12 de dezembro, 2024 08:31
Search
Close this search box.

Desde muito jovem ouço todo tipo de ditado popular, porém um que comecei a ouvir com mais frequência que outros era que o tempo é dinheiro. Concordo com a frase, mas parcialmente. O tempo não é um pedaço de papel, muito menos algo tão sólido quanto o aço das moedas. Há muitos anos, esse termo não existia, e no lugar de objetos que possuíam valores fixos, faziam trocas entre objetos que acreditavam ter o mesmo valor que o que almejavam, esta ação era chamada escambo.

Transferir nossos sentimentos aos outros é uma atitude questionável, mas acredito que, pelo menos alguma vez já tentamos preencher um vazio com coisas materiais; seja uma roupa, um celular, etc. Na hora, até pode ter aliviado um pouco, mas logo aquela sensação volta, porque fomos ensinados tanto que devemos ter algo, que esquecemos de ser. Não é sobre ter um diploma ou um título, é sobre exercer o que você faz com amor. Infelizmente, nosso corpo pode até ser um templo, mas não vai ser preenchido com objetos como tal.


Certa noite, voltando para meu apartamento, um jovem me abordou.


Seus cabelos cacheados e escuros combinavam com sua roupa; ele parecia levemente alterado, portanto fingi não ter ouvido. Recém chegado na cidade grande, temia inclusive minha penumbra. Ele não parecia ser muito mais velho que eu, então quando ele me chamou mais uma vez, decidi atendê-lo. Talvez ele só quisesse saber as horas.


  — Que estilo da hora, meu! —, comentou, no mais caricato sotaque paulistano. O mais incrível é que eu não vestia nada demais.
  — Obrigado. —, agradeci, já voltando a caminhar, e sorrindo de canto.
  — Peraí, cara, vamo jogar jan-ken-po! —, o garoto parecia animado, já colocando sua mão em frente da outra. Essa brincadeira também é conhecida como “pedra, papel e tesoura”.


  Eu havia achado aquele convite deveras estranho, na verdade, ainda acho, mas ao menos vejo sentido, hoje em dia.


  — Pô, cara, nem vai rolar. Tô sem tempo; tenho que ir pra casa. —, tentei desviar do desconhecido. — Além do mais, eu sou azarado. Vou perder. —, continuei, tentando me justificar.
  — Sabe, às vezes, o azar é uma coisa boa! Jan-ken-po! —, o garoto ignorou minhas esquivas e foi direto ao ponto, fazendo os movimentos. Como ele já havia começado a jogar, decidi que alguns segundos não fariam diferença, e devolvi. Ele ganhou a primeira rodada.
  — Eu avisei, tenho azar. —, ri e ele balançou a cabeça em negação.
  — Nada disso, ainda tem mais rodadas.
Na segunda, eu acabei ganhando e ele sorriu para mim.
  — Agora a gente tem que desempatar!
  — Haha, sim! —, honestamente, eu fiquei animado com aquela rodada.
  — Jan-ken-po! —, ele disse, pela última vez, a qual eu ganhei novamente. — Viu? Você ganhou! Se isso é ser azarado, já pensou se tivesse sorte? —, o anônimo sorriu mais uma vez e me puxou para perto, dando um aperto de mão.


Por algum motivo, eu fiquei feliz com o resultado inesperado daquela interação que eu queria ter evitado.
  — Agora eu te libero! Pode ir, boa noite!
  — Boa noite.


Nos despedimos, e apesar da calçada do prédio ter vários comércios bem frequentados por jovens, nunca mais vi aquele menino, mas sei que jamais vou esquecê-lo, e agora eternizá-lo em um texto, para que outras pessoas também o conheçam.


Mas por que eu vim relatar isso tudo para vocês? Me perguntam. 


Basicamente, o tempo não é palpável. Ele pode ser sentido e visto, como os ponteiros dos relógios ou nas rugas que vemos aparecer, aos poucos, em nosso rosto, mas não podemos pará-lo ou retornar à momentos que já passaram. O acaso é inevitável, e tentar evitá-lo é, sim, perda de tempo. Podemos fazer cronogramas, mas o tempo sempre vai se encarregar de dizer para onde ir e o quê fazer.


Eu não sei o que teria acontecido se eu tivesse simplesmente ignorado o garoto, mas certamente foi um momento divertido onde dei meu tempo em troca de uma experiência que jamais saberei explicar o que motivou ele a fazer o que fez, e essa é a graça da vida.

Não somos apenas a nossa casca, mas os lugares que frequentamos, as pessoas que conhecemos; uma constante inconstância, que jamais permanecem as mesmas. O hoje é o ontem de amanhã. A experiência, o momento que compartilhamos com os outros, esse sim é o dinheiro, ou melhor dizendo, o escambo.
 

 
 
 

Compartilhe esse artigo nas redes sociais

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Pinterest
Email

Amigo Sexcreto – permita-se

Estamos chegando na época das confraternizações. Confraternização de amigos, de colegas de trabalho, de grupos diversos. Todo ano os presentes são mesma coisa: meia, batom, acessório de cabelo … Sempre a mesma chatice né? Bora mudar e fazer o AMIGO SEXCRETO! A dinâmica é a mesma, escolhe-se o valor e

Exposição Presépios Natalinos – MUSEU DE ARTE SACRA FRANCISCANO

Você é nosso convidado especial para a Exposição Presépios Natalinos! ✨🎄 O Museu de Arte Sacra convida você e sua família para a Exposição Presépios Natalinos, uma mostra emocionante e cheia de significado que estará em exibição de 01/11/2024 a 31/01/2025. 📅 Horários de visitação:⏰ Segunda a sexta: 9h às

elaine calçados apresenta a nova coleção masculina da pegada

Praticidade e conforto em um modelo só! Fácil de calçar, feito com tecnologia de amortecimento Amortech e possui ainda um estilo autêntico perfeito para o seu dia a dia.💙💙#pegada #pegadashoes #confortoetecnologia #estilo 📍 Rua Altino Martinez ,41, Jardim Velline 📱(14)99790-9637

03 ANOS DA GRAND CRU

Muitos dias se passaram desde o início disto tudo, foram tantos obstáculos superados e tantos objetivos alcançados, que o sentimento de que todo o esforço realmente valeu a pena ganha cada vez mais força para todos da família GRAND CRU – TUPÃ. Agostinho Bonfim e Keny Santos além do privilégio

Darlene Ayala b day

Dia de bday @darleneayalla em @tiopandasushi com @amaurypersonal , muitos amigos, familiares e convidados especiais . Feliz aniversário! É com um enorme prazer que venho lhe dar os meus parabéns. Quero lhe desejar grandes bênçãos na sua vida e que Deus venha iluminar você cada dia mais e mais. Que todos os seus sonhos se

GISLENE CAMBAUVA – 18 ANOS DE EXCELÊNCIA

Dia 29 de Outubro é a data de celebração dos profissionais de eventos e cerimônias. Um projeto de lei aprovado pelo Senado Federal em 2009 instituiu a data nos calendários oficiais. Para o presidente da Associação Brasileira de Profissionais de Cerimonial e coordenador de eventos do Senado, Francisco Biondo, o

Autoconhecimento íntimo – pERMITA-SE

O autoconhecimento íntimo é a capacidade de compreender profundamente seus próprios pensamentos, sentimentos, valores e desejos. É um processo contínuo de auto-reflexão e auto-observação . Estratégias para cultivar o autoconhecimento íntimo:.Reflexão diária. Diário pessoal. Autoquestionamento. Aceite sua vulnerabilidade Benefícios do autoconhecimento íntimo:. Melhora a autoestima.. Aumenta a confiança.. Melhora relacionamentos..

EMERGE CELEBRA OS 21 DE MUITO TRABALHO, E REALIZAÇÕES NO MUNDO VETERINÁRIO

Sábado foi dia de festa para celebrar os 21 anos de existência do Emerge Diagnóstico Veterinário, Silvana Gonzalez Médica Veterinária, Professora e Terapeuta se dedica em novas tecnicas e tratamento no mundo pet, Estrutura laboratorial completa para realizar exames com qualidade, rapidez e confiança. 21 anos de uma história de