OUTUBRO ROSA O PODER DOS ALIMENTOS NA PREVENÇÃO
Iniciamos o mês de outubro, o mês de prevenção ao câncer de mama. O câncer de mama atinge cerda de 24,5% dos casos novos de câncer em mulheres, sabendo que o câncer de mama tem uma herança autossômica, ou seja, se um membro da família possuir o polimorfismo genético, todos que herdarem a mutação, poderão desenvolver a síndrome. Mas a genética não e destino, mesmo o indivíduo possuindo a alteração, fatores externos serão determinantes na epigenética da síndrome.
Um dos fatores mais importantes para ligar ou não esse gene e a alimentação os hábitos diários, níveis hormonais e exposição ao estresse.
Alimentos ricos em gorduras saturadas, trans, alimentos industrializados, álcool, cigarro e drogas em geral tem um potencial inflamatório e tóxico, enorme no nosso organismo, tudo isso aumentando a probabilidade de desenvolvimento, ou seja a genética sozinha não e uma determinante para o aparecimento do câncer, mas sim um conjunto de fatores.
Por outro lado temos como balancear e ajudar nosso corpo, trabalhando de uma forma preventiva, introduzindo uma alimentação rica em antioxidantes: Um antioxidante é uma molécula capaz de inibir a oxidação de outras moléculas, flavonoides: são compostos bioativos com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que podem ser encontradas em grandes quantidades em alguns alimentos, como chá preto, suco de laranja, vinho tinto, morango e chocolate amargo, por exemplo. Vários alimentos integrais, sementes nozes, frutas legumes, tem o poder preventivo ou de reparo pelas suas substancias contidas.
A manutenção do peso também tem um papel fundamental na prevenção, pois o peso está relacionado com desníveis hormonais e inflamações também determinantes na síndrome. Uma boa alimentação, bons hábitos e os exames preventivos são indispensáveis para enfrentar essa doença.