Na indústria da moda, “plus size” é um termo para os modelos de roupa de tamanho 48 de calça para cima e GG. No caso dos homens, a classificação social fica em manequim a partir do tamanho 5 de camisa, seja ela manga curta ou comprimida. É uma categorização da moda para organizar melhor suas categorias e não outro estilo de se vestir.
o termo surgiu há algumas décadas para determinar um seguimento carente no mercado de oferta. Quando a moda começou a se industrializar e partir para uma produção em larga escala, era raríssimo encontrar para homem roupas com certa modernidade o gordo sempre parecia estar vestido com um lençol enorme , ou muito com barrigas de fora, ou aquele popular butijão de gás. O setor cresceu bastante, em especial nos últimos cinco anos, ganhando até desfile próprio, mas ainda é um mercado a ser amplamente explorado.
A categoria surgiu mais para deixar homens e mulheres mais confortáveis em não se adaptar aos modelos magérrimos das grifes europeias. Produzindo peças de cintura 42 no máximo, a moda está causando expectativas irreais. O aumento do padrão de manequim foi necessário e aos gordinhos, surge uma categoria específica e igualmente necessária.
No começo da produção, os modelos plus-size eram em torno de calça 58 e blusa XGG. Com o tempo acostumou-se a produzir tamanhos maiores e mais confortáveis ao corpo, mesmo não sendo de acordo com a moda local. Por isso surgiram desfiles do setor, grifes famosas e revistas optando por mostrar um padrão mais real.
O mercado plus size é um dos seguintes mais fortes e lucrativos dos diversos setores da moda, tanto praia, como festas e em especial social, um setor carente. As grandes lojas também estão se dedicando a vender produtos em tamanhos extras, como aqui em TUPÃ NA BELA CONFECÇÕES. Lea você tem as coleções da COLISÃO, URBAN, SBA, AERO, DOCKSTON, MX, MAX DENIM, ROCK SODA
entre outras.