No dia primeiro de maio teve início, em Tupã, o Projeto CIRANDA CULTURA, realizado pelo Instituto Luiz Bertazzoni de Artes e Cultura. O projeto tem por objeto oferecer às crianças e adolescentes do município oficinas de artes gratuitas em diversos segmentos artísticos, como Ballet, Capoieira, Teatro, Música, Zumba entre outros. Os recursos para a manutenção do projeto advem do Edital do CONDECA – Conselho Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente, por meio da ajuda técnica do Deputado estadual Fernando Cury. As oficinas do projeto já estão sendo ministradas e acontecem em entidades e núcleos artísticos aqui em Tupã, sendo eles no Lar Santo Antônio, Casa do Garoto, CIM – Centro de Integração do Menor, Distrito de Universo e Teatro Municipal. Para tanto, o Instituto Luiz Bertazzoni firma há quase 08 anos, parceria com as instituições, associações e administração pública.
Na noite de 24 de maio foi firmado mais uma grande parceria entre o Instituto e a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes, por meio da Subsecretaria de Cultura, o Programa Oficinas Culturais. O Subsecretário de Cultura, Luís Carlos Sanches, já assinou o Termo de Cooperação, ou seja, mais um núcleo de artes sediado no Teatro Municipal “Jose Antônio Parra Gomes” se inicia, em horários diversos, onde acontecerão aulas de Zumba, Capoeira, Ballet, Dança e Percussão. Charles dos Passos Sanches, Presidente do Instituto Luiz Bertazzoni, que também é ator e diretor teatral, ministra aulas de iniciação teatral como voluntario, e em seu discurso durante o evento, ressaltou a importância de resgatar as aulas presencias e desenvolver o lado artistas desde muito cedo. “Uma criança, quando tem a oportunidade de entrar em contato com as artes, pode ter o seu despertar para um futuro promissor em algum segmento cultura. Num mundo onde a internet toma conta de grande parte do tempo das crianças e dos adolescentes, esta pausa e a convivência em grupo é muito importante para sua formação.”
Durante o evento tivemos a oportunidade de ouvir O prefeito Caio Aoqui, onde ressaltou a importância da retomada das atividades culturais na cidade e enfatizou que políticas públicas voltadas aos setores culturais permitem que os artistas e os munícipes interessados nos setores se especializem e fomentem cada vez mais a arte e a cultura.
“O programa Oficinas Culturais é um programa que há anos é realizado em nossa cidade, ensinando e disciplinando diversos jovens e adultos através da arte. E é com muita alegria que anunciamos a retomada das aulas presenciais após longo período interrompido o programa por conta da pandemia da Covid-19”, disse.
O Vice Renan Pontelli, também presente no evento, disse que além do aprendizado com professores capacitados e ativos no setor, os jovens terão uma experiência única através do contato com os setores culturais. “O ensino cultural é tão valioso quanto o ensino dentro das escolas, pois os participantes tendem a se realizarem profissionalmente através do incentivo à cultura. Convidamos todos os interessados a realizarem suas inscrições e participarem de um desses nove cursos oferecidos gratuitamente”, convidou.
o Sub Secretario de Cultura Luís Carlos dos Passos Sanches, informou que as aulas já foram iniciadas, mas que ainda é possível se inscrever nos cursos. “Os interessados em iniciar em qualquer um dos cursos do programa ainda podem fazer as inscrições. Mas lembrando que todos os cursos possuem vagas limitadas e assim que foram todas preenchidas finalizaremos as inscrições”, alertou.
Já o titular da Pasta, professor Valdir Berti, ainda ressaltou que o início das aulas foi possível através de parceria com o Instituto Luiz Bertazzoni, além das aulas com professores por meio da Lei Aldir Blanc. “Também recebemos professores que se voluntariaram para prestarem seus serviços aos nossos jovens durante as aulas. Com isso, garantimos um corpo docente completo para que as Oficina Culturais sigam formando muitos jovens em nossa cidade”,
Estivaram presentes também, o Presidente da Câmara Municipal Eduardo Shiguero, o Presidente do Conselho Municipal de politicas Culturais Tarciso Mendes, o Presidente do Conselho Municipal de Turismo Wagner Luques, e Renato Gonzales que em ato solene também fez o lançamento do FESTAETT, além da imprensa, escrita, falada e televisionada, várias outras autoridades, população e vários artistas, artesãos, oficineiros, parceiros, formadores de opinião, compartilharam do mesmo pensamento.