22 de fevereiro, 2025 19:41
Search
Close this search box.

O que é WOD? Entenda a linguagem do crossfit

1 – WOD (Workout do dia)

Treino do dia. Objetivo e simples, este é o conjunto de movimentos que o treinador, ou coach, usa para descrever o treino que vai te levar próximo ao inferno em um determinado dia.

2 – AMRAP (As Many Reps As Possible)

O máximo de repetições ou rounds possíveis dentro de um determinado período. Por exemplo: AMRAP de seis minutos de 5 deadlifts, 10 pullups, 20 double unders. Quando os seis minutos acabarem, anote o total de rounds ou repetições concluídos.

3 – For Time

Como a tradução para o português indica, For Time (por tempo) é quando você deve cumprir uma determinada tarefa no menor tempo possível. Por exemplo: 10 Cleans, 20 Front Squat e 30 Pull-Ups For Time. O seu resultado será o seu tempo final no relógio progressivo.

4 – Tabata

Tabata é um protocolo de treinamento tradicional não só no crossfit, que associa 20 segundos em atividade com 10 de descanso. Por exemplo: por 20 segundos, faça o máximo de repetições de um determinado movimento (sit ups, pull ups, flexões, etc.). Em seguida, descanse por 10 segundos e repita isso mais sete vezes (num total de oito séries). Depois que terminar os 4 minutos, sua pontuação é o menor número de repetições para qualquer um dos intervalos de oito ou a pontuação total.

5 – EMOM (Every Minute On The Minute)

EMOM é, assim como o Tabata, um protocolo de treinamento onde deve-se realizar uma determinada tarefa dentro de um minuto. Caso você realize a tarefa com menos tempo, deve-se descansar o restante do minuto. Caso não seja tempo suficiente, interrompa a tarefa e passe para a próxima. Por exemplo: EMOM de 10 minutos de 30 Double Unders. Deve-se realizar dentro de um minuto, 30 repetições de saltos duplos e descansar o tempo que sobrar (caso sobre), num total de 10 vezes.

6 – Metcon

Abreviação para “Metabolic Conditioning”, ou condicionamento metabólico. Este é um dos treinos que mais exigem do condicionamento cardiorrespiratório dos atletas. O benchmark Murph, por exemplo, é um dos treinos de condicionamento metabólico mais famosos do crossfit.

7 – Thruster

Este movimento é uma combinação de agachamento com Press. Comece na posição de Front Rack (barra parada nos ombros). Execute um agachamento completo e, durante a subida, leve a barra dos ombros para cima da cabeça, estendendo todo o corpo.

8 – Double Under

Double Under, ou DU, é o salto duplo de corda: permita que a corda passe sob seus pés duas vezes enquanto você ainda está no ar. A maneira Scale (adaptada) para quem não realiza os saltos duplos é o Single Under, saltos simples de corda.

9 – No Rep

No Rep é a marcação oficial feita por árbitros quando um movimento é inválido, não realizado da forma correta ou completa. Um agachamento sem romper a paralela (ângulo de 90 graus), é considerado No Rep, por exemplo.

10 – Pistol

Pistol é o nome dado ao Single Leg Squat, ou agachamento unilateral. O agachamento com uma só perna é considerado um exercício de grande dificuldade e que requer muita força e mobilidade.

 

11 – Snatch

Movimento de levantamento de peso olímpico, conhecido em português como arranco, consiste em retirar a barra do chão e levar acima da cabeça em um único movimento, finalizando com o corpo (pernas, tronco e braços) estendido.

12 – Clean & Jerk

Outro movimento de levantamento de peso olímpico, também conhecido como arremesso. Consiste em duas etapas: a primeira (Clean), o atleta tira a barra do chão e leva até os ombros, estendendo completamente o corpo. A segunda, deve-se levar a barra dos ombros para cima da cabeça, novamente estendendo o corpo por completo.

13 – Kipping

Kipping é a forma de realizar movimentos ginásticos utilizando o impulso gerado pelo corpo. Para movimentos pendurados na barra, por exemplo, em que não se deve soltar a barra e realizar mais de uma repetição, o balanço realizado com os braços junto de uma forte explosão do quadril diminui a força realizada, facilitando a execução.

14 – RX

RX é o termo utilizado para indicar quando um WOD é feito conforme prescrito pelo coach. Ou seja, o atleta é capaz de realizar todos os exercícios, utilizando as cargas e movimentos indicados. No crossfit todos os workouts são adaptáveis, por isso um atleta que se considera RX é aquele que realizada todos os treinos sem adaptações. 

15 – ATG (Ass to Grass/Ground)

ATG garante que você está agachando o mais baixo possível, durante qualquer uma das variações de agachamento (Back Squat, Front Squat, Overhead Squat, etc).

16 – CFT (CrossFit Total)

CFT permite que um atleta possa mensurar o quão forte estão testando três exercícios funcionais: Back Squat, Strict Press e Deadlift. CFT é o melhor resultado de três tentativas destes três movimentos e a soma do peso máximo de cada movimento realizado vai lhe dar a sua pontuação final.

17 – Scale

Quando um atleta não realiza o WOD como prescrito pelos coaches, ele pode optar por adaptações de acordo com suas capacidades físicas e técnicas. Assim, ele optou pela opção “Scale”. Esse termo também é usado em campeonatos para divisão de categorias. Os atletas mais avançados são os RX, e os iniciantes ou intermediários Scale.

18 – PR

PR, ou Personal Record, é a sua maior marca em um determinado movimento. Nos exercícios de força ou levantamento de peso, o seu PR é sua carga máxima para uma repetição. Em exercícios ginásticos ou aeróbios, o se recorde pessoal é o maior número de repetições unbroken.

19 – Unbroken

Imagine que você tem uma tarefa para cumprir dentro do workout. Unbroken é o termo utilizado para quando você realiza uma sequência de um determinado exercício sem interrupções. Por exemplo: o WOD é 200 Double Unders For Time (200 saltos duplos de corda no menor tempo possível). Realizar unbroken é saltar 200 vezes sem parar.

 

Compartilhe esse artigo nas redes sociais

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Pinterest
Email

SOCIAL BY MARO VIANA

Maria Eduarda e Evandro Sanchez estão aproveitando merecidas férias no paraíso de Aruba! ☀️🌊 Um casal que inspira cumplicidade, amor e parceria em cada momento. Que essa viagem seja repleta de alegrias, novas experiências e muitas memórias inesquecíveis! 💙✈️ Aproveitem cada instante desse destino incrível! #CasalInspirador #FériasEmAruba #AmorEPaz De Tupã,

SOCIAL BY MARO VIANA

Geordana Convento, hoje é dia de brilhar! Mas no seu caso, que emana brilho todos os dias como forma de carinho e amizade, essa data é apenas mais um reflexo da luz que você espalha. Ser seu amigo significa estar seguro em qualquer momento. Deus te abençoe muito! Que seu

PARCERIA QUE UNE TEATRO E DANÇA REVITALIZA OFERTA CULTURAL MUNICIPAL

Em meio à readequação do Teatro Municipal, o Grupo Fênix de Teatro, em diálogo com a Escola de Dança Fabiane Ortega, anuncia uma iniciativa pioneira para manter e ampliar a oferta cultural na cidade. A parceria, que já se consolida nas reuniões realizadas entre o diretor do Grupo Fênix, Charles

3ª Feira das Mulheres Empreendedoras

3ª Feira das Mulheres Empreendedoras incentiva público feminino a avançar no mundo dos negócios Evento serve para celebrar e incentivar o empreendedorismo feminino Realizada pela associação “O Melhor Delas”, em parceria com a Secretaria de Cultura, a 3ª edição da Feira das Mulheres Empreendedoras vai acontecer em 8 de março,

FAÇA TRANÇAS PARA ARRASAR NO CARNAVAL 2025!

O Carnaval é a época perfeita para brilhar e soltar a criatividade nos penteados! As tranças são uma ótima opção para manter os fios no lugar e ao mesmo tempo garantir um visual estiloso e cheio de personalidade. E que tal dar um toque especial? Use fitas, lãs, fitilhos, barbantes,

MUSEUS DE TUPÃ TERÃO NOVOS HORÁRIOS

MUSEUS DE TUPÃ TERÃO NOVOS HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO, ABRINDO AOS FINAIS DE SEMANA E FERIADOS A cidade de Tupã se prepara para uma importante mudança em sua programação cultural, com a abertura dos seus museus aos sábados, domingos e feriados. A decisão foi tomada pela Prefeitura de Tupã, por meio

SOCIAL BY MARO VIANA

NÃO TENHO PALAVRAS PARA AGRADECER TANTO CARINHO! Quando você some por um tempo e recebe inúmeras mensagens de grandes e verdadeiros amigos preocupados com seu bem-estar, percebe o quanto é abençoado. Em um mundo onde cuidar da saúde mental é essencial, esse afeto é uma verdadeira glória. Só posso desejar

Tupã Folia 2025 tem grade de shows definida

Tupã Folia 2025 tem grade de shows definida Katinguelê abre a festa, no dia 1º de março; circuito na avenida Tamoios contará com infraestrutura totalmente planejada para garantir conforto e segurança aos foliões A Prefeitura divulgou nesta segunda-feira a grade de shows do Tupã Folia 2025. Durante as quatro noites,