mamoplastia de aumento com prótese de mama
O processo de mamoplastia de aumento é muito importante, porque envolve muitos conceitos essenciais no êxito do resultado a ser obtido. Assim o biotipo da paciente, qualidade da pele, dimensão do tórax em relação a mama, formato original da mama e possíveis assimetrias são fundamentais na indicação cirúrgica.
Dentro deste contexto podemos avaliar o tipo de implante, levando-se em consideração o formato, a projeção, a base e o revestimento da prótese que pode ser lisa ou texturizada. As vias de acesso podem ser basicamente três: axilar, periareolar ou pelo sulco mamário. Os planos de colocação do implante podem ser sub glandular ou sub muscular dependendo da cobertura da prótese. A colocação de dreno depende da indicação de cada cirurgião.
O fundamental é o planejamento e a execução da cirurgia, que deve preservar a integridade do implante e da loja cirúrgica, à contaminação pode levar a uma infecção sub clínica com formação de biofilme que irá desencadear um processo inflamatório e consequentemente contratura capsular. O ajuste continente conteúdo deve ser o mais perfeito possível e refinamentos como enxerto de gordura são realizados para simetrização das mamas. Não existe implante definitivo, mas com a melhora da tecnologia empregada a durabilidade tende a ser mais longeva. Para concluir, o pós operatório é fundamental, sendo as primeiras três semanas muito importantes para o sucesso da cirurgia. Assim podemos concluir que êxito do procedimento recai sobre múltiplos fatores que deverão ser respeitados, tendo um checklist a ser seguido buscando sempre a satisfação da paciente.