23 de fevereiro, 2025 03:03
Search
Close this search box.

VENCENDO A ANSIEDADE NA DIETA

Primeiramente você deve entender as razoes que fazem você comer fome, ansiedade, tristeza compulsão, necessidade?
Muitas vezes confundimos fome real com necessidade de comer algo para nos sentirmos melhor. Quero que você faça isso comigo. Vou escrever 3 razões que me fazem comer como exemplo, tristeza, vontade ou canseira.

Façam a mesma coisa, notem tudo, vocês irão perceber os sentimentos que fazem vc comer em excesso e depois se frustrarem.

Quando aprendemos a identificar os sentimentos que nos fazem comer descontroladamente começamos a pensar antes da ação e com isso aprendemos a lidar com nossos sentimentos, como ansiedade e compulsão alimentar.
Muitas vezes ouço depoimentos de pacientes, como esses
“Se eu tinha algo importante no trabalho, uma reunião ou algo que me sentisse pressionada, ficava tão nervosa que devorava tudo que via pela frente no dia anterior.”
Sentimentos assim são comuns e acontecem principalmente na parte da noite, são nesses momentos que atacamos a geladeira e acabamos nos sentindo ainda piores depois. Comemos sem fome o que pode causar danos físicos e emocionais.
E natural em festas casamentos, aniversários enfiarmos o pé na jaca, e comermos tudo que temos vontade porem no outro dia devemos voltar a rotina alimentar que fara realmente bem e nos trará auto estima e qualidade de vida.
Quero que vc aprenda agora a identificar se sua compulsão esta se tornando grave, vários ataques durante a semana, com excesso de comilança ao ponto de se sentir mal ou ate causar vomito já e um sinal de alerta. Aprenda a se observar, idênticar seus pontos fracos e fortes.
Muitas pessoas que sofrem de episódios constantes de gula, compulsão sofrem de depressão, tem baixa tolerância a frustrações tem dificuldade em lidar com perdas e mudanças. Além de comer muito ainda se sentem angustiadas e fracas. Pense em como vc se sentira quando começar a se ver vencendo esses episódios e voltando a se amar.
Note que quando vc come por compulsão os alimentos escolhidos e tornam objetivo de fuga, literalmente vc come para não pensar nos problemas ou para ter conforto naquele momento.
Pense nisso, quando a comida se torna algo que não e só o meio de se alimentar e sinal que vc esta usando sua alimentação para tratar angustias e não sua fome.
Consequentemente toda vez que vc esta triste ou ansioso vc volta a comer o mesmo tipo de alimento pelo engano de achar que eles te ajudam a relaxar. Sendo que e o contrario cada vez que vc faz isso vc se torna dependente de algo que só esta lhe fazendo mal, vc se orna viciado em alimentos que não te causam benefícios nenhum.
O que eu queria que vc entenda a partir de agora que seu grande tratamento será a reeducação alimentar. Após todas as dietas que você já fez, vc fara sua reeducação alimentar, incluirá alimentos saudáveis, aprendera a cuidar de você e de sua saúde e com isso a compulsão se tornara parte do seu passado.
Quero que vc entenda que muitas vezes terá que pedir ajuda sua família e seus amigos devem fazer parte desse processo do seu tratamento, eles irão te ajudar a partir do momento que entenderem a importância disso para vc. Para isso dar certo a dinâmica familiar devera mudar incluir hábitos saudáveis no seu ciclo familiar e social durante seu tratamento te farão ter ainda mais sucesso.

Para finalizar entenda que seu corpo e uma dadiva e vc se tornara feliz e realizado cuidando dele, entendendo suas limitações, mas reconhecendo que você é a arma mais poderosa para lidar com qualquer frustação cabeça.

Compartilhe esse artigo nas redes sociais

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Pinterest
Email

Ação Rigorosa Contra Dengue e Chikungunya – Tolerância Zero

Em coletiva, Prefeitura anuncia ação rigorosa contra dengue e chikungunya Tolerância zero passa a ser adotada como parâmetro para iniciativas e população é convocada a ajudar Na manhã desta segunda-feira (17) a Prefeitura de Tupã realizou uma coletiva de imprensa para anunciar o lançamento da campanha “Tupã Mais Limpa”, iniciativa

ADOLESCENTES x BRINQUEDOS PARA INTIMIDADES

A pouco tempo, saiu uma notícia de que a atriz Cláudia Raia havia dado um brinquedo se.xual para sua filha de 12 anos. O assunto gerou bastante polêmica, porém devemos analisar alguns aspectos. Sim, 12 anos é precoce ter um brinquedo se.xual. Porém,devemos levar em consideração o seguinte:No caso em

Ajude na reabilitação do Sr Altino Barrozo

relato da familia barrozo – vakinha solidária Em dezembro, nosso mundo virou de cabeça para baixo. Meu pai sofreu um grave acidente e perdeu os movimentos do peito para baixo. Desde então, temos enfrentado uma batalha diária para garantir que ele tenha o tratamento, os cuidados e os equipamentos necessários

QUINTA COM ARTE: SUCESSO CULTURAL MESMO COM A CHUVA

Mesmo diante da chuva, Tupã se uniu para celebrar a arte, a cultura e o desenvolvimento social em um evento inesquecível. Apesar das chuvas que abençoar nossa cidade na tarde de quinta-feira, a edição de retomada do Programa  “Quinta com Arte”, que aconteceu na última quinta, superou as adversidades e

ORQUESTRA DE VIOLA ‘VIVA VIOLA’

PREFEITURA DE TUPÃ POR MEIO DA SECRETARIA DE CULTURA E SINDICATO RURAL DISCUTEM PARCERIA PARA FORTALECER A ORQUESTRA DE VIOLA ‘VIVA VIOLA’ Na última sexta-feira (14), o Secretário de Cultura de Tupã, Luís Carlos Sanches, a Secretária Adjunta Antônia Solange e o Vereador Charles dos Passos Sanches estiveram no Sindicato

Subsecretaria de Direitos da Pessoa com Deficiência

A Subsecretaria de Direitos da Pessoa com Deficiência Élica Régia, acompanhou a Vice-prefeita Joice Berni a pedido do Prefeito Renan Pontelli, para representá-lo. O Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas que foi realizado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF), entre os dias 11 e 13 de fevereiro

COLCHA DE RETALHOS DE “NÓS ENTRELAÇADAS” SERÁ RESTAURADA

No âmbito do Programa Quinta com Arte, a tradicional colcha de retalhos, idealizada pelo coletivo “Nós Entrelaçadas”, será restaurada, como forma de preservação do patrimônio cultural e para celebrar a criatividade e a força do fazer manual têxtil. Formado por mulheres e artistas de diversas faixas etárias, o coletivo une obras

CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE TUPÃ

CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE TUPÃ SE TORNARÁ DELIBERATIVO E DISCUTE NOVAS DIRETRIZES PARA OS RECURSOS CULTURAIS Na manhã desta segunda-feira (12), o Conselho Municipal de Cultura de Tupã realizou uma reunião decisiva para o futuro da gestão cultural na cidade. Entre os principais pontos discutidos, destacam-se a transformação do