, enfrentando a dengue, reabrindo o pronto-socorro da Santa Casa e terminando obras que estavam paralisadas há mais de 10 anos.
Pandemia
Em 2020, Caio Aoqui, assim como qualquer liderança política no mundo, enfrenta uma nova crise: a pandemia do novo coronavírus. Em meio à adversidade que impactou a saúde e a economia em todo o planeta, aquele jovem, que outrora ainda menino sonhava em ser político, precisou mais do que nunca provar sua capacidade administrativa para evitar o colapso no sistema de saúde e uma crise econômica muito forte. Seu empenho chamou a atenção da mídia nacional e de lideranças políticas de todo o país, que passaram a copiar as medidas de enfrentamento ao coronavírus adotadas em Tupã, como por exemplo, a instalação de tendas na frente da Caixa Econômica Federal para abrigar de forma digna as pessoas que iriam receber o auxílio emergencial.
Outra importante ação foi a conquista de uma liminar na Justiça que permitiu a abertura de forma controlada do comércio de Tupã durante quatro meses, enquanto centenas de outros municípios paulistas estavam com os estabelecimentos fechados. A iniciativa ajudou a salvar empresas e empregos.
Apesar da crise provocada pela pandemia do coronavírus, o comércio de Tupã foi o setor que mais contratou nos últimos meses conforme aponta os dados Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do governo federal.
Para enfrentar a pandemia, Caio Aoqui trabalhou pela preparação de uma ala específica na Santa Casa de Misericórdia de Tupã para receber os pacientes da Covid-19. Intensificou a realização de barreiras sanitárias e equipou o Laboratório Municipal de Análises Clínicas para realização de testes para detectar o coronavírus.
Novo Desafio
Nas eleições municipais de 2020, Caio Aoqui, ao lado de Renan Pontelli (candidato a vice-prefeito), é eleito prefeito com 72,43% dos votos. “A maior votação que um prefeito já recebeu em Tupã, representa não só o reconhecimento do grande trabalho que realizamos em pouco mais de 1 ano e meio, mas representa também a confiança e esperança na nossa capacidade, no nosso comprometimento e no nosso amor pela cidade”, disse.
Para o novo mandato, Caio Aoqui irá priorizar a geração de empregos e o desenvolvimento econômico. A meta é construir o 4º Distrito Industrial e um mini parque industrial as margens da vicinal Tupã/Queiroz. “Além dos investimentos essenciais na saúde e educação, vamos também priorizar a geração de empregos e ampliar nossas ações não só buscando atrair novas empresas para a cidade, mas também incentivando o fortalecimento e crescimento das empresas locais”, destacou.
Agradeço ao Jornalista Tiago Pettenuci, pelo texto e Ricardo Costa pelas fotos, ao caio pelo atenção e a todos que estão juntos com ele para o crescimento de nosso municipio