Como estamos em início de processo eleitoral, com um dilúvio de pré-candidaturas a vereadores e a prefeitos, estes breves comentários servem para esclarecer a nós eleitores, meros mortais, sobre o que temos de aceitar e o que podemos nos valer de denúncias para não sermos atingidos.
Antes de qualquer coisa, vamos esclarecer que pré-candidato é diferente de ser candidato. Pré-candidato é todo aquele que tem a intenção de se candidatar a um cargo eletivo, enquanto que candidato é aquele que já teve a sua candidatura registrada e deferida na Justiça Eleitoral.
Está proibida até a data de 27 de setembro de 2020, a qualquer pré-candidato a qualquer cargo eletivo vinculado a este processo eleitoral, o pedido de voto de uma forma direta, explícita, ou seja, nenhum candidato pode pedir voto ainda para você.
Não quer dizer que o ainda pré-candidato não possa expor suas qualidades pessoais, seus projetos executados ou futuros, nem divulgar suas metas e objetivos. Isto pode sim.
Só que se o candidato vier a pedir voto para você, isto não pode. Primeiramente, porque o voto é secreto. Depois, porque se fizer isso antes do dia 28 de setembro de 2020, estará agindo de forma ilegal, podendo ser feita denúncia contra isto junto à Justiça Eleitoral, o que acarretará a impugnação de sua candidatura, impossibilitando-o de participar das eleições.
Para esclarecer
Cremos que nosso povo se encontra já cansado de ver o jogo político sujo de antes, pretendendo que os candidatos busquem se inovar e realmente buscar o bem comum a que se destina a verdadeira política.
Conclama-se a todos os eleitores, à você, que não venda o seu voto, seja por quais promessas ou vantagens que lhe sejam oferecidas, uma vez que se você fizer isto, toda a população pagará o preço de sua conduta ilegal, porque você sim será um criminoso, já que quem oferece u preço por seu voto e você que aceita tão indecorosa proposta são culpados na mesma medida.
A consciência tranquila de todos os eleitores trará um futuro mais brilhante, com todas as benesses que o Poder Público pode dirigir à sociedade como um todo.